Edição 251

Brasil: O primeiro do mundo

01 de Outubro de 2017

IMPRENSA UFOLÓGICA

O Que a Mídia Fala dos Discos Voadores

Sequestros Alienígenas
Mário Nogueira Rangel
Biblioteca UFO, 2017

As abduções se tornaram conhecidas do público a partir da divulgação do Caso Betty e Barney Hill, ocorrido nos Estados Unidos no início da década de 60. O impacto das revelações do episódio foi tão grande que se passou a considerar como abdução clássica aquela em que a pessoa está trafegando à noite por uma estrada e é levada por um UFO sem que se lembre bem do que lhe aconteceu — e sem conseguir explicar o que fez durante determinado período de tempo. Ou seja, Betty e Barney Hill estabeleceram parâmetros para a experiência. Mas eles são válidos? A resposta a essa e a muitas outras perguntas em relação aos sequestros por ETs ainda estão longe. Mas, pesquisadores de vários países se dedicam há décadas ao estudo do fenômeno buscando entender as razões por trás de tais fatos, separando casos reais de fantasias. E entre os grandes nomes da área está o paulista Mário Nogueira Rangel, pesquisador de fama internacional que acumula um conhecimento invejável sobre tudo o que se relaciona às abduções.

crédito: BIBLIOTECA UFO
Rangel oferece em seu livro décadas de estudos das abduções alienígenas
Rangel oferece em seu livro décadas de estudos das abduções alienígenas


Rangel, cujo currículo dispensa maiores apresentações, já conduziu sessões de hipnose regressiva em centenas de abduzidos, cujos resultados foram juntados em Sequestros Alienígenas, que nos explica um pouco estas experiências. São relatos de pessoas que passaram por episódios difíceis e traumatizantes, que buscam entender e conviver com suas memórias para viverem em paz. Mas o livro não é só isso. Rangel nos faz pensar, e muito, sobre todo o Fenômeno UFO de forma ampla, utilizando para isso uma linguagem aberta e objetiva. Sequestros Alienígenas é, sobretudo, uma obra honesta, vinda de um pesquisador dedicado e experiente, que mostra aos seus leitores aquilo que suas pesquisas lhe revelaram. Sem dever nada a seus colegas estrangeiros, o autor nos oferece um livro inquietante, no qual nossas certezas sobre a realidade são fortemente questionadas.

A importância deste livro para a Ufologia, em especial a Brasileira, é muito grande, uma vez que a obra nos mostra contextos e personagens de nossa própria cultura que passaram por experiências que poderíamos chamar de universais. Episódios ufológicos de todo o mundo têm semelhanças tão estreitas que, por si, já nos levam a descartar muitas alegações céticas sobre fraudes, e Sequestros Alienígenas nos ajuda a entender o que está havendo.

Enigmas

André de Pierre

Anunaki, 2015

crédito: ANUNAKI
De Pierre apresenta uma coletânea de seus artigos sobre o passado
De Pierre apresenta uma coletânea de seus artigos sobre o passado

Muito embora a arqueologia seja uma ciência admirável e a responsável por trazer à luz descobertas que nos deixam muitas vezes sem fôlego, ela também é capaz de nos dar explicações banais para fatos extraordinários. Os rigores do método científico aos quais está submetida, aliados à dificuldade dos acadêmicos de romperem com certos padrões de pensamento, acabam por restringir as informações passadas ao grande público. Qualquer um de nós que se depare com as ruínas de Puma Punku, por exemplo, ou com os grandes muros de pedra anteriores aos incas, se pergunta como é possível que tais construções tenham sido feitas com os métodos apontados pelos arqueólogos. Da mesma forma, nos espanta a construção da Grande Pirâmide no Egito, os conhecimentos matemáticos e astronômicos dos maias e dos sumérios, a suntuosidade das construções milenares na Índia.

Quem fez tudo isso? Enigmas: A História Secreta da Humanidade aborda esses e outros intrigantes pontos por meio de uma coletânea de artigos escritos e publicados por de Pierre entre 2011 e 2015.