DESTAQUE

A Academia de Ufologia anuncia o curso de agosto: Revelações da Noite Oficial dos UFOs no Brasil

Por
02 de Agosto de 2022
A Noite Oficial dos UFOs no Brasil foi um dos eventos ufológicos de maior importância no mundo.
Créditos: Revista UFO

O Fenômeno UFO é registrado há décadas no mundo todo, com testemunhos e documentos sobre sua manifestação. Porém, uma grande parte desses relatos vem de autoridades, tanto civis quanto militares. Dentre os diversos casos, está a Noite Oficial dos UFOs no Brasil que, apesar de conhecida, ainda esconde dados surpreendentes. Jackson Luiz Camargo será o palestrante, expondo informações novas e analisando o que se manteve oculto quase 36 anos após seu acontecimento histórico.

Existem milhares de casos ufológicos documentados ao longo da história, alguns bem impactantes. Mas, com certeza, nenhum deles envolveu tantas testemunhas diretas, civis, militares e autoridades, além da própria grandeza na manifestação do fenômeno, seja pela quantidade de objetos observados ou pela vasta área onde se manifestaram. Como se isso não fosse suficiente, ainda temos a confirmação oficial por parte dos militares, em uma postura inédita e surpreendente, não só reconhecendo os fatos, mas também colocando à disposição da imprensa pilotos de caça envolvidos na perseguição a estes objetos. Contudo, apesar do reconhecimento oficial sobre a Noite Oficial dos UFOs no Brasil, nem tudo foi revelado naquela época e hoje, quase 36 anos depois, novas investigações revelam dados e fatos até então desconhecidos sobre este caso, que é, seguramente, um dos mais importantes da história da Ufologia Mundial.

O curso “Revelações da Noite Oficial dos UFOs no Brasil: A Mais Importante Ocorrência Ufológica Brasileira Analisada Com Profundidade” ocorrerá em 27 de agosto e será ministrado por Jackson Luiz Camargo. Ele irá apresentar registros do evento, fatos anteriores ao ocorrido, relatórios e registros do ocorrido, assim como as ações militares e as consequências dessa manifestação ufológica surpreendente. O valor da inscrição é bem atrativo, apenas R$100,00.

O professor do curso

Jackson Luiz Camargo é professor de tecnologia da informação. Seu interesse por Ufologia vem desde a infância, após ter tido algumas experiências de avistamento. Em 1997 fundou o Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Curitiba (GEPUC) e hoje é membro do Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica (CIPEX) e consultor da Revista UFO. Especializou-se na coleta de documentos ufológicos de vários países e já obteve mais de 80 mil páginas, a maioria disponível em seu site, o Portal Fenomenum, que também reúne os mais importantes casos ufológicos da história. Teve seus livros UFOs no Espaço e na Lua e A Noite Oficial dos UFOs no Brasil lançados pela Biblioteca UFO.


O ministrante do curso, Jackson Luiz Camargo.
Fonte: Revista UFO

O que será ensinado no curso

O curso “Revelações da Noite Oficial dos UFOs no Brasil: A Mais Importante Ocorrência Ufológica Brasileira Analisada Com Profundidade” é uma iniciativa da Academia Brasileira de Ufologia, mantida pela Revista UFO. Ele tem 4 módulos de 90 minutos cada, inicia às 09h00 e vai até às 18h00 com intervalos. O aluno pode fazer perguntas conforme seu transcurso, que o ministrante responderá. Serão 6 horas de muito conteúdo apresentado pela primeira vez. Veja o conteúdo de cada módulo:

Módulo 01: Fatos Prévios


No final da década de 70 e ao longo da de 80, as Forças Armadas brasileiras, em especial a Força Aérea, registraram vários casos ufológicos tendo como testemunhas observadores militares e pilotos experientes. Estes eventos produziram farta documentação impressa e audiovisual, além da criação de protocolos internos para o tratamento do tema no meio militar. E isso teve impacto direto nas ações da Aeronáutica frente aos fenômenos ufológicos registrados ao longo do ano de 1986, notadamente na chamada Noite Oficial dos UFOs. Neste módulo vamos conhecer estes aspectos prévios e como eles nortearam as ações da FAB em 19 de maio de 1986.

Módulo 02: A Revoada dos UFOs


Ao longo de três décadas, pouco se sabia sobre a Noite Oficial dos UFOs. Foi a partir da liberação de relatórios e gravações da Força Aérea Brasileira (FAB) e posteriormente declarações de testemunhas que muitos detalhes inéditos foram descobertos, sendo possível estabelecer uma linha do tempo mais precisa dos eventos ocorridos naquela noite. À luz destas novas informações foi possível esclarecer pontos obscuros ou equivocados. Neste módulo vamos abordar o desenrolar dos fatos ocorridos naquela noite, a partir de testemunhos civis e militares.

Módulo 03: Autoridades em Alerta


Um dos pontos mais interessantes sobre a Noite Oficial dos UFOs envolve as ações militares no sentido de identificar a origem ou causa das manifestações ocorrendo na região de São José dos Campos (SP). Embora a maioria dos registros feitos pelos militares nessa ocasião não tenha sido liberada, já conhecemos sobre os protocolos adotados naquela noite. Neste módulo, abordaremos estas ações, veremos como foram as interceptações aéreas e conheceremos detalhes inéditos envolvendo estas ações.

Módulo 4: Fatos Posteriores


A grande revoada de UFOs na noite de 19 para 20 de maio gerou impactos no meio militar brasileiro, que acabou por reconhecer os fatos publicamente. Nos dias e semanas seguintes, a Força Aérea conduziu intensa investigação sobre estas aparições, enquanto a imprensa nacional repercutia a ocorrência. Curiosamente, fatos interessantes, curiosos ou suspeitos ocorreram após aquela noite, passando despercebidos da imprensa, da opinião pública e dos próprios ufólogos. Neste módulo, abordaremos estes fatos posteriores e como eles influem no entendimento do fenômeno.

Saiba mais e inscreva-se neste curso clicando aqui.

Ou acesse: https://academiadeufologia.com.br/

Já está no ar a Edição 287 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2022

A noite oficial dos UFOs no Brasil