DESTAQUE

A catedral de Maringá é mais uma vez alvo de falso UFO

Por
15 de Outubro de 2018
Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória na cidade de Maringá (PR)
Créditos: Facebook/Silvio Iwata

No dia 5 de outubro,  o empresário maringaense Silvio Iwata, postou fotos em frente à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória na cidade de Maringá (PR) na rede social Facebook com um suposto UFO captado em luzes circulares. O empresário explicou a O Diário de Maringá que fotografou a luz  no céu e encaminhou para seu filho, que lhe disse ser muito semelhante a um UFO. 

Após postar em sua rede social as imagens, Iwata ficou surpreso com tanta repercussão. Ao longo dos dias, várias pessoas começaram a comentar, curtir e compartilhar a publicação. Até o momento, a postagem tem 258 comentários, 285 reações e mais de 964 compartilhamentos.

A brincadeira é válida na rede social, mas assume uma função diversa da pretendida quando desassociada da verdade. Após inúmeros comentários e fotos de pessoas que também já registraram a imagem, o autor da brindadeira revelou que sabe se tratar de um reflexo provocado por uma luminária de LED instalada na praça da catedral. “Gosto muito de fotografar a catedral”, disse o empresário que no começo dessa semana fotografou novamente a luz, só que de um ângulo diferente, proporcionando uma imagem semelhante. A luz formou uma auréola sobre a escultura de Nossa Senhora da Glória. “Ficou como se fosse uma coroação”, comentou Iwata.

A prefeitura municipal instalou na praça 16 luminárias em LED - Light Emitting Diode, que significa "diodo emissor de luz" - que medem 1,20m de diâmetro e pesam cerca de 100 quilos cada uma. As bases em concreto dos postes de 12 metros de altura  servem de suporte para as luminárias.

(Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Maringá)

Diversas fotos e vídeos de reflexos de luzes inundam todos os dias as redes sociais e confundem os entusiastas do Fenômeno UFO. Devido à empolgação da população em querer provar a existência de UFOs, as "fakes news" acabam por ganhar força e destaque em detrimento dos casos comprovados e documentados do fenômeno, assim como as mídias sensacionalistas se aproveitam dos materiais publicados para gerar a dúvida e ganhar acessos. É o que os estudiosos do tema chamam de "desserviço à Ufologia". 

A equipe de análise de imagens da Revista UFO se preocupa em desmistificar os casos falsos de maior repercussão na mídia, como também orienta, em suas diversas análises publicadas, como identificar sinais de manipulação gráfica, reflexos do ambiente, efeitos de lentes de câmera e etc, diferenciando-os dos casos verdadeiros. A busca pela verdade, o pedido do desacorbertamento dos documentos UFOs  secretos e a pesquisa e estudo sérios do fenômeno são o caminho para que saibamos as reais respostas de nossas dúvidas. 

Saiba mais sobre um caso de abdução na cidade de Maringá (PR): Abdução de Experiência Genética em Maringá

Fontes: O Diário.com, Facebook e Prefeitura de Maringá

UFOs em Maringá - a verdade à tona

Instituto de Astronomia Russo admite a existência de raças alienígenas

George Knapp revela programa secreto do Pentágono sobre UFOs

Especialista revela origem de misteriosas luzes azuis no céu de Moscou

Mesmo depois do mergulho final, Cassini nos presenteia com descobertas

SpaceX dá espetáculo no céu da Califórnia e emociona entusiastas

A Academia To The Stars revela ter sete pedaços de UFOs acidentados

Já está no ar a Edição 261 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2018

Nikola Tesla e a Vida Extraterrestre