CAPA

O valor dos casos clássicos

Revista UFO | Edição 215 | 01 de Setembro de 2014

SHARE

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

Começa a temporada britânica de agroglifos de 2014

crédito: Crop Circle Connector
Na verdade, desde o começo dos anos 80, eles nunca nos deixaram...
Na verdade, desde o começo dos anos 80, eles nunca nos deixaram...

Desafiando os céticos há dezenas de anos, os crop circles ou agroglifos começaram a surgir na Inglaterra neste verão. Quando os meses de calor chegam ao Hemisfério Norte, esses enigmáticos desenhos aparecem principalmente no território britânico, mas também por toda a Europa. Um dos desenhos mais espetaculares da temporada foi descoberto em 17 de junho em Badbury Rings, perto de Wimbourne Minster. Os pesquisadores ingleses realizaram trabalhos de medição, tiraram fotografias e chegaram a utilizar um drone ou veículo aéreo não tripulado (VANT), para se obter imagens aéreas. A enigmática figura tem 11 círculos menores no centro de um diagrama maior, com dois arcos que o complementam — o arco menor é similar a uma meia Lua, ao passo que o maior tem formações espiraladas no interior semelhantes a labirintos. E logo teremos a temporada no Brasil, que tradicionalmente ocorre no final de outubro e começo de novembro em Ipuaçu, oeste de Santa Catarina.


A Revista UFO, como nos anos anteriores, acompanhará os fatos e publicará suas pesquisas. Os agroglifos brasileiros também sofrem com o ceticismo de parte da imprensa e da população, especialmente devido à resistência que o assunto encontra na sociedade. Mas o maior problema dos agroglifos de Santa Catarina está, por mais contraditório que possa parecer, justamente no meio ufológico nacional, que ainda permanece inerte ante ao fenômeno, sem pesquisá-lo a fundo, apesar de ele já vir se manifestando há seis anos. À exceção de alguns integrantes da Equipe UFO — que produz a Revista UFO —, poucos ufólogos se interessam pelo fenômeno.

UFOs são filmados fazendo manobras sobre floresta

Um interessante vídeo mostra quatro objetos pairando sobre a Floresta de Dordogne, na França.Segundo o seu autor, em 01 de julho, ele estava filmando o pôr do Sol quando olhou para o céu a procura da melhor imagem e viu os artefatos.“Acho que estes objetos já estavam lá por um longo tempo. Provavelmente se tratava de alguma aterrissagem, pois três deles pareceram descer e ficar atrás das árvores”. Nas imagens, os UFOs parecem estar realizando alguma manobra de descida ou reconhecimento da área. Eles chegaram a emitir uma luz branca, como se tentassem comunicar-se entre si.

Casal afirma ter visto aliens

João da Silva e Marlene da Silva, moradores da cidade de Arraial d’Ajuda, na Bahia, disseram que viram pequenos seres próximos a sua casa. Segundo seus relatos, em 20 de junho, por volta das 20h00, estavam vendo TV quando a imagem saiu do ar. Pensando se tratar de um problema com a antena externa, João da Silva foi averiguar. Quando estava saindo de casa, viu quatro “anões” no quintal da residência — ele gritou pela sua esposa, que veio correndo e também avistou os pequenos seres. Ao serem notados, correram em direção às árvores e desapareceram. Por estar muito escuro, as testemunhas não conseguiram ver mais detalhes. Não são poucos os casos ufológicos ocorridos na região.

Suposto disco voador no México

Por volta das 15h00 de 29 de junho, uma bela paisagem natural com um céu de tempestade chamou a atenção de Hector Pérez, morador de Zapopan, estado de Jalisco, e o incentivou a fotografar a cena. Mas, para sua surpresa, encontrou algo que estava além de seus olhos. “Após tirar a foto, vi que havia um objeto discoide sobre o morro. Ele parecia estar camuflado ou se materializando”. Aproximando a imagem, a foto mostra o que realmente se parece com um aparelho em formato de disco — a montanha está focalizada, mas ele não, o que pode indicar que estivesse em movimento. O México vem surpreendendo o mundo com uma intensa casuística ufológica, hoje considerada uma das mais proeminentes do planeta.

Objeto flagrado na Itália

crédito: CUFOM

Um UFO observado sobre Madonna di Campiglio, em Pinzolo, em 25 de maio, foi registrado por um fotógrafo amador. Intrigado com a imagem, ele a enviou para análise de peritos italianos. Angelo Carannante, presidente do Centro Ufologico Mediterraneo (CUFOM), disse que a imagem não é fraudulenta e que o objeto se parece muito com os registros feitos em Valle De Lucania, em Salerno, em 2007. A região tem sido alvo de vários avistamentos.

Objeto em forma de cone relatado na Índia

Em 11 de julho, Ismail Putri, comerciante indiano, relatou aos jornais de Puducherry, na Índia, que avistou um estranho objeto em forma de cone sobrevoando a cidade. Segundo informou, o artefato era branco e muito brilhante. O UFO teria ficado parado no céu por quase dois minutos, depois começou a se mover e entrou em uma nuvem. Mas, para o seu espanto, ele não saiu do outro lado. “Foi incrível. Meu filho que me mostrou o objeto, que era metálico, branco e muito brilhante”. A imprensa revelou dias depois que outros relatos sobre o avistamento de um objeto semelhante foram feitos à polícia e à força aérea.

Turista teria fotografado nave em praia da Grécia

Um suposto UFO teria sido flagrado pelas câmeras de um turista grego em Anaxos, na Ilha Lesvos. Como em muitas vezes, a presença do objeto só foi notada após a foto ter sido tirada. O artefato pareceu ter uma forma triangular e o que descartou ser um parapente ou algum tipo de asa delta foi que, segundo a testemunha, não havia nada disso no céu no momento da fotografia.

UFOs multicoloridos alarmam autoridades da Áustria

crédito: Austrian Times
Dois dos objetos vistos em 15 de julho em Aichfeld, na Áustria, que deixaram as autoridades locais sem explicações
Dois dos objetos vistos em 15 de julho em Aichfeld, na Áustria, que deixaram as autoridades locais sem explicações

Segundo o jornal austríaco Austrian Times, os avistamentos ocorridos em 15 de julho sobre a cidade de Aichfeld, no sul do país, deixaram as autoridades locais sem explicações. Dezenas de pessoas afirmaram ter visto entre 50 e 100 objetos voando em formação. Duas testemunhas, Juergen Trieb e sua namorada, Kaliba Waltraud, conseguiram fotografar dois desses UFOs antes de desaparecerem a grande velocidade. “Pensamos que fosse algum fenômeno da natureza, mas quando vimos que voavam em formação e a alta velocidade, ficou claro que não era nada natural. O mais estranho é que, por mais brilhantes que fossem, eram silenciosos”, disse Trieb. Controladores de tráfego aéreo disseram ter conhecimento do incidente, mas não deram explicações.

Esquadrilha cruza o céu do Cazaquistão

Um vídeo divulgado na internet mostra uma espetacular esquadrilha de bolas de luz sobrevoando a cidade de Astana, no Cazaquistão, na noite de 20 de junho. Nas imagens é possível ver centenas de esferas a grande altitude voando em sincronia, o que descartaria serem balões ou lanternas chinesas. Sua característica é muito semelhante às flotillas mexicanas — horas depois do avistamento, dezenas de pessoas em Semey, Padlovar e Petropavlovsk relataram ter visto inúmeras bolas de fogo cruzando o céu.



Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO