DESTAQUE

A tecnologia para ler pensamentos que nos aproxima dos alienígenas

Por
03 de Abril de 2020
Alienígenas implantando pensamentos em uma pessoa abduzida
Créditos: Revista UFO

Novos avanços na área da inteligência artificial e da neurologia para a criação de uma tecnologia que possa ler padrões mentais para ajudar pessoas com lesões graves podem explicar alguns dos mistérios da Ufologia.

 

Muitos abduzidos e contatados dizem que conseguiam se comunicar com os alienígenas por telepatia e que mal formulavam pensamentos ou perguntas em suas mentes, as respostas surgiam imediatamente.

Embora esse tipo de relato seja, muitas vezes, entendido como tendo acontecido em um nível de consciência mais próximo do onírico, talvez o que essas pessoas tenham experimentado seja apenas uma tecnologia muito avançada.

Isso porque a leitura das mentes acaba de se aproximar da realidade humana: os cientistas desenvolveram inteligência artificial que pode transformar a atividade cerebral em texto.

 

Tina Turner e os padrões neurais

 
A cantora Tina Turner. Foto divulgação

Embora o sistema atualmente trabalhe com padrões neurais detectados enquanto alguém está falando em voz alta, os especialistas dizem que isso pode ajudar na comunicação de pacientes incapazes de falar ou digitar, como aqueles com síndrome de bloqueio.

"Ainda não estamos lá, mas achamos que isso poderia ser a base de uma prótese de fala", disse Joseph Makin, coautor da pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em um artigo na revista Nature Neuroscience , Makin e colegas revelam que desenvolveram seu sistema recrutando quatro participantes implantados com conjuntos de eletrodos para monitorar convulsões epilépticas.

Foi solicitado a esses participantes que leiam em voz alta 50 frases definidas várias vezes, incluindo “Tina Turner é uma cantora pop” e “Esses ladrões roubaram 30 joias”. A equipe rastreou sua atividade neural enquanto eles estavam falando.

Os dados foram inseridos em um algoritmo de aprendizado de máquina, que converteu os dados da atividade cerebral de cada sentença falada em uma sequência de números.

 

No caminho certo


Comunicação telepática será uma realidade
Crédito: Revista UFO

Os resultados ainda deixam muito a desejar, mas já é muito melhor do que se tinha anteriormente, ou seja, os cientistas parecem ter encontrado o caminho.

Claro que estamos a anos-luz de uma tecnologia que nos permita ler pensamentos de maneira instantânea, mas estamos seguindo o caminho que pode nos levar até lá.

Um caminho, se levarmos em conta o que dizem aqueles que tiveram algum tipo de contato com extraterrestres, que nossos visitantes já percorreram muito antes de nós.

 

Fonte: The Guardian

 

Vídeo histórico sobre o assunto:

Já está no ar a Edição 272 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2019

ETs em nossos dormitórios