NOTÍCIA

A Revista UFO divulga a Carta de Varginha, pela abertura do maior caso brasileiro

Por Equipe UFO | 07 de Março de 2018

Temos o Direito de Saber é a nova fase da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já
Créditos: Rafael Amorim

A Revista UFO acaba de divulgar o conteúdo da Carta de Varginha, que marca o início de mais uma fase da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. Intitulada Temos o Direito de Saber, essa nova fase tem como objetivo pressionar o Exército Brasileiro, a Polícia Militar de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros de Varginha para que liberem seus arquivos secretos a respeito do Caso Varginha, maior ocorrência ufológica já registrada em solo brasileiro. A campanha UFOs: Liberdade de Informação Já teve início em 2004, e já em maio do ano seguinte a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) foi recebida em Brasília por autoridades da Aeronáutica. Em 2008, finalmente, teve início a abertura de documentação antes classificada, porém entre os muitos arquivos ainda por serem liberados encontram-se justamente os do Caso Varginha. O editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, publicou nas redes sociais o texto abaixo a respeito da nova fase da campanha.

Em 20 de janeiro de 1996, um caso sem paralelo na Ufologia Mundial agitou o Brasil. Tratava-se da queda de um UFO em Varginha e a captura de seus tripulantes vivos. A operação envolveu o Exército, a Polícia Militar mineira e o Corpo de Bombeiros da cidade. A Revista UFO participou de todas as fases da revelação do episódio, especialmente publicando, além de incontáveis artigos, os livros O Caso Varginha, do advogado Ubirajara Rodrigues, descobrir dos fatos em seu princípio, e Varginha: Toda a Verdade Revelada, de Marco Petit, que se engajou nas pesquisas em seu desenrolar. Petit é atualmente um dos coeditores da UFO, mesma função que Rodrigues exercia ao seu lado na publicação na época dos acontecimentos.

Um dos fatos mais graves entre todos os registrados no Caso Varginha é, obviamente o trágico falecimento do PM Marco Eli Chereze, responsável pela captura – com as próprias mãos desprotegidas – de um dos tripulantes da nave acidentada. Chereze tinha somente 23 anos na ocasião e sua esposa estava grávida de uma menina, que nunca conheceu o pai porque ele faleceu três semanas após ter o contato com a criatura. A causa da morte: inexplicável falha de seu sistema imunológico. Assim como inúmeros policiais, bombeiros e soldados do Exército naquele dia, Chereze foi mandado procurar e, se encontrar, apreender “seres estranhos”, sem ter a menor ideia da periculosidade daquele ato. Foi literalmente mandado para a morte por seus superiores, que não tiveram o mínimo cuidado de treinar seus comandados e prover-lhe proteção adequada.

TEMOS O DIREITO DE SABER

crédito: Arquivo
Varginha começa a abraçar a espantosa ocorrência que a tornou famosa
Varginha abraça a espantosa ocorrência que a tornou famosa

Já se passaram 22 anos desde que tudo isso aconteceu, mas nada disso foi esquecido. Há centenas de testemunhas de primeira-mão dos fatos em Varginha e dezenas de militares, bombeiros e policiais que se envolveram nos procedimentos desejosos de, estando agora aposentados, contarem o que se passou. Esta é apenas uma das razões pelas quais a UFO está reabrindo o caso e o fará com a realização naquela cidade, de 18 a 22 de julho, do I Congresso Internacional sobre o Caso Varginha. Estamos desde agora implementando a campanha “Temos o Direito de Saber” para pedir que as autoridades envolvidas e que até hoje guardam a sete chaves os fatos respeitem o direito da sociedade brasileira de tomar conhecimento deles.

A campanha “Temos o Direito de Saber” consiste da “Carta de Varginha”, que será lançada no XXII Congresso Brasileiro de Ufologia, de 16 a 18 de março em Curitiba, que todos poderão assinar ao lado dos ufólogos brasileiros. Ela então seguirá para assinatura dos presentes ao XXIII Congresso Brasileiro de Ufologia, que ocorrerá de 25 a 27 de maio em Porto Alegre. Depois será apresentada no XIII Encontro Ufológico de Peruíbe, de 08 a 10 de junho, e finalmente no citado I Congresso Internacional sobre o Caso Varginha, de 18 a 22 de julho. Uma versão online da Carta de Varginha estará nos sites abaixo em breve.

CAMPANHA INTERNACIONAL

A UFO também levará a Carta de Varginha, em versão em espanhol, para ser apresentada na palestra que eu, Gevaerd, farei a convite do Comité de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), uma das mais importantes do mundo, que ocorrerá de 03 a 08 de abril, em Santiago. Em seguida a Carta de Varginha também será levada aos Estados Unidos, em versão em inglês, para apresentação as mais de 5 mil pessoas que anualmente participam do evento Contact in the Desert, de 01 a 04 de junho, onde também farei palestra. Todos estes públicos também têm o direito de saber e apoiar a nossa ação.

VEJAM OS SITES:
www.temosodireitodesaber.com.br
www.ufovarginha.com.br
www.ufologiabrasileira.com.br

ANOTEM AS DATAS:
16 a 18 de março - XXII Congresso Brasileiro de Ufologia
25 a 27 de maio - XXIII Congresso Brasileiro de Ufologia
08 a 10 de junho - XIII Encontro Ufológico de Peruíbe
19 a 22 de julho - I Congresso de Varginha

PARA OBTER A CARTA DE VARGINHA EM FORMATO PDF, ESCREVA PARA: [email protected].

A. J. Gevaerd, editor.

Varginha irá abrigar grande evento de Ufologia

Campanha: UFOs, Liberdade de Informação Já

Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências

Diretor da Mufon vem ao Brasil falar sobre a revelação do programa ufológico do Pentágono

Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo

Novo livro sobre o Caso Varginha é destaque no portal G1

Saiba mais:

Livro: Varginha: Toda a Verdade Revelada

crédito: Revista UFO
Varginha: Toda a Verdade Revelada
Varginha: Toda a Verdade Revelada

Desde que teve início a chamada Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, uma pesquisa sistemática dessas naves e da ação de seus tripulantes na Terra vem sendo realizada por estudiosos de inúmeros países. Eles constataram, para sua perplexidade, que tais veículos, apesar de altamente tecnológicos, também sofrem panes e podem cair sobre a superfície de nosso planeta. O episódio ocorrido na cidade mineira de Varginha, em 20 de janeiro de 1996 é, com certeza, o mais bem documentado de todos. Aconteceu em nosso país, na referida data, a queda de uma espaçonave em dificuldades na atmosfera e, para espanto de todos, alguns de seus ocupantes sobreviveram à tragédia. Pelo menos dois deles foram capturados ainda com vida, e todas as instituições rechaçam veementemente os fatos apurados ao longo de anos de investigações por dedicados ufólogos do Brasil e exterior, entre eles o autor Marco Antonio Petit.

DVD: Pacote de DVDs do UFOZ 2014

Saiba mais sobre este assunto na edição 222 da revista

Comentários