Edição 193

Velhos casos, novas perguntas

01 de Outubro de 2012

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

por Thiago Luiz Ticchetti

Bola de fogo avistada em Pentecoste, interior do Ceará

A cidade de Pentecoste tem sido local de inúmeros avistamentos de UFOs nos últimos anos. Agora, durante várias noites de agosto, um misterioso objeto luminoso — que as testemunhas chamam de “bola de fogo” — perturbou a pequena localidade e tirou o sossego dos moradores. A luz perseguiu muitas pessoas, inclusive Maiara Barbosa, que saía com um colega da empresa onde trabalha, de madrugada, quando sua moto foi seguida pelo artefato — por duas vezes o casal foi envolto pela luminosidade emitida por ele. Outro que presenciou o fenômeno foi Francisco Claudemir, que gravou imagens com seu celular. A princípio, a testemunha tomou aquilo por uma estrela, mas descreveu que em seguida a bola de fogo cresceu em tamanho, invalidando sua teoria. O caso atraiu ufólogos de todo o Brasil e está sendo investigado pela equipe do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas (CSPU). O Ceará é sempre notícia quando o assunto é avistamento de naves, sondas e até de discos voadores, desde o começo dos anos 50.

crédito: UFO Digest
Objeto semelhante ao avistado em Pentecoste, que está assustando moradores do Ceará
Objeto semelhante ao avistado em Pentecoste, que está assustando moradores do Ceará

Possível UFO sobre Melbourne

Enquanto filmava a passagem de um avião, Laszlo Novak percebeu que algo a mais se aproximava. Para sua surpresa e de sua esposa, Anna, um objeto em forma de bumerangue — ou quatro artefatos brilhantes voando em formação perfeita — surgiu em frente à sua câmera. O evento ainda inexplicado teria ocorrido em 25 de agosto sobre Melbourne, na Austrália. O vídeo por si só chama a atenção devido à sua duração de 16 minutos, coisa rara, como também pelos problemas magnéticos surgidos no decorrer da filmagem. Ainda há que se analisar mais, mas pode-se dizer que é bem intrigante.

Objeto registrado na Itália

Uma filmagem e várias fotografias de um suposto UFO foram feitas por uma italiana chamada Lisa Boccanera. Ela afirmou ao jornal italiano Il Messaggero que as imagens foram feitas em julho e agosto de 2012. “Estava tirando fotos da paisagem noturna quando vi uma estranha luz sobre uma montanha próxima à vila de Rieti. Tenho anos de profissão como fotógrafa e nunca vi nada assim”, disse Lisa. As fotos são realmente interessantes e mostram um artefato muito luminoso, mas que aparenta ter seu interior escuro em algumas cenas do filme. O caso, por ser recente, ainda está sendo analisado.

Artefato flagrado durante tempestade nos Estados Unidos

Está se tornando relativamente comum surgirem objetos voadores não identificados durante tempestades em várias partes do mundo — em especial nos Estados Unidos. Lá, em 20 de agosto, ocorreu um novo caso, agora no estado de Indiana. Uma possível sonda ufológica foi flagrada cruzando o céu tempestuoso a alta velocidade. Uma câmera de vigilância filmou o artefato e sua aceleração era incrível, tanto que só com câmera lenta se pode ver com mais clareza seu voo. O UFO era redondo, metálico e luminoso, em contraste com as nuvens negras.

UFO na Alemanha?

Um mesmo artefato foi registrado por três pessoas diferentes em três locais distintos. O fantástico caso ocorreu em 18 de agosto sobre o turístico Castelo de Achalm, em Reutlingen. Os autores dos vídeos disseram ao jornal eletrônico Before It’s News que filmavam o monumento quando o objeto surgiu sobre sua torre central. Muitos ufólogos já afirmam que se trata de um balão, mas as próprias testemunhas garantiram que isso seria impossível devido à velocidade que ele empreendeu quando foi embora.

Vídeo estranho em Marrocos

Um vídeo produzido por um fazendeiro na cidade de Hay Salam, em Sale, está sendo veiculado na internet e deixando ufólogos impressionados. Nele se vê um objeto voador não identificado que surgiu ainda de madrugada de 03 de agosto, por volta das 05h30. “Tinha acordado para fazer meus trabalhos quando vi aquela luz. Peguei meu celular e comecei a filmar, tentando acompanhar os movimentos do UFO, o que não foi fácil”, declarou Yusuf Muslan. O suposto UFO, que parece ser redondo, tinha uma coloração azulada e muito brilhante. No país, infelizmente, há poucos ufólogos e não se tem mais detalhes da ocorrência.

Nova observação na Espanha

O que aparenta ser mais um disco voador foi filmado sobre Cala de Finestrat, na Espanha, em 07 de agosto, envolvendo dezenas de testemunhas. O objeto de cor alaranjada apresentava pelo menos cinco luzes e formava um círculo — outra luz muito brilhante pode ser vista no meio e embaixo do artefato. Testemunhas afirmaram que o suposto UFO ficou por mais de 10 minutos no céu fazendo movimentos erráticos e iluminando a noite.

Jovem fotografa UFO na Tunísia

O turista inglês Martin Swangrass estava de férias em Monastir, na Tunísia, quando, da varanda do hotel onde estava, viu uma “estrela” muito mais brilhante do que qualquer outra coisa no céu. “Já passavam das 20h30 quando aquela luz brilhante chamou minha atenção. Pensei que fosse um planeta ou mesmo uma estrela cadente”, disse Swangrass. O que intrigou a testemunha é que a luz ficou no mesmo lugar por mais de duas horas — quando voltou do jantar, ela ainda estava lá. Na manhã seguinte, o turista perguntou a funcionários do hotel se eles tinham ouvido falar sobre o fenômeno na noite anterior. Para sua surpresa, alguns disseram que sim, mas que avistar UFOs na região era algo tão comum que nem mesmo as autoridades investigavam mais...

Surpresa na fronteira dos EUA

O que já está sendo considerado como um UFO foi filmado sobre Tijuana, na fronteira dos Estados Unidos com o México, em 09 de julho, mas somente agora o caso foi divulgado para o público. O objeto, em formato discoide, aparece nítido no céu, apesar da pouca qualidade do vídeo — e mesmo assim chama a atenção.

Objeto assusta canadenses

Um jovem de 14 anos filmou o que considera ser um UFO em Carrying Place, no estado de Ontário. Janson Ross estava em casa quando observou pela claraboia de seu quarto uma quantidade enorme de artefatos brilhantes no céu. Não acreditando no que via, pegou sua câmera e começou a filmar aquele espetáculo. “Eu gritei como uma menina quando vi aquelas luzes, e minha namorada se assustou e veio ver. Por quase cinco minutos o UFO fez manobras no céu”.