CAPA

Afinal, quem são estes visitantes?

Revista UFO | Edição 223 | 01 de Junho de 2015

SHARE

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

Suposto UFO cilíndrico fotografado em Americana, interior de São Paulo

crédito: PAULA LOREDANA
À esquerda, o curioso artefato cilíndrico flagrado em Americana
À esquerda, o curioso artefato cilíndrico flagrado em Americana

O aparecimento de um possível UFO sobre a cidade de Americana, no interior de São Paulo, em 17 de abril, foi registrado por Paula Loredana. Assim como em várias outras ocasiões, a testemunha não observou o objeto no céu, mas somente após ver a fotografia baixada para o computador é que notou o artefato nela. Paula relatou que na hora em que tirou a foto não viu nada no ar além de uma fina camada de nuvens.“Era fim de tarde, por volta das 16h30, quando voltei para casa e passei as fotos para o computador. Em um primeiro momento não notei nada, mas quando dei uma segunda olhada na imagem, vi um risco preto e comprido no meio da camada das nuvens.Examinei foto por foto que tirei naquele dia para ver se a ‘anomalia’ se repetia em mais alguma, mas não se repete e não é um defeito na câmera”, afirmou. A imagem ainda está sob análise.

Teriam UFOs sido flagrados por uma câmera de trilha?


O evento teria ocorrido em 18 de abril, às 23h45. Um morador de Morris, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, gravou com sua câmera de trilha — aparelho utilizado para gravar o comportamento de vida selvagem —, um ou mais UFOs passando bem à frente ao dispositivo. Sua câmera de monitoramento registrou seis luzes divididas em dois grupos de três, diametral e simetricamente espaçadas umas das outras e em um voobaixo. Os objetos têm um tamanho pequeno e não foi possível ver sua estrutura devido à escuridão — o que pode indicar que ela seja da cor preta. Eventos semelhantes foram registrados em outras cidades norte-americanas no ano anterior.

Objeto filmado em Três Lagoas

Um objeto voador não identificado surgiu no céu sobre Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, na noite de 25 de abril e intrigou moradores. Uma das testemunhas, a comerciante Agnes Gonzaga, gravou um vídeo por volta das 20h15min, quando estava em sua residência, no bairro Vila Nova. Segundo Agnes, quando olhou no sentido do bairro vizinho de Interlagos percebeu uma luz no céu. “Foi quando comecei a filmar. Estou sem ideia do que pode ser, mas achei estranho demais porque piscava e depois parava. Em seguida, ia de um lado para o outro, subia e abaixava”, explicou. Nas imagens é possível ver em destaque o objeto brilhante. Ele pisca como se acendesse a apagasse e faz movimentos inteligentes, mas que não seria possível de se realizar com um avião ou helicóptero. No final de 2014, a cidade de Santa Rita do Pardo, também em Mato Grosso do Sul, registrou a queda de pedaços de um satélite. Na mesma época foram registrados UFOs em Campo Grande, Itaporã e Ponta Porã.

Possível sonda registrada durante jogo de beisebol

Durante uma partida de beisebol ocorrida em 17 de abril em Indiana, Estados Unidos, um expectador flagrou um UFO cruzando parte do céu, e próximo a ele um helicóptero. Richard Barnes, autor das filmagens, disse em seu relato que o objeto teria o tamanho de um avião de pequeno porte, mas pelas imagens parece ser realmente uma sonda ufológica. Além disso, no vídeo o artefato é muito rápido em seu deslocamento, o que descarta a possibilidade de ser um drone.

Luz sobre Manaus gera discussão

crédito: A TRIBUNA

Uma fotografia feita por um jovem morador de Manaus, em 21 de abril [Ao lado], tem gerado grande agitação no meio ufológico. Segundo Tiago Sanchez, autor das fotos, era um enorme disco luminoso que voava a velocidade incrível, que só conseguiu registrar por sorte. Ainda há pouca informação sobre o caso, mesmo com imagens bem nítidas, o que levou alguns pesquisadores a duvidar de sua veracidade.

Mineiros chilenos observam UFO

Em 14 de abril, trabalhadores das minas de Cerro Colorado, em Iquique, no Chile, viram um UFO e registraram em vídeo suas manobras. O objeto é nítido em plena luz do dia e seu movimento sugere que não seja um balão ou uma aeronave convencional — parece ser enorme e apresenta uma cúpula. Na filmagem é possível ver o UFO acelerando para a direita e parando bruscamente. Depois acelera para a esquerda e também para. Neste momento, o autor do vídeo faz um zoom, onde é visto perfeitamente um artefato de formato discoide com uma cúpula no meio. As imagens estão sendo analisadas pelo Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), do Departamento Aeronáutica Civil do Chile.

Objetos avistados em La Paz

De acordo com o jornal bolivianoLa Voz, às 19h30 de 12 de abril estranhas luzes surpreenderam milhares de moradores da capital da Bolívia durante meia hora — segundo informações oficiais, não eram aviões. A primeira luz que apareceu durou cerca de cinco minutos antes de apagar-se, mas depois de poucos minutos reapareceu. As testemunhas ficaram impressionadas quando mais duas surgiram, aparentemente escoltando a primeira. “Estávamos voltando para casa quando percebemos uma luz estranha que se apoderava do céu de La Paz. No começo era uma só, mas logo desapareceu. Por isso pensamos que era um avião, mas logo voltou a aparecer e estranhamente ficou ali por uns 20 minutos. Depois deste período, mais duas luzes apareceram”, relatou uma testemunha aos meios de comunicação. Após meia hora, todos os objetos sumiram. O governo boliviano informou que está investigando o fato.

Nave registrada por fotógrafo

Em 10 de fevereiro, um fotógrafo estava tirando fotos de seu filho no Aeroporto Internacional de Newark, em New Jersey, quando viu um objeto no céu movendo-se muito rapidamente por cima da área do aeroporto.Por ser também piloto de drones, a testemunha achou que era um destes aparelhos e por isso tirou uma foto e não deu maior atenção ao fato por semanas. O rapaz é fotógrafo profissional, astrônomo amador e trabalha no Observatório da Associação Astronômica de Nova Jersey, em Voohes. “Após finalmente olhar para a foto, a fim de compará-la com um drone, notei que não se tratava de um — ele tinha quatro cúpulas similares e uma estrutura central unindo as outras. Não havia nenhuma superfície de voo para fornecer sustentação, o que poderia fazer alguém pensar que se tratava de um balão.Mas eu nunca vi nenhum balão se mover tão rapidamente e em linha reta e nivelado”, completou.

Família vê quatro UFOs sendo perseguidos por helicóptero

crédito: The mirror
Um dos quatro UFOs perseguidos por um helicóptero no interior da Inglaterra
Um dos quatro UFOs perseguidos por um helicóptero no interior da Inglaterra

Uma família da Inglaterra afirmou ao jornal eletrônico The Mirror que seu churrasco foi interrompido por quatro UFOs que passaram rapidamente pelo céu, seguidos de um helicóptero do Ministério da Defesa (MoD). O incidente teria ocorrido em 23 de março e segundo Andrea Finney, de Bolton, Lancashire, “a família estava degustando uma saborosa refeição ao ar livre quando o misterioso evento nos deixou assustados”. A mulher de 48 anos de idade disse que eram quatro artefatos que passaram rapidamente cortando o céu. “Foi a coisa mais estranha que já vi na minha vida”.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO