DESTAQUE

A água da Terra pode ter sido herdada de um material semelhante a meteoritos

Por
28 de Agosto de 2020
Água da Terra
Créditos: Daily Galaxy

A magia de nosso planeta está contida na água. A Terra é o único planeta que se conhece a ter água líquida em sua superfície - característica fundamental para explicar o surgimento da vida. Mas de onde ela veio?

 “Esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são um só”, disse o cientista e explorador Jacques Cousteau. Pelo menos, a vida que conhecemos e pela qual buscamos em outros mundos.

Não é impossível que outro tipo de vida exista, mas é muito difícil que seja ela qual for, não tenha em sua composição algum tipo de meio liquido e que tenha surgido sem umidade alguma. 

Isso levanta uma questão fascinante: a água da Terra sempre esteve presente nas rochas, apesar de sua formação em uma região do Sistema Solar onde as temperaturas eram muito altas para que a água condensasse e se aglomerasse com outros sólidos como gelo, ou como alguns cientistas sugeriram, ela foi trazida mais tarde, por asteroides e cometas que bombardearam nosso planeta?

Na revista Science, cientistas do Centro de Pesquisas Petrográficas e Geoquímicas de Nanci (CNRS) da Universidade de Lorraine, contribuem para este debate mostrando que a maior parte da água presente na Terra hoje, provavelmente está lá desde o início.

 

Três vezes a quantidade de água nos oceanos da Terra


Crédito: InfoEnem

No entanto, a quantidade de água presente nas rochas que compõem a Terra nunca foi estimada com precisão. Os cientistas se concentraram em meteoritos com uma composição semelhante à de nosso mundo chamados de condritos enstatitas, e mais especificamente em um pequeno número deles que sofreram pouco aquecimento ao longo de sua vida e, portanto, ainda exibem uma composição primitiva.

Usando duas técnicas complementares, eles mediram seu conteúdo de hidrogênio e determinaram onde parte dele estava localizado. 

Seus resultados mostram que as rochas primitivas da Terra provavelmente continham água suficiente para fornecer pelo menos três vezes a quantidade de água nos oceanos da Terra, e possivelmente muito mais.

Para coroar o argumento, o hidrogênio nesses meteoritos tem a mesma composição isotópica da água armazenada no manto terrestre, enquanto a composição isotópica dos oceanos é consistente com uma mistura contendo 95% de água dos condritos enstatitas e um mero 5% da água fornecida por cometas ou asteroides ricos em água.

Mas, se aconteceu na Terra, poe ter acontecido em outro planeta, dificilmente somos o únco mundo com essas condições em um universo repleto de mundos. Vamos continuar procurando, é claro, até encontrarmos um planeta promissor à vida como é o nosso. A pergunta é se alguém fez o mesmo conosco milênios atrás.

Fonte: Daily Galaxy

Assista, abaixo, um vídeo do Sparce Today sobre a origem da água de nosso planeta:

Já está no ar a Edição 278 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2020

Miscigenação com aliens