CAPA

Sim, havia mais naquele cofre...

Revista UFO | Edição 216 | 01 de Outubro de 2014

SHARE

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

Luz quase atinge igreja no interior do Ceará e assusta moradores

crédito: PREFEITURA DE PARAMOTI
A igreja de Paramoti, quase atingida por um UFO há alguns meses
A igreja de Paramoti, quase atingida por um UFO há alguns meses

O Nordeste brasileiro sempre foi riquíssimo em ocorrências ufológicas de todos os tipos, notadamente os avistamentos de sondas e os contatos diretos com tripulantes de discos voadores. É lá também onde estes fatos são geralmente transformados em situações religiosas, com a população acreditando que os fenômenos e seres observados são figuras ora divinas, ora diabólicas, dependendo de como eles interagem com a população.

Agora, eventos recentes têm corroborado para que essa região do país mantenha sua fama. Um caso que ganhou destaque recentemente foi o divulgado no jornal Tribuna do Ceará. Luzes não identificadas apareceram com constância no município de Canindé, um fenômeno que durou várias semanas. Foram dezenas de testemunhas relatando as observações, que ocorriam tanto de dia quanto de noite. Por exemplo, uma moradora ligou para a rádio local e, aparentando aflição, descreveu que as luzes pareciam emanar altas temperaturas, impedindo as pessoas de saírem de casa — outra pessoa afirmou que o fenômeno parecia uma tocha.

Casos semelhantes foram registrados em Paramoti, distante 40 km de Canindé, onde um UFO teria passado muito baixo, fazendo alguns temerem que fosse atingir a torre da igreja local — mas felizmente nada ocorreu. A região sobrevoada pelo artefato é rochosa e de difícil acesso, diminuindo ainda mais as hipóteses para explicar os acontecimentos. Ufólogos cearenses estão mobilizados até agora fazendo investigações e vigílias.

Empresário fotografa suposto UFO durante a Copa

crédito: Carlos Ruiz
O disco de luz registrado pelo torcedor chileno Carlos Ruiz em Ouro Preto
O disco de luz registrado pelo torcedor chileno Carlos Ruiz em Ouro Preto

Uma foto tirada pelo empresário chileno Carlos Ruiz mostra a cidade de Ouro Preto e um objeto autoiluminado em forma de disco no céu. Ruiz esteve no Brasil para acompanhar a sua seleção durante a Copa do Mundo. “No final da tarde, eu estava tirando fotos antes de ir para a estação de ônibus quando vi algo aparecer. Eu estava segurando minha câmera e tirei duas fotos. Então aquilo sumiu”, disse. Ele conseguiu capturar o objeto em duas imagens com um intervalo de menos de dois segundos. “Após o UFO ter desaparecido, fui para outro local a fim de ver se poderia enxergá-lo, mas não vi mais nada”, completou. Mas suspeita-se que o UFO seja apenas o reflexo de uma fonte de luz do ambiente.

Estranha filmagem no Sul

Em 15 de agosto, Paulo Ricardo Mariani filmou um objeto brilhante em plena luz do dia sobre a cidade gaúcha de Caxias do Sul. Mariani, que estava acompanhado de seu irmão, disse que seria impossível ser uma estrela ou satélite, pois eram 16h30 da tarde — além de o objeto se mover para diferentes direções. Nas imagens é possível ver o artefato refletindo a luz do Sol ou emitindo luz própria, assim como se movimentar contra o vento. As imagens ainda são um mistério e estão instigando os ufólogos gaúchos.

Artefato visto durante incêndio florestal no Canadá

Uma equipe de TV que fazia a cobertura de um grande incêndio florestal na região oeste do Canadá conseguiu capturar em vídeo uma impressionante imagem. Logo após o momento em que é mostrado um avião despejando líquido sobre o fogo, pode-se ver acima um objeto cruzando as nuvens.A gravação foi mostrada pelo site de notíciasCastanet News. Segundo uma das testemunhas, “o UFO saiu das nuvens sobre as montanhas durante o incêndio e se deslocou para esquerda. Eu fiquei bem assustado e surpreso quando vi aquilo”. O fogo foi próximo de West Kelowna, a aproximadamente 350 km de Vancouver. OCastanet Newsnão deu nenhuma sugestão sobre o que teria sido capturado em vídeo.

Objetos próximos da ISS

Por duas vezes no início de agosto pesquisadores divulgaram imagens de supostos UFOs próximos da Estação Espacial Internacional (ISS), feitas pelas próprias câmeras da NASA. O primeiro avistamento ocorreu no dia 04, quando um disco brilhante apareceu na transmissão ao vivo. Em 07 de agosto, outro UFO foi flagrado, dessa vez muito mais nítido. O artefato parecia ter cinco segmentos luminosos e, comparando com a ISS, era incrivelmente grande. O ou os objetos foram apagando sua luz à medida que o tempo de filmagem passava. A agência espacial, como sempre, manteve-se em silêncio quanto às imagens, que estão ficando cada vez mais comuns.

Mais agroglifos na Europa

crédito: Lucy Pringle
O agroglifo de Wiltshire, que contém elementos circulares e triangulares, tem causado apreensão
O agroglifo de Wiltshire, que contém elementos circulares e triangulares, tem causado apreensão

A temporada europeia de agroglifos continua e a Inglaterra segue sendo o país com mais formações descobertas. Os desenhos são cada vez maiores e mais complexos, sempre surgindo sem explicação. Uma dessas figuras foi encontrada em Wiltshire, região próxima ao sítio arqueológico de Stonehenge. Foi descoberta ali uma interessante formação em 05 de agosto, composta por um grande círculo no qual estava circunscrito um triângulo isóscele e, no lado externo, correspondendo a cada ponta do triângulo, havia três círculos menores. No centro da figura também existia um quarto círculo menor. O conjunto media cerca de 36 m e foi formado em um campo de trigo. A circunferência na ponta do triângulo é maior do que as demais, levando alguns a verem uma figura humana no desenho, que seria “um alerta” para termos equilíbrio, na interpretação de alguns. Outro agroglifo foi encontrado na cidade alemã de Dornberg, em 01 de agosto, e formava um intrincado desenho no qual alguns enxergam as pétalas de uma flor.

Casal desaparece na Venezuela e afirma ter sido abduzido

Um casal da cidade de Mérida, na Venezuela, afirmou ao jornal Frontera que foi abduzido por pequenos seres cinzas durante uma viagem à San Rafael de Mucuchies, no início de julho. Os jovens, um homem de 25 anos e sua esposa de 26, preferiram não se identificar, mas levaram a equipe do diário até o ponto onde teriam avistado uma bola de luz. “Chegamos já no início da noite a Capilla de Piedra e paramos ao ver uma forte luz descendo a estrada. Depois disso, só nos lembramos de estar há mais de 15 km de onde estacionamos”. De acordo com o rapaz, sua esposa começou a ter pesadelos com pequenos seres e estar deitada em uma sala muito iluminada — eles só tomaram coragem para contar seu caso porque querem saber o que ocorreu.

UFO na Ucrânia

Um morador de Izmail relatou que um UFO apareceu em duas fotos tiradas dentro de um intervalo de menos de seis segundos. O fato teria ocorrido em 14 de julho. Segundo a testemunha, que estava testando sua nova câmera, eram aproximadamente 06h30 quando aquilo surgiu. “Lembro de que não havia som ou luzes”, disse Nikolay, que completou: “Ao redor do objeto parecia haver uma descarga de ar, como um plasma”. Izmail é uma cidade histórica às margens do Rio Danúbio, no sudoeste do país, e tem uma grande incidência de casos insólitos.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO