CAPA

A Revista UFO completa 15 anos de idade

Revista UFO | Edição 70 | 01 de Março de 2000

SHARE

ENCONTROS CÓSMICOS

Relatos que Evidenciam Nossos Visitantes

Bola Misteriosa no Sul

Vou contar um fato que me aconteceu em 27 de janeiro deste ano. Era aproximadamente 13:30 h quando olhei para o céu e vi algo com o formato de uma bola, na cor preta, próximo à Base Aérea da minha cidade, Canoas (RS). O objeto ficou estacionado no ar por algum tempo, quando então resolvi chamar algumas pessoas para vê-lo. De repente, o mesmo entrou numa nuvem, desaparecendo subitamente. À noite, aeronaves militares sobrevoaram as casas do meu bairro, como que a procura de algo. No dia seguinte, um amigo que trabalha como aviador me contou que a base aérea estava em estado de alerta, e que havia sido convocado a prestar serviços de urgência. Se algo de estranho foi constatado naquele dia, acho que nunca saberemos, pois a negação que as autoridades fazem em torno do Fenômeno UFO é muito grande.
Cátia Adriani Cantelli,
Rua São Joaquim 895, Estância Velha,
92030-650 Canoas (RS)

UFOs Próximos a Aeroporto

Em 30 de outubro passado, aproximadamente às 16:45 h, meu amigo Fausto Ranzini avistou cerca de dez pontos luminosos movendo-se no céu e piscando desordenadamente, próximo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo seu relato, “os objetos mantinham velocidade constante, emitiam luz própria e voavam em ‘carreira’, ou seja, um atrás do outro. Porém, não faziam nenhuma formação especial”. Ranzini ainda percebeu que três deles eram maiores que os demais.
Adele Pugliese,
Rua Pitangueiras 312,
04052-020 São Paulo (SP)

Luzes na região serrana

No dia 19 de junho passado, a secretária Matilde Vilela, de 30 anos, e sua colega Ana saíam da Estância Clube de Veraneio, a 7 km da cidade de Serra Negra (SP), quando às 18:30 h foram surpreendidas por quatro luzes amarelas. “Naquele dia o céu estava encoberto, embora a imagem pudesse ser vista claramente”, disseram as testemunhas. Assustada, Matilde pensou tratar-se de um ônibus na estrada, mas as luzes começaram a passar sobre algumas plantações de eucalipto e vir em sua direção. Em seguida, a moça viu claramente que por trás da claridade havia um enorme disco voador, com uma cúpula na parte superior, além de várias outras luzes, nas cores azul, verde claro e vermelho. As mulheres ficaram observando o objeto por cerca de quatro minutos, quando de repente este desapareceu entre as nuvens.
Cyril G. P. Walter,
Caixa Postal 139,
13930-000 Serra Negra (SP)

Esfera Luminosa no Maranhão

Em uma noite do ano de 1.995, estava deitado na sacada do apartamento onde morava quando, aproximadamente às 20:00 h, notei que alguma coisa se movia no céu. O céu, a princípio estrelado, começava a nublar-se, apresentando algumas nuvens baixas e dispersas. De repente, vi uma esfera luminosa de cor azulada entrando em uma nuvem. Não sei definir muito bem o que era, mas parecia estar envolto por um “plasma” ou algo assim. Após alguns minutos, o tal plasma assumiu a forma de uma cauda de cometa, talvez para acompanhar o movimento que a esfera realizava. Porém, o mais interessante é que essa cauda se movia sinuosamente, tal como o rastejar de uma cobra. A esfera luminosa deslocava-se a uma velocidade aproximada de 20 km/h e, a julgar pela sua distância, em torno de 200 m, aparentava ser do tamanho de um veículo do tipo Fusca. O avistamento não durou mais do que quatro segundos.
Carlos M. Mendonça de Sousa,
Rua L, Quadra 17, Casa 14,
65072-510 São Luís (MA)

UFOs no Interior da Bahia

Estou enviando este relato devido a um fato ocorrido na cidade de Conceição do Coité, localizada a 220 km de Salvador (BA). O evento ocorreu em 01 de janeiro passado, às 20:00 h, e foi presenciado pelo motorista de táxi conhecido como Galego, quando este estava filmando a igreja matriz da referida cidade. “De repente, apareceu um imenso objeto no céu, que se deslocou por detrás da igreja, subindo e desaparecendo entre as nuvens”, descreveu. Uma cópia do filme foi enviada para o Grupo de Estudos Ufológicos de Conceição do Coité (CEU), coordenado pelo senhor Roque Ferreira da Silva, que após assistir a fita entrou em contato com outros centros de pesquisa de Salvador. Outra cópia do vídeo foi entregue ao deputado estadual Aroudo Cedraz, que se comprometeu a entrar em contato com o Ministério da Aeronáutica para comunicar o fenômeno.
Eduardo Gomes Oliveira,
[email protected]

Estranha Luz na Rodovia

Desejo contar um fato que ocorreu com um colega e sua namorada nas proximidades do município de Santa Isabel (SP). Irei chamá-los de J. e F. para preservar suas identidades. Era aproximadamente 01:00 h da madrugada do dia 25 de julho passado quando se encontravam na Rodovia Dutra, indo em direção à capital paulista. De repente, J. percebeu uma forte luz à sua frente, tal como a de um flash, que o obrigou a parar o carro. Viu perfeitamente a borda de um objeto, pois ficou parado a aproximadamente 10 m de seu carro, “...quando em seguida a claridade se apagou e uma luz azul no centro do objeto pôde ser vista”. Foi quando resolveu sair do local, com receio do que poderia acontecer. J. contou que durante o avistamento, quando olhou para o relógio, este estava atrasado oito minutos, mas somente os ponteiros haviam sido alterados, pois a parte digital permanecia com o horário correto.
Erick Alves de Lima,
Rua Antonieta de Moraes 275,
03517-000 São Paulo (SP)

Objeto Bizarro em Natal

Descrevo a seguir o relato de um interessante avistamento ocorrido com dois colegas de trabalho no dia 15 de novembro de 1.999, tendo o fato sido narrado por um deles, o senhor Cantidiano Bezerra da Silva. A ocorrência se deu por volta das 20:30 h, quando as testemunhas estavam pescando na Praia de Ponta Negra, na cidade de Natal (RN) e avistaram um objeto luminoso de cor avermelhada saindo do mar. “O objeto ficou estático no ar por alguns minutos e sua luz tinha o formato arredondado, que parecia pulsar, aumentando e diminuindo de diâmetro repetidas vezes. Não emitia som algum e seu tamanho podia ser comparado ao da Lua”, relatou Bezerra. Os dois homens observaram o fenômeno por cerca de 15 a 20 minutos, quando o suposto UFO deslocou-se silenciosamente e em alta velocidade na direção da cidade. Neste momento, foi possível observar inúmeros pontos luminosos ao redor do objeto maior. “Logo após este episódio, não conseguimos mais enxergá-lo, pois estávamos entre o mar e um barranco, sendo que as luzes rumaram em outra direção”, finalizou.
Luiz Cláudio Câmara,
[email protected]

Nave Parecida com Prato

Eis um fato ocorrido no dia 25 de maio de 1.999, em Herval D’Oeste (SC). Era inverno e eu estava indo à casa da minha noiva, por volta das 19:55 h, quando notei num dos morros que compõem um pequeno vale, às margens do conhecido Rio do Peixe, uma luz branco-azulada que piscava intensamente no céu. Fiquei observando aquilo no meio da rua durante mais ou menos 50 minutos, até que a luz começou a mover-se com movimentos em forma de ziguezague. Após alguns instantes, o objeto luminoso soltou mais dois objetos menores de seu interior – um para a esquerda e outro para a direita –, que possuíam luzes amarelas, vermelhas e azuis.

Essas luzes começaram a descer em direção ao solo e subitamente se apagaram, fazendo com que o objeto maior desaparecesse. Depois de certo tempo, ele novamente apareceu, realizando os mesmos movimentos anteriores, e passou a cerca de 100 m de onde eu estava. Foi quando percebi perfeitamente sua estrutura. Parecia um prato com uma esfera na parte inferior, de onde saía a tal luz branco-azulada. Na sua lateral era emitido um tipo de raio, que irradiava o UFO no sentido anti-horário. Após presenciar este fato, comecei a me interessar pelo assunto e a estudar melhor esses fenômenos para tentar entendê-los.
Marcos Paulo do Valle,
Rua Blumenau 9, N. Sra. de Fátima,
89610-000 Herval D’Oeste (SC)

UFO em Forma de Guarda-Chuva

No ano de 1.996 avistei, juntamente com outras testemunhas, um objeto de cor alaranjada e em forma de um guarda-chuva aberto, pouco maior do que a Lua cheia, sobrevoando o bairro do Comércio, em Salvador (BA). Ele voava a baixa altitude em relação ao horizonte, acima da Baía de Todos os Santos. Não me recordo bem o horário, pois não fiz nenhum registro do fato, mas acho que passava das 22:00 h. O objeto tinha a velocidade semelhante à de um jato comercial e, segundo pude comprovar, era parecido com o que foi publicado na capa da UFO 44, do mês de junho daquele ano. Algumas pessoas também puderam verificar o mesmo objeto pairando sobre o centro da cidade, conforme alguns relatos contados posteriormente.

Outro avistamento que tive ocorreu durante o carnaval de 1.998, quando vi um objeto metálico e esférico estacionado bem acima da parada momesca. Ele foi diminuindo de tamanho até desaparecer por completo. Tentei filmá-lo com minha câmera, de marca JVC, porém inutilmente. Em minha opinião, seria uma das famosas sondas esféricas que já foram avistadas por várias pessoas, ou até mesmo os misteriosos foo-fighters [Observados durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia]. Já alguns moradores afirmaram tratar-se da Estrela de Belém...
Alberto Faria,
[email protected]


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO