DESTAQUE

A Lua em 4K, o passeio inesquecível da Apollo 13

Por
03 de Março de 2020
Imagem da Lua em alta definição
Créditos: NASA

A NASA lançou um vídeo em 4 K recriando a filmagem feita pela fatídica missão Apolo 13. As imagens são de tirar o fôlego e nos dão uma pequena amostra da visão real os astronautas tiveram durante a missão.

 

A saga da missão Apollo 13, lançada em abril de 1970 em direção à Lua, tinha como objetivo colocar os astronautas no solo de nosso satélite, é bem conhecida por causa do filme estrelado por Tom Hanks.

A história se tornou um símbolo do triunfo sobre a adversidade: a explosão em dos tanques de oxigênio da nave marcou o início da maior missão de resgate da história da corrida espacial.

Mas o que muita gente não sabe é que, antes de tudo, os três tripulantes devem suas vidas a uma decisão tomada anos antes do lançamento, que determinou que a viagem seria feita em uma pequena nave modular, levada ao espaço pelo poderoso foguete Saturno.

 

Bote salva-vidas espacial

 
Os astronautas Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise conseguiram dar a volta à Lua e retornar em segurança para a Terra
Crédito: NASA

A nave se separaria ao orbitar a Lua, enviando um módulo de aterrissagem que depois se ligaria novamente ao módulo de comando para a volta à Terra.

A explosão a bordo da Apollo 13 ocorreu 56 horas após a decolagem, antes da separação entre os módulos de comando e lunar, o que permitiu que a tripulação usasse o último módulo: ele ficou intacto, como uma espécie de bote salva-vidas espacial com propulsão, energia e oxigênio próprios.

Os astronautas precisaram mudar os planos e chegaram a ficar várias horas sem comunicação com a Terra, passando pelo lado “escuro” da Lua, mas os instrumentos continuaram funcionando e gravaram aquilo que tripulantes viram.

 

Lua em 4K

 

Agora nós também podemos ter este privilégio, assistindo em 4K as imagens feitas em 1970. E, creia, elas ainda impressionam. Há algo de muito esplendoroso em podermos ver outros corpos celestes em alta definição, e também a beleza de nosso planeta em suas diversas fases. Nada mal para uma espécie que só começou a voar há pouco mais de 100 anos.

Fonte: BBCGizmodo

Veja o video da Lua:

Já está no ar a Edição 277 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2020

UFOs no espaço até a Lua