NOTÍCIA

ALIENCON 2018: encontro reúne fãs de séries alienígenas

Por Mel Polidori | 10 de Agosto de 2018

Giorgio Tsoukalos, Erich Von Daniken e Kevin Burns
Créditos: ALIENCON

ALIENCON 2018: encontro reúne fãs de séries alienígenas

AlienCon, em junho deste ano, foi uma experiência fora do mundo. Milhares de fãs de ficção científica e buscadores da verdade de todo o mundo se reuniram para explorar o inexplicável. Lotaram o Civic Auditorium em Pasadena, para assistir a uma discussão com apresentadores de "Alienígenas do Passado", uma série do History Channel, no primeiro dia do evento. Todos tinham perguntas: sobre se estamos ou não sozinhos no universo;  sobre o que o governo realmente sabe; e sobre a própria origem da  humanidade. Um dos programas mais populares e longevos do canal, Alienígenas do Passado é um programa montado sobre uma série de perguntas. Segundo os apresentadores do programa, extraterrestres talvez tenham tido um papel não apenas no extermínio dos dinossauros, mas também na construção das pirâmides do Egito. E existem tantas pessoas prontas para acreditar que os alienígenas visitaram a Terra antes dos registros da história que cerca de dez mil pessoas pagaram para assistir à conferência durante três dias. 

Na audiência estava Chris Bayley, um advogado muito bem vestido que veio do Arizona com seus dois filhos adultos. "Apenas porque alguém disse que os egípcios fizeram as pirâmides com cordas e rolos de madeira não torna a ideia verdadeira. Não deveríamos aceitar cegamente as coisas que nos foram ensinadas por cientistas entre aspas", disse  Bayley. Uma mulher se levantou no meio da multidão e disse aos produtores de Alienígenas do Passado: "Estou doutrinando meus filhos com seu programa para que eles façam perguntas e não acreditem em tudo o que lhes dizem". 

A principal fonte de "Alienígenas do Passado" e da antiga teoria do astronauta é um livro chamado "Eram os Deuses Astronautas?" rivalizando com o "Led Zeppelin IV", como artefato místico da era hippie passado através das gerações, sugere que os extraterrestres repassaram a  tecnologia e a cultura aos egípcios, aos maias e a outras civilizações  antigas – o que parece estranho, mas vendeu mais de sete milhões de  cópias e terá uma reedição de 50 anos lançada no verão pela Berkley  Books. O documentário da década de 1970 de "Eram os Deuses Astronautas?" foi indicado para o Oscar. 

O autor do livro, o suíço Erich Von Däniken, voou 12 horas de Zurique acompanhado de seu jovem assistente Ramon, que usava um rabo de cavalo, para falar na AlienCon. Com 83 anos e um pouco curvado, ele ainda trabalha todos os dias, segundo contou nos bastidores no primeiro dia, cruzando o globo "como um missionário". Falando inglês com um sotaque alemão-suíço forte e sem nenhuma paciência para os críticos, von Däniken é hoje, com o famoso Tsoukalos,  uma das personalidades mais conhecidas de "Alienígenas do Passado". 

Kevin Burns, produtor de TV veterano que com frequência é confundido  com o cineasta intelectual Ken Burns ("Eu faço os filmes coloridos", ele  gosta de dizer), é velho o suficiente para se lembrar de "Eram os  Deuses Astronautas?" e para perceber as semelhanças com o filme "Indiana  Jones e o Reino da Caveira de Cristal", de 2008, para o qual ele foi  contratado para fazer um especial de TV promocional. Prevendo uma revitalização de "Eram os Deuses...", ele ofereceu ao History Channel o conceito de "Alienígenas do Passado", que nasceu como um especial de duas horas e virou uma série. "Não tem a ver com homenzinhos verdes do espaço sideral. Essa é a  senhora-cobra de três cabeças que leva você para a tenda", disse Burns. "É, na verdade, um programa sobre a busca de Deus. A ciência quer que a gente acredite que somos o resultado de nada mais do que um conjunto aleatório de matérias. A verdade é que não sabemos."

Durante o período aberto para perguntas e respostas, um homem de cerca de 60 anos pegou o microfone e perguntou: "Vocês acreditam que somos nativos deste planeta?".

Foi Giorgio, claro, quem respondeu. Giorgio A. Tsoukalos, de 44 anos, estrela mais popular do programa, a pessoa a quem todo mundo veio ver e  com quem queriam tirar fotos. Ele se vestiu da mesma maneira o final de semana inteiro: camisa e calça cáqui e botas grossas de couro de  arqueólogo de campo, embora, no sentido estritamente acadêmico, ele não tenha esse tipo de credencial. Antes de aparecer na TV, ele trabalhava como promotor de fisiculturismo enquanto publicava o "Legendary Times", um boletim sobre extraterrestres. Ele é um dos chamados Teóricos do Antigo Astronauta do programa. Mas o que o torna tão atraente para o público não são as credenciais chiques, mas a maneira como expressa suas convicções viscerais. Isso e seu cabelo. Talvez nenhuma outra figura na vida norte-americana de hoje além do presidente esteja tão vivamente ligada a seu penteado. E o penteado era tão épico ao vivo quanto é na TV: um ninho castanho espesso pulverizado para os lados para atingir uma altura absurda. O cabelo lhe dá um ar de espanto perpétuo, ou a cara de alguém que foi eletrocutado. 

O homem que fez a pergunta esperou junto com a multidão para ouvir se a Terra era de fato nossa casa ancestral. Atrás da mesa dos alto-falantes, Tsoukalos se inclinou e, como tantas vezes faz na TV, fez uma afirmação incrível com total confiança e um sorriso bobo:

"Não."

"Exatamente", disse o homem, e praticamente deixou cair o microfone.

(Fonte: Corresponde ZH no The New York Times, em 01/08/2018)

(Giorgio A. Tsoukalos, Erich Von Däniken e Kevin Burns em AlienCon, 15/06/2018. Fonte: AlienCon)

Veja galeria de fotos do evento aqui

Veja o próximo AlienCon, em Baltimore, com autores, cientistas, estrelas e fãs do Ancient Aliens

In Search Of estreia no History Channel tem seu trailer divulgado

Däniken revisitado à luz de novos fatos

Veja mais:

Intensivos de Ufologia da Revista UFO

Oficinas completas sobre os temas mais atuais da Ufologia

Agosto e Setembro | Hotel Nacional Inn Torres

Detalhes e inscrições em http://intensivos.ufologiabrasileira.com.br/

A palestras Intensivas de Ufologia da Revista UFO têm o objetivo de serem oficinas completas sobre os temais mais atuais a respeito da presença alienígena na Terra. Elas serão ministradas pelos mais ativos e reconhecidos ufólogos brasileiros, dentro de suas especialidades. As palestras ocorrerão a cada duas semanas no Hotel Nacional Inn Torres, no centro da capital paranaense, e também terão transmissão simultânea pela internet. As inscrições para ambas as modalidades de participação devem ser feitos através deste site, com pagamento em até 10 vezes pelo PagSeguro. Esta é mais uma iniciativa inédita da Revista UFO.

Compartilhe essa notícia:

Saiba mais sobre este assunto na edição 259 da revista

Comentários