DESTAQUE

Agência espacial japonesa lançará missão ambiciosa para Phobos, uma das luas de Marte

Por
22 de Fevereiro de 2020
Sonda japonesa se aproxima de Marte
Créditos: JAXA

A agência espacial do Japão, JAXA, tem uma sólida experiência em coletar amostras de rochas espaciais, como fez em sua missão de asteroide Hayabusa2. Agora, ela quer transportar essa experiência para lua de Marte Phobos, com seu projeto Martian Moons Exploration [Exploração das Luas de Marte – MMX].

O mais recente empreendimento da agência espacial japonesa fará com que ela envie uma espaçonave robótica para Phobos, que na verdade é apenas um minúsculo pedaço de rocha em forma de batata, com 27 km de largura, em órbita ao redor de Marte.

 
Marte, Phobos e Deimos. Crédito: NASA

Uma vez em Phobos, a MMX tocará a superfície por várias horas, implantará um descaroçador e coletará material da lua para trazer de volta à Terra. A missão MMX terá como objetivo responder a algumas das perguntas mais fundamentais sobre como as luas de Marte surgiram.

Espera-se que a JAXA faça parceria com a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), que ajudarão fornecendo certas peças de hardware para a missão. A equipe japonesa está muito empolgada com o novo desafio, asism como a NASA, quee spera os resultados da MMX para utiliá-los em seus planos futuros para Marte.


Equipe japonesa da sonda Hayabusa2. Crédito: JAXA
 

As luas Phobos e Deimos também estão sendo considerados trampolins para futuras missões tripuladas.

"Os humanos podem explorar realisticamente as superfícies de apenas alguns objetos e Phobos e Deimos estão nessa lista", disse o cientista chefe da NASA, James Green.

“A posição desses satélites pode torná-los um alvo principal para os humanos visitarem antes de chegarem à superfície do Planeta Vermelho, mas isso só será possível depois que os resultados da missão MMX forem concluídos”, completou ele.


Sonda Hayabusa2. Crédito: JAXA

Se tudo correr conforme o planejado, a espaçonave poderá ser lançada em 2024.

Fonte: Cnet

Assista a um vídeo sobre a primeira missão da Haybusa2 e outro sobre a missão atual. ambos em HD.

Que saber mais sobre as origens de Marte e de nosso Sistema Solar? Não perca o XXV Congresso Brasileiro de Ufologia, no qual o Fator Marte será discutido por especialistas, assim como muitos outros assuntos ligados aos Alienígenas do Passado, à propulsão dos UFOs, à investigação ufológica e ao futuro da Ufologia e da humanidade. 

Vagas praticamente esgotadas. CORRA!

As inscrições para o evento estão abertas no site oficial e custam R$ 140,00, podendo ser pagas em até 12 vezes.

O XXV Congresso Brasileiro de Ufologia ocorrerá entre 27 a 29 de março, no Hotel Bourbon, em Curitiba.

Site oficial: www.ufologiabrasileira.com.br

Já está no ar a Edição 235 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2016

Novos instrumentos de pesquisa