Edição 189

No antigo continente, uma espantosa casuística

01 de Junho de 2012

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

por Thiago L. Ticchrtti

UFOs em Brasília e Maringá?

Duas supostas filmagens de UFOs, uma em Brasília e outra em Maringá, no Paraná, chamaram a atenção da mídia nacional. Em 14 de março, o funcionário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Helder Cunha registrou um objeto não identificado voando no céu de Brasília. “Aquilo chamou minha atenção porque emitiu um clarão bem forte. Pensei que fosse um helicóptero pegando fogo”, disse. Procurado por esse colunista, preferiu não se manifestar sobre o episódio. A outra filmagem, que ocorreu em 17 de março no norte do Paraná, mostra estranhas luzes. A gravação foi feita por Ricardo Yoshio e divulgada pela imprensa local. Mas o que esses dois casos tem em comum? Seria uma invasão alienígena? Não, são simplesmente interpretações errôneas. No caso de Brasília, “tratou-se de um sinalizador”, disse o pesquisador Ricardo Varela, conselheiro especial da Revista UFO. E, em Maringá, eram apenas aeromodelos com luzes LED. “Ficamos famosos. Há vídeos nossos na internet com milhares de acessos”, ri Agnaldo Faria, um dos membros do grupo de aeromodelistas — que enganaram muita gente.

crédito: O Globo
O sinalizador visto pelo servidor Cunha, em Brasília
O sinalizador visto pelo servidor Cunha, em Brasília

Mutilação de gado na Argentina

Segundo o jornal eletrônico argentino TN Goya [www.tngoya.com], um novo caso de mutilação de gado foi registrado na zona rural do país. De acordo com o periódico, uma família teve nada menos do que quatro animais mutilados. “Os acontecimentos estão sendo atribuídos ao chupacabras”, informou Javier Acevedo, que assinou a reportagem. Como ocorre em todos os casos desse tipo, outros animais não se aproximam das carcaças. É interessante também notar que os cortes nas vítimas, principalmente na face, parecem ter sido feitos de forma cirúrgica e sem deixar sangue. A família prejudicada com as perdas, quando questionada pela imprensa, disse que na noite de 28 de março achou o silêncio dos animais muito estranho — e na manhã seguinte encontrou quatro deles mortos.

Objetos estranhos registrados no Afeganistão

Em meio à guerra civil e contra a presença dos Estados Unidos no Afeganistão, surgem relatos de avistamentos de estranhos objetos voadores não identificados nos céus daquele país. Foi o que ocorreu em 07 de março na cidade de Marja, a maior do sul da nação, quando três artefatos foram fotografados por um oficial norte-americano, que não se identificou. Segundo seu relato, os UFOs ficaram no céu por muito tempo, movendo-se de um lado para o outro. O evento foi testemunhado por outros marines, mas não chegou ao conhecimento do público. É certo que em tempos de guerra muitos aviões e mísseis podem ser confundidos com UFOs, mas também não podemos nos esquecer da presença de veículos extraterrestres observando nossos conflitos [Veja edição UFO 088, agora disponível na íntegra em ufo.com.br].

Filmagem de UFO na França

Após a noite de 03 de março, a vida não é mais a mesma para os moradores da pequena cidade de Volvic, na região de Auvergne, centro da França. O departamento de polícia local recebeu dezenas de telefonemas de moradores relatando o aparecimento de estranhas luzes no céu. Uma das testemunhas conseguiu filmar os objetos. “Parecia algo triangular com luzes azuis nas pontas e uma amarela no centro. Entrei em pânico, pois aquela coisa não fazia som algum e certamente não era um avião”, disse Alexander Trouex, autor do vídeo — que está chamando a atenção de muitos ufólogos. Esse colunista entrou em contato com o Groupement d’Etude et Information des Phénomènes Aérospatiaux Non Identifiés (GEIPAN), entidade oficial francesa de investigação ufológica, que afirmou estar pesquisando as imagens, mas que ainda não tinha uma conclusão.

Luzes sobre parque no Alasca

Três estranhos objetos foram fotografados por um grupo que estava em um parque noturno na cidade de Aleutians, no Alasca. Segundo os relatos, os artefatos surgiram como se fossem estrelas no céu, mas seu brilho logo chamou a atenção de todos — de repente, um deles se aproximou velozmente, aumentando de tamanho e causando pânico entre os presentes. Nesse momento, outro aparelho fez o mesmo, acrescentando ainda mais aflição aos moradores. Segundo as autoridades, foram feitas dezenas de chamadas para o telefone de emergência. Cinco minutos depois, os três objetos formaram um triângulo e dispararam até desaparecerem de vista — eles eram redondos e tinham coloração alaranjada, parecendo emitir centelhas da mesma cor.

Veículo superveloz é visto no Chile

O jornal eletrônico britânico Daily Mail [www.dailymail.com] informou a obtenção de um vídeo, gravado em um show aéreo ocorrido no Chile, em 2010, mas só agora divulgado, que conteria um registro espantoso. Um UFO teria surgido sobre o evento e sido filmado próximo da Base Aérea de El Bosque, em Santiago. Alguns céticos afirmaram se tratar de um defeito no equipamento, mas a jornalista e pesquisadora Leslie Kean — entrevistada da edição UFO 180 — disse que o vídeo merece uma investigação mais profunda. Segundo ela, “o Centro de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA), órgão oficial do governo chileno para investigação ufológica, encontrou esse mesmo objeto em outras sete partes da filmagem, o que descarta qualquer tipo de aberração técnica”. Em recente palestra nos Estados Unidos, o general Ricardo Bermúdez, presidente do CEFAA, causou espanto ao afirmar que o UFO viajava a 6.437 km/h. Leslie disse ainda que não acredita que o governo chileno investigaria algo tão profundamente se o objeto não fosse algo sério. “Com tantos experts no assunto, o Chile jamais colocaria sua reputação em jogo”.

Artefatos misteriosos filmados na Austrália

Estranhas luzes foram registradas sobre a cidade de Amamoor, no estado australiano de Queensland, em 17 de março. Charlie Whaite, depois de ver a estranha luminosidade, pegou sua câmera e registrou o que parecia ser um objeto cilíndrico. O jornal matinal da emissora de TV Sunrise, canal 7, levou ao ar as imagens. Segundo a reportagem, além de Whaite, muitos moradores relataram ter visto o mesmo artefato. “Gostaria muito de saber o que é aquilo, pois não acredito que seja um avião”, disse. O aparelho tinha formato cilíndrico e luzes em toda a sua extensão, como janelas.

Possível caso de abdução em Trento, Itália

Um caso de possível abdução múltipla está sendo investigado pela polícia italiana. O evento teria ocorrido em Trento, no Alto Ádige, em 03 de março. A família vitimada, cuja identificação está sendo mantida em segredo, teria tido um encontro com três extraterrestres em uma rodovia remota da região. O pai, de 43 anos, contou aos policiais que viu uma luz no meio da estrada e, como não conseguia passar, pensou que se tratava de algum caminhão com problemas, descendo do carro. Quando deu dois passos para fora do veículo, sentiu o corpo paralisado — a partir daí ele só se lembra de ter visto flashes e que estava de volta ao carro, quando uma grande luz já se distanciava no céu. O caso tomou repercussão nacional, mas, devido ao fato de as testemunhas serem parentes de um magistrado local, as investigações estão correndo sob sigilo.