CAPA

Os enigmáticos agroglifos retornam à Santa Catarina

Revista UFO | Edição 195 | 01 de Dezembro de 2012

SHARE

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

por Thiago L. Thicchetti

Imenso artefato teria entrado no vulcão Popocatépetl, no México

Em 26 de outubro, uma câmera que a rede de TV mexicana Televisa — a mais importante do país — mantém permanentemente monitorando a atividade do vulcão Popocatépetl registrou o momento em que um feixe de luz desceu do céu e entrou em sua cratera. Para especialistas, trata-se de um objeto luminoso dimensionado em aproximadamente um quilômetro de comprimento e 200 m de largura, com formato cilíndrico. Não se pode afirmar de onde veio aquilo, mas sua velocidade é muito superior a de um avião. Margarita Rosado, astrônoma da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e membro da União Astronômica Internacional, que observou detalhadamente objetos luminosos vistos na área durante 15 dias do mês de abril, afirmou que “é uma coisa interessante. Se fosse algo que emergisse, poderíamos cogitar causas naturais, mas um objeto que desce sobre a cratera é realmente incomum”. Margarita descartou a hipótese de o artefato ser material incandescente liberado pelo vulcão ou, ainda, um meteorito. Cientistas observam as características do objeto como algo estranho, entre elas a sua forma bem delineada — que permite distinguir as bordas —, as cores brilhantes e variantes e sua não interação com os gases do vulcão.

crédito: Jaime Maussán
Objeto filmado por uma câmera de monitoração da Televisa entrando no vulcão Popocatépetl
Objeto filmado por uma câmera de monitoração da Televisa entrando no vulcão Popocatépetl

Aparelho voador na Argentina

Um estranho objeto foi filmado por dois homens sobre a cidade de Icaño, na região de Santiago Del Estero, por volta das 23h50 de 18 de outubro. Jorge Salto e um amigo estavam sentados na porta de casa quando uma luz chamou-lhes a atenção. Salto pegou seu celular e começou a filmar. Nas imagens se vê nitidamente uma luz, no início com um brilho bem tênue, mas que depois se torna intenso, até que desaparece. “Não faço a mínima ideia do que poderia ser aquilo, mas tenho certeza de que não era um avião ou balão, nem muito menos um helicóptero”, afirmou.

Objeto filmado em pleno voo

Um vídeo veiculado na internet e em alguns sites de notícias está surpreendendo muitos ufólogos. Na gravação, feita a bordo de um avião comercial, um passageiro usando um aparelho iPhone filma a asa do avião e algumas nuvens abaixo dele, quando de repente um objeto cilíndrico extremamente brilhante cruza o céu a espantosa velocidade. A filmagem teria ocorrido em 26 de outubro em um voo com destino ao Havaí. Ainda não se tem muitas informações sobre o vídeo, mas análises já começaram a ser feitas para atestar a sua veracidade.

Suposto UFO em Piracicaba

Segundo o Jornal de Piracicaba, na noite de 06 de setembro, por volta das 22h00, Alex Correr e Luciana Rosa avistaram um objeto voador não identificado próximo à Vila Monteiro. O casal passeava com seu cachorro pelo pátio do condomínio onde moram, próximo à Avenida Piracicamirim, quando teriam visto o UFO. De acordo com Correr, o artefato surgiu rápido na direção do horizonte, tendo ficado parado por 20 minutos — dando tempo até mesmo de Luciana ir ao apartamento apanhar um binóculo. O objeto emitia luz de cor azul e tinha formato redondo. Por meio de binóculos Luciana descreveu o UFO como “algo sólido com detalhes parecidos com janelas, de onde era emitida uma luz azul”. Sua impressão era de que o aparelho era grande, embora muito distante. Ainda segundo o casal, pelo menos outros seis moradores do condomínio também presenciaram o fato, assim como o segurança que trabalhava naquele horário. As testemunhas dizem que o UFO seguiu depois em linha reta na direção da cidade de Americana, desaparecendo. Mas este não foi o único relato sobre o mesmo artefato. Também na vizinha Águas de São Pedro houve um avistamento similar feito pela dona de casa Mara Vieira, que estava na varanda de seu sítio.

Flotillas filmadas em Dallas

De acordo com o jornal eletrônico Dallas News, em 21 de outubro várias pessoas ligaram para o Departamento de Polícia de Dallas — uma das três maiores cidades do Texas —, afirmando estar vendo vários objetos brilhantes no céu. Entre as testemunhas estava Raul Molinar, que trafegava pela Rodovia I-30. “Eu estava voltando do trabalho quando comecei a notar que vários carros estavam parados ao longo da via e os motoristas estavam olhando para o céu. Então vi aquelas esferas, peguei meu celular e comecei a filmar”. As imagens mostram vários pontos de referência, como postes, viadutos e outros carros. São mais de cinco esferas no céu, voando em formação. Segundo ufólogos, as imagens parecem reais e são corroboradas por outras de objetos semelhantes em Mansfield, também no Texas.

Flotillas também na França

Outra esquadrilha de UFOs, semelhante à relatada em Dallas, foi filmada sobre Suresnes, subúrbio de Paris, em 12 de outubro. Os quatro objetos surgiram no pôr do Sol apresentando uma estranha luz branca que destoava no céu. Em determinada parte da filmagem um dos objetos subiu, enquanto os outros três desceram, ficando a poucos metros das árvores. Segundo o autor da filmagem, eles não podiam ser lanternas chinesas, como alguns afirmaram, “pelo simples fato de que elas não descem enquanto outras sobem. Uma das luzes fez um movimento rápido e as outras ficaram paradas. Isso é possível?”, questionou.

Objeto fotografado na Itália

Um extraordinário disco voador foi observado por várias pessoas sobre Benevento, em 12 de maio — e pelo menos uma delas o fotografou. O autor das fotos fez três imagens e as enviou para Ângelo Carannante, presidente de um centro ufológico local, cujos especialistas estão tentando analisá-las, entre eles Carmine Silvestri e Biaggio Fusco. “Os exames ainda estão no início, mas podemos afirmar de antemão que o objeto observado não pode ser explicado como um fenômeno natural ou alguma construção humana”, disse Fusco. O formato do objeto é muito parecido com o fotografado pelo padre Raimundo Teixeira, em 1958, sobre Brasília.

Astrônomo registra UFO cilíndrico

Várias testemunhas em diferentes locais do estado norte-americano de Kentucky relataram ter visto um UFO cilíndrico por mais de duas horas durante as primeiras semanas de outubro. Mas foi um astrônomo amador quem conseguiu filmá-lo. Segundo o jornal Appalachian News Express,, Allen Epling estava em casa com amigos quando um deles lhe disse que havia algo estranho no céu. “Parecia uma estrela em plena luz do dia. Ela aumentava seu brilho e depois diminuía, para logo ficar brilhante de novo”, relatou. Segundo uma emissora de TV, Epling disse ainda que o artefato parecia duas lâmpadas fluorescentes paralelas e brilhando muito. “Para aqueles que dizem ser um balão, em momento algum o objeto se moveu. O céu estava claro, sem nuvens e sem vento”.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO