CAPA

Afinal, quem são estes visitantes?

Revista UFO | Edição 223 | 01 de Junho de 2015

SHARE

MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Editor da Revista UFO revela sua abdução no final dos anos 80

Em meio à divulgação de notícias e informações sobre o III Fórum Mundial de Contatados, que ocorre neste mês em Porto Alegre, o editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, surpreendeu a Comunidade Ufológica Brasileira ao anunciar que fora abduzido no final da década de 80. Gevaerd afirmou que desde aquela época tem tido recordações muito claras do fato, mas semelhantes a um “sonho estranho”, como definido. Porém muito mais vívidas. Isso ocorreu após uma série de palestras sobre abduções que ele realizou em Teresina e Fortaleza, em 1988. O editor comentou ainda que experimentou algumas sequelas físicas e psíquicas após aquela data.

crédito: TECMUNDO
“É possível que outros ufólogos também tenham sido e não saibam”
“É possível que outros ufólogos também tenham sido e não saibam”

Em 17 de março último, após o I Encontro de Ufologia Avançada do Paraná, Gevaerd submeteu-se à uma sessão de hipnose regressiva com a doutora Gilda Moura, consultora da Revista UFO. O processo foi bem-sucedido e o editor conseguiu recordar vários detalhes da abdução com clareza. Gilda, psicóloga, autora e pesquisadora veterana na Ufologia, foi confirmada no mesmo anúncio para palestrar no III Fórum Mundial de Contatados, no qual, ao lado de Gevaerd, irá detalhar toda a experiência. O editor credita sua abdução a seu trabalho de décadas à frente da Ufologia Brasileira, e acrescenta: “É possível que outros ufólogos também tenham sido abduzidos e não saibam”. Gevaerd e colegas da Equipe UFO aguardam que sejam realizadas novas baterias de hipnoses regressivas, que possam ao mesmo tempo aprofundar as informações já obtidas e possivelmente alcançar mais memórias da experiência.


Arquivo-X retorna à televisão

crédito: SCIFI
Os agentes Dana Scully e Fox Mulder voltam à telinha
Os agentes Dana Scully e Fox Mulder voltam à telinha

Na segunda metade dos anos 90, assistimos à clássica série Arquivo-X. Produzida pela 20th Century Fox e exibida no Brasil pela Rede Record, a série foi recordista de audiência, principalmente devido aos agentes do FBI Dana Scully e Fox Mulder, respectivamente Gillian Anderson e David Duchovny. Agora, em março, a Fox anunciou o retorno da série com os mesmos atores e com seis novos episódios que serão produzidos em breve. Pouco se sabe a respeito das novas histórias, mas espera-se que seja retomada a mitologia principal da série, a respeito de uma futura invasão alienígena. E vale lembrar que está sendo publicada no exterior uma série em quadrinhos que representa a décima temporada do seriado, material ainda inédito no Brasil.

Água pode fluir em Marte em noites frias, sugere novo estudo

Em abril foi publicado no periódico Nature um artigo descrevendo que água líquida pode existir logo abaixo da superfície marciana, em noites frias. De acordo com os cientistas responsáveis pelo texto, o rover Curiosity encontrou evidências de que, no inverno marciano, pequenas quantidades de água da atmosfera podem congelar e ser absorvidas pelo solo, liquefazendo-se na presença de sais ali presentes. Os cientistas apontam que o Curiosity está na Cratera Gale, próxima ao equador de Marte, a região mais quente e seca do planeta — eles afirmam que essa camada de água salgada pode ser mais abundante em regiões mais úmidas e de menor temperatura. O estudo não indica como certa a presença de vida marciana hoje.

Hubble completa 25 anos

crédito: JPL
O telescópio espacial Hubble, da NASA, completou 25 anos
O telescópio espacial Hubble, da NASA, completou 25 anos

No último 24 de abril o telescópio espacial Hubble, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), completou 25 anos desde seu lançamento. Colocado em órbita pelo ônibus espacial Discovery, em 1990, de início revelou-se uma decepção devido a um defeito em seu espelho principal. Mas um reparo no equipamento corrigiu os problemas. O Hubble então realizou finalmente a missão para a qual foi projetado, protagonizando a maior revolução da história da astronomia. O fabuloso instrumento ajudou a humanidade a descobrir a verdadeira idade do universo, de 13,8 bilhões de anos, fotografou com detalhes inéditos inúmeros corpos celestes, ajudou na descoberta das ainda misteriosas matéria escura e energia escura etc. É do Hubble a primeira fotografia jamais tomada de um exoplaneta, no sistema de Fomalhaut.

A foto mais importante

O Hubble também foi o responsável por aquela que é considerada a foto mais importante da história, a Hubble Ultra Deep Field (Imagem de Campo Ultra Profundo do Hubble). Apontado continuamente, entre 24 de setembro de 2003 e 16 de janeiro de 2004 para uma pequena porção da Constelação de Fornax, o resultado foi uma imagem com mais de 10.000 galáxias, situadas a uma distância superior a 13 bilhões de anos-luz.

Stanton Friedman não confia nos slides de Roswell

crédito: JOVANIR MEDEIROS
Grande especialista no Caso Roswell, o físico nuclear Stanton Friedman não acreditou nos slides Kodachrome que mostrariam um dos seres de Roswell
Grande especialista no Caso Roswell, o físico nuclear Stanton Friedman não acreditou nos slides Kodachrome que mostrariam um dos seres de Roswell

Em 12 de novembro de 2014, em debate na Universidade Americana, do qual também tomaram parte Leslie Kean, Richard Haines e Charles Halt, o ufólogo Thomas Carey causou polêmica ao afirmar estar de posse de slides Kodachrome que supostamente mostrariam um dos seres capturados em Roswell, Novo México, em julho de 1947. Leslie postou pouco depois no Facebook que não tinha nada com isso, e outras importantes figuras da Ufologia Mundial, como Kevin Randle e Robert Hastings, escreveram textos criticando duramente as imagens — das quais só foram divulgadas até agora cópias de péssima qualidade. A Carey se uniram Don Schmitt e Jaime Maussán, e estava marcado para 05 de maio a revelação das imagens, em evento transmitido via internet a partir do Auditório Nacional da Cidade do México. Friedman, por sua vez, publicou um artigo dizendo haver sido convidado para o evento, porém, diante da ausência de evidências favoráveis às imagens, recusou o convite dizendo: “E não quero adicionar legitimidade ao evento com a minha presença, na ausência de evidências sérias de que os slides sejam o que estão alegando”.

Pontos brilhantes em Ceres continuam a intrigar

Após a chegada da nave Dawn à órbita do planeta anão Ceres, a sonda passou semanas manobrando rumo a sua trajetória definitiva ao redor do pequeno mundo. Em meados de abril a NASA divulgou um mapa completo de Ceres, mostrando ainda os pontos brilhantes vistos em uma cratera durante a fase de aproximação. E outros locais do planeta anão exibem características similares, para as quais uma explicação ainda está sendo buscada. Um dos pontos observados em outra região é bem mais frio do que as áreas vizinhas, reforçando a hipótese de criovulcanismo, um vulcão de gelo e água. Por outro lado, os dois pontos avistados primeiro exibem temperaturas semelhantes às regiões a seu lado. Dessa forma, as teorias de que sejam depósitos minerais ou de gelo exposto ainda são debatidas.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO