CAPA

A descoberta de novos mundos

Revista UFO | Edição 217 | 01 de Novembro de 2014

SHARE

IMPRENSA UFOLÓGICA

O Que a Mídia Fala dos Discos Voadores

Extraterrestres
Salvador Nogueira
Editora Abril, 2014

crédito: EDITORA ABRIL
Salvador Nogueira produziu um livro essencial aos buscadores de mistérios espaciais
Salvador Nogueira produziu um livro essencial aos buscadores de mistérios espaciais

Os últimos anos têm visto uma sequência espetacular de descobertas astronômicas e a ciência parece estar a um passo de finalmente responder a uma das mais intrigantes perguntas que a humanidade já se fez: estamos sós no universo? Em Extraterrestres: Onde Eles Estão e Como a Ciência Tenta Encontrá-los, o jornalista Salvador Nogueira retrata os avanços históricos desta busca desde o salto filosófico fundamental dado por Nicolau Copérnico, ao sugerir que a Terra era apenas mais um planeta dentre outros, até as mais recentes descobertas. Estatísticas mais recentes dão conta de que uma em cada cinco estrelas similares ao Sol na Via Láctea tem ao menos um planeta com propriedades semelhantes às da Terra, o que implica na existência de bilhões de planetas possivelmente habitados, só na nossa galáxia.

Quem seriam esses alienígenas? Simples bactérias ou sociedades inteligentes com quem poderíamos nos comunicar? Nos últimos 50 anos, astrônomos, biólogos e químicos se uniram para buscar essas respostas criando um novo campo da ciência, a astrobiologia. O esforço exige múltiplas investidas. Alguns pesquisadores concentram seus esforços na procura por sinais de formas de vida simples no passado ou no presente de Marte, nosso planeta vizinho mais hospitaleiro, ou ainda na gelada lua de Júpiter, Europa. Outros buscam horizontes mais largos e apontam imensas antenas na direção das estrelas, na esperança de captar transmissões de rádio produzidas por outras civilizações.

Salvador Nogueira, especialista na cobertura de temas aeroespaciais com mais de 15 anos de experiência, também não hesita em abordar os aspectos mais controversos em torno do tema. O livro dedica espaço ao histórico de avistamentos de UFOs no Brasil e no exterior, além de investigar alegações feitas por teóricos da conspiração de que alguns governos teriam em seu poder informações secretas sobre alienígenas — ele também especula sobre a possibilidade de que a Terra tenha recebido visitantes de outros mundos no passado. E então, revelando o outro lado desta mesma moeda, o autor mostra como a ideia da existência de extraterrestres — independentemente de sua realidade física — teve e ainda tem uma forte influência na cultura popular e até mesmo na psique dessa curiosa espécie que habita o terceiro planeta a partir do Sol, nós. “Dá para sentir no ar que estamos no limiar de revelações muito importantes”, afirma Nogueira.

O Cosmos de Einstein
Michio Kaku
Companhia da Letras, 2005

crédito: COMPANHIA DA LETRAS
Michio Kaku ajuda a entender uma das maiores mentes de todos os tempos
Michio Kaku ajuda a entender uma das maiores mentes de todos os tempos

Ao desbancar preceitos clássicos da teoria newtoniana, Albert Einstein abriu caminho para algumas das mais importantes descobertas científicas do século passado. Suas ideias reverberaram em todos os campos da física e transformaram profundamente nossa compreensão do espaço, do tempo e do cosmos. Mais ainda, tiveram influência nas mais variadas expressões culturais e artísticas, na psicanálise e em outras disciplinas científicas. Em O Cosmos de Einstein, Michio Kaku explica a Teoria da Relatividade e analisa sua influência no pensamento científico, bem como seus desdobramentos mais recentes.

O livro, escrito de forma simples e clara, como todas as obras do autor, nos apresenta as dúvidas e conflitos de Einstein com os paradigmas de seu tempo, levando o leitor a entrar na mente do cientista e acompanhar a apresentação de suas revolucionárias respostas. Kaku, genial, apresenta conceitos complexos, como antimatéria, buracos negros, Teoria das Cordas etc, de forma tão clara que mesmo sem qualquer formação na área o leitor poderá compreendê-los. Um livro que precisa fazer parte da biblioteca de qualquer ufólogo.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO