CAPA

Os círculos continuam desafiando a Ciência

Revista UFO | Edição 74 | 01 de Outubro de 2000

SHARE

MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

UFOs na Chapada Diamantina

Além das belezas naturais, a Chapada Diamantina (BA) guarda muitos mistérios. Em julho um fato aconteceu nos céus de Lençóis (BA), deixando o comandante Luiz Augusto, da Linhas Aéreas Pantanal, estupefato. Por volta das 02:10 h da madrugada, quando pilotava um avião ATR-72 na rota São Paulo-Lençóis, foi acompanhado por dois UFOs até o aeroporto de destino. Ele ficou tão surpreso que se emocionou ao contar o fato. “As luzes possuíam diferentes formatos e colorações, variando do vermelho ao azul, até chegar ao branco total”. Os objetos acompanharam a aeronave durante toda a trajetória, realizando evoluções impressionantes no céu.

Interior de SP na Rota de Naves

No dia 08 de julho deste ano, aproximadamente às 01:30 h da madrugada, um objeto foi observado em Rio Claro (SP), à cerca de 800 m. Parecia-se com a Lua cheia, sumia e reaparecia durante 30 minutos. Depois assumiu o formato de um charuto, voltando ao normal em seguida, quando dividiu-se em esferas coloridas. Horas antes do avistamento, um casal na Rodovia Anhanguera avistou uma enorme esfera de luz dourada voando a baixa altura. O objeto era oval e seu tamanho era o de um campo de futebol. A região é rica em avistamentos, inclusive nas cidades vizinhas de Piracicaba, São Pedro, Torrinha, Santa Maria da Serra, Americana e até mesmo na área rural.

UFO Aparece em Rio Brilhante

Um objeto voador não identificado surpreendeu estudantes na madrugada do dia 03 junho deste ano. Eles estavam numa estrada próxima à Fazenda Rincão, à 18 km de Rio Brilhante (MS). O motorista da prefeitura Jacinto Ferreira Arcanjo, 44 anos, disse que o UFO cruzou a fazenda sobrevoando a área, pairando sobre o ônibus a uma altura de 300 m. A nave era arredondada, com cerca de 40 m de diâmetro. “Uma luz fluorescente forte envolvia o objeto, clareando o local onde estávamos”, disse. Jacinto e oito jovens saíram do ônibus e puderam observar mais atentamente o fenômeno. Após o fato, moradores de fazendas próximas disseram também ter avistado um objeto semelhante sobrevoando a região. Eles comentaram que o fenômeno não se parece com nada que já tenham visto e, por isso, acreditam que se trate de um disco voador. O caso foi noticiado pelo jornal O Progresso.

Projeto de lei sobre os UFOs é vetado no plenário

No último dia 09 de agosto o Projeto de Lei 2324, de autoria do deputado federal João Caldas (PL-AL), foi finalmente levado ao plenário. Caldas propunha a oficialização da Ufologia, mas o relator do projeto, deputado Vic Pires Franco Neto (PFL-PA), deu parecer contrário à sua aprovação, contando com apoio unânime dos membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados. A lei, se aprovada, seria de extrema importância para os ufólogos, que poderiam contar com recursos legais para efetiva divulgação dos inúmeros fatos da rica casuística brasileira.

Em requerimento entregue ao ministro da Defesa Geraldo Quintão, em fevereiro deste ano, Caldas solicitou a liberação das informações sobre UFOs que estariam em poder das Forças Armadas. Esses subsídios seriam decisivos no momento da apreciação do projeto. Entretanto, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica negou a existência de um setor que investigue o assunto, apesar de conter nos relatórios do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro vários registros confirmando UFOs no espaço aéreo brasileiro – o que é explicado por eles como simples interferências eletromagnéticas que os radares não conseguem identificar...

Em entrevista concedida à Revista UFO em julho passado, o deputado João Caldas afirmou que o apoio efetivo para a aprovação de seu projeto somente aconteceria quando houvesse o que ele chamou de “pressão inteligente” – através do envio de cartas, faxes e e-mails de apoio – para esclarecer os objetivos e a importância de sua lei, que garantiria o registro oficial dos casos ufológicos envolvendo principalmente pilotos militares. Contudo, durante a votação, o relator Vic Pires se limitou a uma breve citação da existência de duas emendas ao projeto, evitando que surgisse debate em torno do assunto e argumentações contrárias a seu parecer. Caldas ainda pode recorrer à outra sessão de discussão em plenário, desde que haja a concordância de um décimo do corpo de deputados e sua solicitação esteja no prazo de até cinco sessões após a divulgação oficial da primeira decisão.

Contudo, os deputados federais foram dispensados pela Câmara para tratar de seus interesses políticos durante as eleições, retornando às atividades normais da Casa somente após o processo eleitoral. O descaso com a questão ufológica e a falta de apoio ao deputado João Caldas por parte dos parlamentares já era esperado pela Comunidade Ufológica Brasileira. Mais
uma vez fica confirmado que o problema para a conscientização do fenômeno não é a falta de evidências, mas os interesses pessoais dos governantes sobressaindo aos da nação.

Guia para Abduzidos por Seres Extraterrestres

Milhares de pessoas que são seqüestradas por extraterrestres não se lembram do que lhes aconteceu. As que recordam, espontaneamente ou através de hipnose regressiva, sofrem traumas psíquicos e a incerteza quanto à possibilidade de um novo contato no futuro. Com o objetivo de auxiliar essas pessoas, o Instituto para o Estudo da Inteligência Não Humana, com sede na Bélgica, publicou recentemente um guia de ajuda destinado a todos os abduzidos. A publicação foi elaborada pela hipnoterapeuta clínica Deborah Lindemann, que pretende esclarecer os duvidosos casos de abdução. “É muito difícil distinguir entre pessoas que tenham sofrido reais seqüestros por extraterrestres das que tenham simplesmente participado de uma experiência mística ou esotérica, daí a importância em se definir critérios de avaliação”.

Segundo ela, orientados pelo guia poderemos detectar os sintomas das pessoas realmente raptadas por ETs. Os principais seriam: paralisia momentânea, total ou parcial, sensação constante de uma “presença” muito próxima e recordações de perda parcial da memória. Além disso, os contatados teriam estranhos pesadelos e escutariam ruídos inexplicáveis. Aliados aos sintomas psíquicos teríamos os físicos, como derrames de sangue pelo nariz e o surgimento de estranhas marcas pelo corpo dos seqüestrados. Com o guia, Deborah pretende ajudar as pessoas a lidar com a traumatizante e misteriosa experiência pela qual passaram, superando seus medos.

crédito: jamil vila nova
Abduções por ETs podem agora ser melhor analisadas
Abduções por ETs podem agora ser melhor analisadas

Incríveis Imagens de UFOs

Um vídeo de alta resolução traz imagens inéditas de um UFO que sobrevoou a região de Northwich, na Grã Bretanha, dia 09 de julho. A informação foi divulgada pelo Centro Britânico de Estudos Ufológicos (Bufosc). Segundo o informe, um cidadão britânico filmou o objeto por volta das 14:00 h. O homem teria, inclusive, gravado conversas entre controladores de tráfego aéreo no momento em que o UFO [Foto ao lado] passava, usando um aparelho que capta conversas de rádio entre pilotos em vôo e aeroportos. As gravações revelaram forte agitação por parte dos controladores, que já detectavam o fenômeno. O diretor da Bufosc, Eric Morris, confirmou que vários especialistas em imagens ufológicas analisaram o vídeo, como Russel Callaghan, da UFO Magazine.

Callaghan, considerado um dos maiores especialistas mundiais no assunto, afirmou que aquela era a melhor gravação de UFOs que já tinha visto. Morris e o ufólogo Tim Matthews ficaram impressionados com a qualidade das imagens, a clareza do material e o formato do objeto voador. Caso seja confirmado que o objeto tenha origem extraterrestre, o vídeo se tornará o mais espetacular registro ufológico de todos os tempos.

PROMESSAS ELEITORAIS UFOLÓGICAS

Já há algum tempo a questão ufológica vêm sendo utilizada em campanhas eleitorais nos Estados Unidos como fonte de votos. Vários candidatos - entre eles o atual presidente Bill Clinton - prometeram que, se eleitos, iriam divulgar à sociedade informações até então sigilosas relativas ao Fenômeno UFO. Após as eleições, no entanto, nenhum deles cumpriu o prometido. Agora é a vez do candidato George W. Bush aproveitar-se do tema para angariar mais alguns simpatizantes. Seu pai, George Bush, fez o mesmo em campanha, mas, quando eleito, seu governo conduziu os assuntos ufológicos com rigidez nunca antes vista. De acordo com o repórter da rede de televisão CNN, Jonathan Karl, W. Bush declarou que seu candidato à vice-presidência, Dick Chaney, utilizaria sua experiência como ex-secretário de Defesa para a divulgação de informações atualmente mantidas em segredo. Além dele, outros candidatos à presidência manifestaram-se favoráveis ao fim da política de acobertamento. Harry Browne e Heather Harder também afirmaram estar dispostos a abrir os arquivos do governo, se eleitos. Isso comprova que as autoridades já admitem o Fenômeno UFO, mas somente tocam no assunto quando lhes convém.

Observação Múltipla no Oriente

Houve um incrível avistamento em massa na cidade de Kandahar, no Afeganistão, no último dia 15 de agosto. O fenômeno também foi visto nas províncias Samangan, Urozgan, Dolbak e Zabol. A Imprensa islâmica divulgou que os objetos voadores eram parecidos com mísseis, o que fez com que o movimento político islâmico Taliban levantasse a possibilidade de que os norte-americanos estivessem bombardeando a fronteira do país. Contudo, o líder político Ahmadullah Ahmadi informou que o objeto tinha o formato de uma estrela, possuía luz própria e se movimentava silenciosamente.

Após cruzar o país os UFOs se dirigiram para o Paquistão, sendo presenciados por centenas de pessoas na capital Quetta, em Loralal, Barhan e Kohlu. Segundo funcionários do governo paquistanês, as autoridades passaram a noite do avistamento discutindo a possível origem dos objetos. Em Baluchistão, fronteira com o Afeganistão, os UFOs puderam ser vistos nas cidades de Chaghi, Pishin e Quiila. “Vamos investigar o caso, inclusive porque o fenômeno já foi constatado em várias cidades”, declarou preocupado o chefe de segurança do governo, coronel Asmatullah. A onda ufológica no Oriente Médio teve início no Afeganistão, e a última aparição acredita-se que tenha sido um disco voador solitário em Dera Ghazi Khan, no Paquistão.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO