CAPA

As respostas podem estar bem diante de nós

Revista UFO | Edição 179 | 01 de Julho de 2011

SHARE

MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Por Thiago Ticchetti

Novos avistamentos ufológicos são registrados no Ceará

Os céus do Nordeste, especialmente do estado do Ceará, têm registrado uma atividade ufológica intensa desde 2010 — e dessa vez o município cearense de Aurora foi o mais visitado por estranhas luzes. Um caso especial ocorreu por volta de 20h30 de 30 de abril, quando, segundo narrativas, os dois aparelhos de formato triangular surgiram sobre o município. Eles permaneceram no céu por mais de 20 minutos realizando uma série de pequenas evoluções em paralelo, sumindo depois na direção oeste. Fortemente iluminados, os artefatos mudavam sua tonalidade o tempo todo, oscilando entre as cores verde, azul, vermelha e amarela. Vez por outra se apagavam por completo, desaparecendo como se ficassem invisíveis, mas logo em seguida reapareciam com intensa luminosidade, chamando a atenção de moradores.

Dentre as testemunhas estava José Cícero, professor de biologia, química e secretário de Cultura do município, que relatou: “Pela minha modesta experiência como entusiasta e estudioso da Ufologia, posso sustentar que não se tratou de avião ou de um astro. Primeiro, porque os astros não mudam de cores e avião não consegue parar no ar e nem fazer aqueles tipos de manobras, como eles também não têm a capacidade de se tornar invisíveis”. Para Cícero, como nossa tecnologia aérea ainda não conseguiu vencer as barreiras impostas pela lei da gravidade, ele está convencido de que testemunhou, junto com seus conterrâneos, a passagem de um legítimo disco voador.

crédito: fernando a. ramalho
No interior do Ceará mais uma vez os moradores se encontram envolvidos com avistamentos de fenômenos luminosos
No interior do Ceará mais uma vez os moradores se encontram envolvidos com avistamentos de fenômenos luminosos

Cidades no Chile registram observações freqüentemente

As cidades de Ojo De Água, Santiago Del Estero e Termas de Rio Hondo têm sido palco de constantes avistamentos de estranhos objetos. O fenômeno, que se apresenta ativo desde 1968, tem aumentado consideravelmente. Para os pesquisadores chilenos Jorge Raúl Rojas e Enrique José Zuccarino, Santiago Del Estero “está apresentando cada vez mais avistamentos em virtude do cataclismo natural que dizem que irá ocorrer no ano que vem”, referindo-se a um novo e previsto terremoto. O último relato conhecido na região partiu de moradores de Termas de Rio Hondo, recentemente. Segundo testemunhas, na primeira semana de maio um objeto não identificado foi visto pairando sobre o dique da cidade. Segundo Rojas, “o artefato estava lá para capturar energia da água para impulsionar sua nave”.

Objeto é filmado por câmera de segurança em Nova York

Assim como ocorreu em 2010, webcams voltaram a flagrar a atividade de estranhas luzes nos céus de Nova York. Em 12 de maio foram feitas novas imagens de um objeto luminoso e cilíndrico, conforme aparece na imagem capturada. Céticos afirmaram que não seria nada mais do que um avião, mas o autor das imagens retrucou. “Moro muito próximo do Aeroporto de Newark e os pousos e decolagens não ocorrem nos horários em que eu filmei a luz, no meio da madrugada. Outro fator importante é que ela permaneceu parada por alguns minutos e depois começou a desaparecer misteriosamente. Um avião faz isso?”, questionou. É interessante lembrar que em 1982 um gigantesco UFO triangular passou sobre o Vale Hudson, Nova York e outras cidades do estado homônimo, sendo filmado, testemunhado e relatado por mais de sete mil pessoas.

UFO é visto por dezenas no Havaí

De acordo com a rede local de TV KHNL, ao anoitecer de 05 de maio dezenas de pessoas que participavam de uma festa na ilha de Molaki, uma das menores do arquipélago, observaram um estranho objeto no céu. Conforme o noticiário, os moradores somente notaram o artefato — que tinha a forma de um triângulo com luzes vermelhas em suas pontas — quando ele começou a realizar manobras sobre o oceano. Ainda segundo descrições, o objeto teria permanecido por cerca de cinco minutos sobre o mar. “Foi inacreditável, algo que nunca tinha visto antes. Existem muitos relatos de estranhas luzes que surgem no oceano, mas nada como aquilo”, afirmou uma das testemunhas. Além da quantidade de depoimentos, ainda foram feitas imagens do objeto. O Havaí é considerado um local de grande atividade ufológica, mais ainda pouco investigada.

Continuam os avistamentos em Sierra da la Ventana, Argentina

No início de maio, um curioso objeto foi fotografado por um jovem morador da cidade de Coronel Suarez, quando estava viajando pela rodovia 76 em direção à Sierra da la Ventana, na Argentina. Ele só notou seu formato ao ver as imagens no computador. O artefato oval foi registrado em plena luz do dia, em 19 de maio. O rapaz parou seu carro e viu que também havia outro automóvel estacionado, com seus passageiros observando o céu. “Peguei minha máquina fotográfica digital e tirei uma foto. Foi só. Logo depois a luz desapareceu como um flash”, contou ao jornal Nuevo Dia. Ainda no relato dado ao diário, o jovem disse que o suposto UFO emitia um brilho tão intenso que chegava a cegar, mas que não sentiu medo e que todos permaneceram calmos.

Artefato cilíndrico em New Hampshire

Um UFO teria sido fotografado em 03 de maio por um casal norte-americano sobre a cidade de Rochester, no estado de New Hampshire — onde ocorreu o famoso Caso Betty e Barney Hill. O objeto foi visto pelos filhos do casal, que chamaram sua atenção. “Estávamos tomando café da manhã quando as crianças gritaram para que fôssemos ver aquilo. Ele tinha um formato cilíndrico, e mesmo muito distante no céu éramos capaz de distinguir sua forma e ver que ele tinha uma faixa preta no centro. Tenho certeza de que não havia asas”, declarou o pai das crianças. Pelas imagens, o artefato realmente parece estar bem distante — e isso é ainda mais impressionante, pois teria um tamanho descomunal.

OSNI visto no Lago Saint Clair, no interior do Michigan

Segundo relatório da Mutual UFO Network (MUFON), cerca de 10 testemunhas afirmaram ter visto um UFO pairar sobre o Lago Saint Clair, em Macomb, e depois mergulhar no mesmo. O evento teria ocorrido em 05 de maio e testemunhas relataram que tinha o formato discóide e uma cúpula rodeada de luzes nas cores laranja e verde.

Falece o brigadeiro Moreira Lima

Foi com tristeza que a Ufologia Brasileira recebeu a notícia, em 23 de maio, do falecimento do tenente-brigadeiro-do-ar Octávio Júlio Moreira Lima, aos 84 anos, ex-ministro da Aeronáutica e ex-diretor do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (INCAER). Foi em seu período como ministro, entre 1985 e 1990, que aconteceu um dos mais extraordinários eventos ufológicos de todos os tempos, em 19 e 20 de maio de 1986, que ficou conhecido como A Noite Oficial dos UFOs no Brasil. Movido pela transparência no que toca a eventos de tal magnitude, no dia seguinte Moreira Lima, em atitude inédita no mundo, convocou uma entrevista coletiva na qual, ao lado de pilotos e controladores de vôo participantes e testemunhas do incidente, revelou os fatos que aconteceram naquele episódio. Moreira Lima serviu a FAB por 65 anos, participando do Correio Aéreo Nacional e sendo inclusive piloto do VC-92, a serviço da Presidência da República. Antes de tudo, um exemplo de brasileiro que por seus méritos será sempre lembrado.

Aviões perseguem UFO no Chile

Um espantoso evento ocorreu nos céus chilenos em 14 de abril, mas somente agora foi divulgado ao público. Segundo o Centro Investigador de Fenômenos Extraterrestres, Espaciais e Extraordinários (CIFEE), daquele país, dois aviões F-16 Falcon da Força Aérea Chilena (FACH) decolaram em missão de interceptação a objetos voadores não identificados flagrados pelos radares da Base Aérea de Antofagasta, no norte. A presença das aeronaves foi comprovada pelo testemunho de moradores de Pozo Almonte, próxima de Iquique. Um senhor da cidade afirmou ter ouvido, por volta das 19h45, o rugir dos motores dos aviões e depois a luz que eles seguiam. “Era enorme”. Entretanto, os órgãos militares afirmaram que os residentes se enganaram e que seus jatos faziam manobras táticas de treinamento. No entanto, alguns pesquisadores chilenos declararam que a FACH não está falando a verdade. “Os militares têm muitos registros de perseguições de UFOs em seus arquivos, que ainda não foram divulgados devido a questões ligadas à segurança nacional”, afirmou um destacado ufólogo chileno.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO