Edição 193

Velhos casos, novas perguntas

01 de Outubro de 2012

MENSAGEM DO EDITOR

Por Dentro da Ufologia Globalizada

A Ufologia Mundial se reúne em evento histórico em Foz do Iguaçu

Estão de volta os grandes congressos de Ufologia em nosso país. Desde maio está em andamento — em ritmo cada vez mais acelerado — a preparação aqui de um evento de proporções mundiais, organizado pela Revista UFO com apoio de várias instituições e da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). O IV Fórum Mundial de Ufologia está sendo planejado para produzir uma profunda discussão sobre a presença alienígena na Terra e como devemos nos preparar para um contato com outras inteligências cósmicas. A cidade escolhida para sediar o evento é Foz do Iguaçu, um lugar privilegiado, com espetacular energia e incontáveis belezas naturais — por isso, o Fórum recebeu o apelido de I UFOZ 2012 e como tal já é sucesso na internet.

Após muitos anos, com o I UFOZ 2012, o Brasil volta finalmente a curta lista de países que realizam congressos de grande porte sobre Ufologia. Desde 1997, quando se realizou o I Fórum Mundial de Ufologia, em Brasília, somente agora surge um evento que o igualará em qualidade e abrangência

A expectativa da Comunidade Ufológica Brasileira é de que o I UFOZ 2012 marque uma nova fase no tratamento do tema. Tanto que as premissas para a sua realização são a de que estamos em verdadeira contagem regressiva para um contato definitivo com outras humanidades, e também que é chegada a hora de os governos revelarem seus segredos sobre os discos voadores à sociedade. A comissão organizadora do evento fez uma solicitação específica a todos os conferencistas convidados, do Brasil e do exterior, para que concentrem suas apresentações em ambas as questões. “A escolha das premissas não poderia ser mais feliz, porque estamos de fato em um claro processo de revelação da realidade ufológica, da qual já participam nossos próprios visitantes extraterrestres — só falta os governos enxergarem”, declarou uma das estrelas do evento, o ufólogo e jornalista mexicano Jaime Maussán.

Como Maussán, todos os conferencistas convidados — 11 nacionais e 11 internacionais — esperam que o momento seja aproveitado ao máximo, originando-se em Foz do Iguaçu uma série de resoluções que impliquem em mudanças na Ufologia Brasileira e Mundial em prazo curtíssimo. Um dos fatores decisivos para a realização do I UFOZ 2012 agora é o forte incremento que o meio ufológico vem recebendo da mídia e da sociedade desde o lançamento da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, criada pela CBU e implementada pela Revista UFO, com repercussão global. Como se sabe, ao longo do movimento, especialmente depois de 2007, o Governo Federal liberou 4.500 páginas de seus arquivos ufológicos antes secretos, que agora estão à disposição da população — esse é um ato sem precedentes.

crédito: Biblioteca UFO
Site oficial: www.ufoz.com.br
Site oficial: www.ufoz.com.br

Fortes reflexos no continente

Hoje, o Brasil é uma das poucas nações do mundo a ter assumido a corajosa postura de revelar aquilo que já apurou oficialmente sobre a manifestação ufológica em seu território. Assim como sua comunidade ufológica é uma das mais respeitadas do planeta por ter tido a capacidade de se organizar e implementar a campanha, que alcançou o êxito de promover a abertura ufológica — a realização do IV Fórum Mundial de Ufologia está na raiz do mesmo processo, que teve fortes reflexos em países do continente, como Uruguai, Chile, Peru, Argentina e Equador. “A expectativa é de que o evento faça eco e dê continuidade a esta situação. Para tanto, durante o I UFOZ 2012, a Ufologia Brasileira será convidada a assumir uma nova iniciativa e estabelecer um novo momento da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, com a participação de todos os conferencistas e congressistas presentes”, declarou o coeditor de UFO Fernando de Aragão Ramalho, atual coordenador do movimento e que também estará palestrando em Foz.

Por que Foz do Iguaçu

Entre outras coisas, durante o I UFOZ 2012 vai se lançar a Carta de Foz do Iguaçu, uma nova reivindicação ao Governo para que libere o restante de seus arquivos secretos e crie finalmente uma comissão mista civil e militar de pesquisa ufológica — o documento será assinado também, além dos conferencistas, por todos os participantes que desejarem, que estão sendo chamados a tomar parte no processo.

A realização do evento em Foz do Iguaçu é estratégica por estar a cidade no centro do continente, com facilidade de acesso a pessoas de toda a América do Sul — e também por ser vocacionada como destino turístico nacional e internacional, com as Cataratas do Iguaçu e sua colossal hidrelétrica Itaipu Binacional. Será justamente na barragem da usina que se fará um dos momentos mais aguardados do evento, a Vigília Ufoastronômica Internacional. O lugar especialmente escolhido para sua realização é o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde está o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que reúne planetário, observatório e plataforma de observações onde são oferecidas diversas atrações científicas — é ali, com apoio de astrônomos e monitores do Polo e de ufólogos da UFO, que se fará a vigília.

Destino de outros mundos

O IV Fórum Mundial de Ufologia tem a pretensão de superar a primeira edição da série, realizada em Brasília, em 1997, igualmente coordenada por este editor e que teve nada menos do que 70 conferencistas de 35 países e de todo o Brasil, constituindo-se no maior evento de Ufologia já realizado até então. “No I UFOZ 2012 não teremos tanta gente se apresentando, mas hoje, uma década e meia depois do primeiro Fórum, os resultados da Ufologia são mais visíveis e um debate bem planejado, feito com lideranças ufológicas de todo o mundo, certamente pode gerar frutos excepcionais”, declarou Ricardo Varela, outro conferencista do evento.

Enfim, agora em contagem regressiva para o acontecimento, e tendo a população de Foz do Iguaçu abraçado a proposta da Revista UFO de fazer seu evento lá, resta conferir os resultados. A propósito, o slogan da cidade, destacado em seus impressos oficiais, é “O Destino do Mundo”. Bem, ele já está sendo mudado pelos ufólogos para “Agora Também um Destino de Outros Mundos”.