DESTAQUE

Agência de Inteligência da Defesa atrasa resposta de requerimento sobre programa do Pentágono

Por
30 de Janeiro de 2018
A demora na liberação de informações aumenta a desconfiança quanto ao programa de investigação ufológica do Pentágono
Créditos: Arquivo

Pesquisadores norte-americanos pediram esclarecimentos, com base na Lei de Liberdade de Informações (FOIA) a respeito do programa de investigação ufológica oficial do Pentágono revelado em dezembro passado. O Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP) tem diversos pontos muito incertos e duvidosos, e a intenção dos pesquisadores é esclarecer as dúvidas. Uma das maiores desconfianças é quanto ao papel da Bigelow Aerospace, empresa de propriedade do bilionário Robert Bigelow e que recebeu a maior parte do orçamento do programa, estimado em 22 milhões de dólares entre 2007 e 2012.

Em comunicado datado de 10 de janeiro de 2018 e assinado por Alesia Y. Williams, chefe do Escritório de Serviços e Desclassificação FOIA, pode ser lido: "Somos incapazes de responder a sua demanda dentro dos 20 dias regulamentares previstos em lei devido a circunstâncias incomuns. Essas podem se dever: (a) A necessidade de procurar e obter registros em local distante de nosso escritório; (b) O volume potencial de registros associados a sua demanda; e (c) A necessidade de consulta a uma ou mais agências que têm interesse substancial no assunto desses registros". A requisição de informação envolve cópias de todos os contratos envolvendo a participação da Bigelow Aerospace no AATIP, incluindo a parte do financiamento.

O requerimento FOIA foi apresentado em 23 de dezembro de 2017, pedindo cópias de todos os contratos relacionados ao AATIP, incluindo aqueles relacionados à Bigelow Aerospace e o financiamento que essa empresa recebeu. Também foram pedidas listagens das pessoas envolvidas no programa, quais delas têm acesso a informações privilegiadas, lista dos contratantes que receberam os financiamentos do governo, a lista dos contratantes e subcontratantes e todos os arquivos e informações relacionados. Um segundo requerimento pede cópias de todos os contratos, inclusive de financiamento, ligados ao Instituto Nacional para Descoberta Científica, datados entre 1995 e 2004. Mais e mais o AATIP vem sendo questionado, e entre os motivos estão o financiamento de 22 milhões de dólares, quantia ínfima diante do total de orçamento da Defesa, e as relações privilegiadas de Roberto Bigelow com a principal figura política ligada ao programa, o senador Harry Reid, de quem Bigelow é amigo. Finalmente, as reais motivações do ex-chefe do programa, Luis Elizondo, aparentemente teve acesso aos vídeos liberados mediante estratagemas pouco éticos, o que também vem sendo questionado.

Ex-diretor do programa de investigação ufológica do Pentágono concede entrevista

Aumentam as desconfianças quanto à divulgação do programa do Pentágono para investigar UFOs

Pesquisador irá cobrar explicações sobre programa de investigação ufológica do Pentágono

Pentágono também investigou casos de UFOs sobre bases de mísseis nucleares

Pesquisadores alertam para a necessidade de cautela diante da revelação do programa do Pentágono

Pentágono admitiu pesquisa ufológica realizada entre os anos de 2007 e 2012

Saiba mais:

Livro: Roswell: Novas Revelações

crédito: Revista UFO
Roswell: Novas Revelações
Roswell: Novas Revelações

O caso ufológico que dá origem a este livro é o mesmo que serviu de pretexto, quase sete décadas atrás, para a implantação da política governamental de acobertamento da presença alienígena na Terra. Foi imediatamente após a queda de um disco voador na cidade de Roswell, no meio do Deserto do Nevada, que as autoridades norte-americanas tomaram conhecimento de sua procedência extraterrestre e de sua elevada tecnologia. Roswell: Novas Revelações vai a fundo nesta questão e expõe todas as suas características com clareza, após décadas de pesquisas do autor e centenas de depoimentos de testemunhas civis e militares. Donald Schmitt é um dos maiores especialistas no Caso Roswell em todo o mundo. Foi diretor de investigações do Center for UFO Studies (CUFOS), fundado décadas atrás pelo pioneiro J. Allen Hynek.

DVD: A Política de Acobertamento

Já está no ar a Edição 229 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2015

Sim, eles também falham e caem

UPDATED CACHE