Edição 146

Eles estão de volta, mais audazes e desafiadores

01 de Outubro de 2008

PONTO DE ENCONTRO

Onde os Leitores da UFO se Manifestam

Instituto Carl Sagan

Sensacional a idéia de criar o Instituto Carl Sagan (ICS), que só podia ser mais uma iniciativa dos integrantes da Equipe UFO. Achei maravilhosa a proposta de praticar a transdisciplinaridade na pesquisa do Fenômeno UFO, atingindo níveis bem superiores de respostas sobre a presença alienígena na Terra. Parabéns por mais esta iniciativa.
Luiz César Gimenez,
São Roque (SP)

A Equipe UFO ainda tem fôlego para nos surpreender, desta vez com a criação do Instituto Carl Sagan (ICS), conforme comunicado na seção Mensagem do Editor da UFO 145. A idéia, exposta por A. J. Gevaerd, “de tomar decisões e implementar resoluções no sentido de se conhecer a fundo e de maneira multifacetada a presença alienígena na Terra, como proposta central do Instituto”, não poderia ser mais acertada. Parabéns!
Maria Helena G. Ramos,
Florianópolis (SC)

ETs EM CURAS ESPIRITUAIS

Conhecedora há anos do esplêndido trabalho da doutora Mônica Medeiros, que atende despojadamente enfermos de todos os tipos com tratamentos espirituais – com ou sem a participação de ETs –, fiquei maravilhada com a entrevista que a Revista UFO fez com ela para a seção Diálogo Aberto da edição 145, A Intervenção de ETs nos Processos de Cura Espiritual. Quero parabenizar a publicação pela escolha da doutora Mônica, assim como o entrevistador Fernando Ramalho e a própria entrevistada, por sua seriedade e dedicação à “causa”.
Dolores Albuquerque Simão,
por e-mail

Finalmente, a nossa querida Revista UFO apresenta uma entrevista que explica, de forma didática, consistente e objetiva, os processos de curas espirituais, agora enfocando a ação de seres extraterrestres nestas ações, através da médium e entrevistada Mônica Medeiros. Seu trabalho deve ser recomendado pela seriedade com que é desenvolvido, assim como ela merece nosso respeito por sua integridade e generosidade em ajudar tanta gente necessitada.
Aparício Mendes Filho,
Brasília (DF)

Fiquei boquiaberto ao ler a entrevista com a doutora Mônica Medeiros na seção Diálogo Aberto da UFO 145, A Intervenção de ETs nos Processos de Cura Espiritual. Ela realmente tem coragem, como médica, de vir a público admitir fazer curas usando expedientes nada ortodoxos, para dizer o mínimo das chamadas curas espirituais. E, mais ainda, admitir também que parte dos processos conta com a ajuda de seres espaciais. Será esta uma nova forma de Medicina ou uma nova forma de Ufologia, a que surge nos centros espíritas espalhados pelo país, como a Casa do Consolador?
Humberto Figueiras,
por e-mail

Fascinante o trabalho desenvolvido pela doutora Mônica. Fascinante e emocionante. Meus parabéns a esta corajosa senhora.
Célio Schulmann
Brusque (SC)

Aliens na Lua

Interessantíssimo o artigo Bases de ETs na Lua, do co-editor Marco Antonio Petit, publicado na UFO 145. Como sempre, Petit nos presenteia com informações de qualidade, baseadas em suas próprias pesquisas do assunto, o que dá outro significado às conclusões apresentadas. Também parabenizo o artista Luca Oleastri pela belíssima imagem que ilustra a matéria e a capa.
Gilmar A. Pozzo,
por e-mail

Há décadas sabemos que a NASA, assim como as agências espaciais de outros países, esconde informações sobre a ação de outras espécies cósmicas em nosso satélite natural. A própria Revista UFO já publicou inúmeros artigos sobre o tema, sempre tratando-o com seriedade. Mas me pergunto até quando se manterá este véu de sigilo em torno do assunto – véu este que o co-editor Marco Petit afastou um pouco, permitindo uma visão mais clara da situação.
Atheneu Borges Cunha,
Passo Fundo (RS)

Muito oportuna a matéria Bases de ETs na Lua, de Marco Petit, publicada na UFO 145. Ela saiu apenas algumas semanas após o astronauta Edgar Mitchell deslumbrar o mundo com suas revelações sobre UFOs no espaço e o que a NASA oculta. É impressionante o crescente número de pessoas, em posições de destaque no mundo científico, político e religioso, que vêm a público revelar o que sabem. Até parece que há um plano orquestrado por estas figuras para, gradativamente, a verdade ser apresentada ao público, após ter sido vergonhosamente sonegada há tantas décadas.
Maria B. Tereza Thomé,
Fortaleza (CE)

Hora da verdade

Excelente, profissional e muito esclarecedor o artigo A Hora da Verdade, do coronel Antonio Celente Videira, na UFO 144. Mas o que chama mais a atenção é um militar graduado e consciente, como demonstra ser o autor do texto, escrevendo para nossa querida Revista UFO. E mais, sendo também consultor da publicação. Parabenizo-os pelo elevado nível atingido.
Juarez Martins Campos,
Botucatu (SP)

A edição UFO 144, por conter o artigo A Hora da Verdade, de Antonio Celente Videira, esgotou-se em menos de uma semana em minha cidade. Por isso, peço que reponham o estoque nas bancas ou no Portal UFO [ufo.com.br], para podermos adquiri-la.
Luiz Felipe Peco,
por e-mail

UFOs NA ANTÁRTIDA

Parabenizo a Equipe UFO e especialmente o meteorologista Rubens Junqueira Villela pela excelente e esclarecedora entrevista na seção Diálogo Aberto da UFO 144, UFOs na Antártida e Seus Múltiplos Níveis de Ação. Nela pude desfrutar de várias informações sobre avistamentos de UFOs naquela gélida região. Já tive a oportunidade de entrevistar outras pessoas que estiveram na Antártida e também avistaram fenômenos lá, como o comandante Waldyr e o subcomandante Guedes, ambos do navio oceanográfico Professor Besnard.
Edison Boaventura Júnior,
São Paulo (SP)

Rubens Junqueira Villela nos dá uma aula de Ufologia em sua entrevista, publicada na seção Diálogo Aberto da UFO 144. O texto, intitulado UFOs na Antártida e Seus Múltiplos Níveis de Ação, mostra que mesmo cientistas, como é o entrevistado, podem sim se manifestar sobre o Fenômeno UFO, investigando e dando a conhecer seus resultados à sociedade. Parabéns!
Vilma Célia Agustin,
por e-mail

Turismo ufológico

Li a matéria Potencial Ufoturístico Brasileiro, de Paulo Aníbal G. Mesquita, na UFO 143. Gostaria de saber se vocês têm algum encarte com informações sobre as regiões brasileiras com potencial para este tipo de turismo ou um roteiro pelo território nacional. Estarei de férias no mês que vem e por isso planejo uma viagem em que quero realizar turismo de natureza ufológica em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Também pretendo realizar um trabalho de mestrado sobre o tema.
Marco Antônio,
por e-mail

Capas da UFO

Quero sugerir à Revista UFO que faça pôsteres das capas, pois são muito criativas.
Elver Teixeira,
por e-mail

Parabéns pelas capas cada vez melhores da Revista UFO, que nos enchem os olhos, e também pela reformulação interna no layout da revista, que se mostrou mais dinâmico, moderno e leve, permitindo a melhor absorção de seu fantástico conteúdo.
Nicci A. Camacho,
Curitiba (PR)

Abertura dos arquivos

Com relação à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, proposta pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) através da Revista UFO, gostaria de dizer-lhes que, em linguagem jurídica, chama-se habeas corpus o recurso usado para liberar uma pessoa presa. E assim, pode-se utilizar o termo habeas data para trazer ao público os arquivos militares sobre os UFOs.
Ênio Kersting Correa,
por e-mail

Vocês que fazem a Revista UFO estão de parabéns. Gosto muito de ler o que é escrito pela Equipe UFO e admito que ela está fazendo um ótimo trabalho. Meus votos são pela divulgação dos arquivos secretos escondidos pelo governo, ainda mais agora em que o pensamento de estarmos sozinhos no universo se tornou coisa absurda.
Vinicius Costa de Faria,
por e-mail

Ainda o Caso Riolândia

Acredito que, antes do Caso Riolândia, eu era uma das únicas pessoas residentes naquele município que acreditava em UFOs. E com os acontecimentos do começo deste ano, fiquei muito impressionado. Pesquisei todos os dias novas notícias e busquei saber mais através dos meios de comunicação. Eu, como tantas outras pessoas, não só de Riolândia, mas também de outras partes do mundo, sou criticado e recebo gozações por acreditar e ter a curiosidade de estudar e tentar entender estes fenômenos.
Paulo H. Azevedo, 15 anos,
Riolândia (SP)

UFO paralisa trem

Gostaria de informar à Revista UFO que há quase 20 anos uma nave extraterrestre parou um comboio ferroviário na região de Vianápolis, Goiás. O maquinista da locomotiva informou que ela estava puxando quase 40 vagões, que foram abordados por um veículo de outro sistema estelar. Peço que verifiquem e publiquem algo sobre isso.
José Neves do Oriente,
por e-mail

Mulher sem rosto

Ao receber a edição UFO 143 e olhar a foto da platéia do 36º Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, realizado em maio deste ano em Curitiba, notei uma coisa bem estranha. Na primeira fila do lado direito do auditório, uma senhora aparece sem o rosto. É estranhíssimo. Ampliem e vejam a foto. Onde está o rosto desta senhora? Lá só tem cabelos, como se fosse uma peruca no vazio...
Luiz Gonzaga Scortecci de Paula,
Irati (PR)

Lendo a edição UFO 143, observei na página 18 uma foto do público presente ao 36º Congresso Brasileiro de Ufologia Científica. Logo à frente da multidão aparece uma mulher cujo rosto não está visível. Curioso, analisei a foto com uma lupa a procura de uma resposta. Gostaria de saber algo mais sobre aquela imagem, se foi erro na impressão ou algo de diferente na platéia?
Sérgio Ricardo L. Mauhs,
por e-mail

Na matéria Construindo o Futuro da Ufologia, do editor A. J. Gevaerd, publicada na UFO 143, há uma foto em que aparece uma mulher de roupa azul e, ao seu lado, outra pessoa que também parece uma mulher, mas que não tem seu rosto visível, mesmo estando a cabeça dela na imagem. O que vocês me dizem disso? Aproveito para parabenizar a revista, que está melhor a cada mês.
Pedro Marcos Avelar,
por e-mail

A UFO noutros países

Estive há pouco tempo no parque da Universal Studios, em Orlando, Flórida, e para minha surpresa, dentro de uma das atrações dos Homens de Preto (MIBs), havia na decoração do cenário um exemplar da Revista UFO. Infelizmente não consegui fotografar, mas foi muito legal ver a UFO lá.
Sandro Crespim,
por e-mail

Tenho seguido com grande interesse a cobertura que fazem da Ufologia em sua excelente revista e no Portal UFO [ufo.com.br]. Parabéns pelas primorosas reportagens e artigos profundos que ajudam a criar uma nova consciência individual e coletiva. Infelizmente, a UFO chega com enorme atraso a Portugal, onde resido e exerço a atividade de professor universitário na área da engenharia.
Abel Gomes Ferreira,
Coimbra, Portugal

Comando Ashtar

Desejo parabenizá-los pelo trabalho atual e eficiente na área de pesquisa ufológica. Tenho contatos visuais e telepáticos com alguns ETs ligados ao Comando Ashtar e coloco-me disponível para mais informações sobre o tema.
Vera Lucia de Araújo Rosa,
por e-mail

Leitores comentam

Realmente está havendo uma onda internacional de avistamentos de naves alienígenas, pelo o que leio no Portal UFO [ufo.com.br]. Estaremos perto de um contato definitivo, ou tudo não passa de uma farsa, ou mesmo engano? Este assunto é realmente fascinante.
Lourenço Fabis,
por e-mail

Olá. Tenho apenas 10 anos, mas já gosto muito de Ufologia e queria ver um ser extraterrestre de verdade em foto. Será que vocês podem me mandar? Agradeço muito!
Ana Karen,
por e-mail

Sou fascinado por Ufologia, especialmente quando se fala de seres extraterrestres. Gostaria muito de ser um ufólogo. Mas li a seção O Leitor Pergunta, de UFO 145, onde o editor A. J. Gevaerd esclarece que não existem cursos de Ufologia no Brasil. Lamentei muito isso, mas serei então autodidata.
José Henrique Rufino,
por e-mail

Desejo parabenizar toda a Equipe UFO e dizer que acompanho a publicação desde 1989, sendo leitor incondicional e adepto da Ufologia séria que ela pratica.
Ronaldo Basílio,
por e-mail

Sou advogado em Campinas e leitor da Revista UFO. Realmente, vocês estão de parabéns. Nunca vi nada igual e com certeza continuarei sendo um leitor assíduo, com perspectivas de me inteirar mais e tomar parte das atividades desenvolvidas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).
José Carlos Padula,
por e-mail

Gostaria de dar meus parabéns à Equipe UFO pelo trabalho realizado há tanto tempo. Acredito no esforço de vocês e acho muito interessante o que fazem. Continuem pesquisando e estudando a presença alienígena na Terra, pois os resultados levarão o ser humano ao sucesso.
Alencar Ipagipe,
Florianópolis (SC)

Os UFOs podem ser uma esperança ou ameaça? Tenho apenas 12 anos e já me questiono. Adoro investigar Ufologia e já avistei uma nave pairando na minha frente.
Thales Maia,
Jundiaí (SP)

TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR

A Revista UFO consegue se superar a cada edição, apresentando matérias ao mesmo tempo fascinantes e instigantes. O texto que é chamada da capa, Bases de ETs na Lua, se equipara, em quantidade de informações, à ótima entrevista com a doutora Mônica Medeiros.
Gilton A. Souza,
Araçatuba (SP)

Infelizmente, a Revista UFO continua com sua trajetória de misturar Ufologia com assuntos místicos e afins, como foi a entrevista com a doutora Mônica Medeiros. Até quando iremos ter que aturar esta mistura sem sentido de assuntos, que nada contribui?
Gisele C. C. Mendes,
por e-mail

O LEITOR PERGUNTA

Discos voadores, meteoritos e blecautes

Como distinguir um meteorito em queda de um objeto voador não identificado em nossa atmosfera, ou seja, de um disco voador mesmo? E por que UFOs gostam tanto de pairar sobre centrais elétricas, causando blecautes?
Gilberto Mesquita,
por e-mail

RESPOSTAS

Desde os tempos antigos temos relatos de objetos rasgando o céu, que são atribuídos a divindades que estariam enviando mensagens aos mortais. Embora seja um fenômeno muito bonito de se observar, hoje já não são tão estranhos e muito menos vistos como mensagens dos deuses. Nossa ciência possui o conhecimento e os instrumentos para detectar sua entrada em nossa atmosfera. Há muitos sites com as datas de diversas chuvas de meteoritos que ocorrem durante o ano. O rastro de um meteorito, com raras exceções, dura muito pouco tempo – menos de um segundo – e eles têm trajetórias que muitas vezes indicam que estão viajando em nossa atmosfera, não caindo na Terra. Alguns desses objetos são de gelo e se chocam com telhados ou paredes, abrindo buracos que, após o derretimento, não deixam vestígios. Muitas vezes, durante a queda, são confundidos com UFOs.

Já os blecautes relacionados ao Fenômeno UFO são bem raros. Relatos de naves próximas a estações de distribuição de eletricidade ou sobre represas hidrelétricas e nucleares existem, e mesmo objetos flutuando nas proximidades de linhas de transmissão são relatados por testemunhas confiáveis. Porém, todos os blecautes ocorridos são facilmente explicáveis por falhas técnicas ocorridas no sistema.
Ricardo Varela Correa,
engenheiro do INPE e consultor da UFO

EQUIPE UFO

Conselho Editorial da UFO ganha novos membros

A Equipe UFO – a maior comunidade ufológica do planeta, formada por editor, co-editores, conselheiros especiais, consultores, correspondentes internacionais e tradutores da Revista UFO no Brasil e em outros 56 países – ganha novos integrantes. Desta vez, seis novos estudiosos se incorporam ao grupo na condição de consultores, auxiliando na produção de cada nova edição da publicação, e três voluntários se juntam à equipe como tradutores de inglês e espanhol. Entre os novos consultores estão o militar carioca Antonio Celente Videira, o funcionário público gaúcho Euclides Goulart Nunes Pereira, o empresário paulista Francisco A. P. Pires de Campos, o desenvolvedor de sistemas de Araçatuba Gustavo Moretti, o professor Orlando de Souza Barbosa Júnior e o economista Paulo Iannuzzi, ambos do Rio de Janeiro. Entre os novos tradutores estão a professora de inglês Carolina de Ribamar e Silva, a publicitária Tatiane Haddad e a brasileira residente em Portugal Ynaia Sebalo, que já foi funcionária da Revista UFO em Campo Grande, há 10 anos.

Todos os novos consultores têm excelentes qualificações e vasto conhecimento do Fenômeno UFO, sendo aquisições preciosas para a Revista UFO. O coronel Celente Videira, da Reserva da Aeronáutica, é membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra (ESG) e publicou, na UFO 144, o artigo A Hora da Verdade, muito elogiado pelos leitores. Euclides Nunes Pereira desenvolve atividades ufológicas e ambientalistas na capital gaúcha, e lançou em 2005 a loja virtual Bazar Ufológico [www.bazarufologico.com.br]. Francisco Campos, integrante ativo na Ufologia há mais de 30 anos e membro do Instituto Carl Sagan (ICS), é proprietário da Estância Nova Era, de Botucatu, onde se realizou, entre 05 e 07 de setembro, o XII Diálogo com o Universo, com cerca de 300 participantes. Moretti, apaixonado por Ufologia e ciência desde criança, é integrante do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e realizou inúmeras pesquisas no oeste de São Paulo nos últimos 10 anos. Teve artigo publicado na UFO 145 [Possível Pouso de UFO em São Paulo].

O professor de biologia e química Orlando de Souza, autor de inúmeros trabalhos relacionando a origem da vida na Terra a seres extraterrestres, já foi consultor da Revista UFO no passado e agora volta a participar de nosso conselho editorial. E Iannuzzi, conferencista e especialista em civilizações antigas – principalmente Egito –, é fundador do Instituto Pilares de Hermes, que funciona no Rio de Janeiro, no qual ministra cursos, workshops e práticas de Ufologia científica e holística. As recentes adesões ao Conselho Editorial da Revista UFO fazem a equipe atingir quase 110 consultores. Seus integrantes têm experiência comprovada em áreas teóricas e experimentais da investigação da presença alienígena na Terra, formando um considerável quadro multidisciplinar dedicado à análise e interpretação de nossas relações com outras espécies cósmicas. Nenhuma publicação ufológica do planeta agrega um corpo tão distinto e ativo de pesquisadores. Sejam todos muito bem-vindos à Família UFO.

Novos tradutores são aceitos

A Revista UFO ainda continua precisando de tradutores voluntários, que falem fluentemente outros idiomas, para fazerem parte de sua equipe de voluntários. Os interessados, fluentes em quaisquer idiomas, devem escrever ao editor: [email protected]