CAPA

Jung e os UFOs

Revista UFO | Edição 268 | 15 de Maio de 2019

SHARE

IMPRENSA UFOLÓGICA

Literatura Sobre os Discos Voadores

Luzes do Medo
Carlos Mendes
Biblioteca UFO, 2019

Um dos casos mais famosos mundialmente, a missão militar secreta que ficou conhecida como Operação Prato mudou a história da Ufologia Brasileira quando, 20 anos após seu início, ela veio a público por meio do depoimento de seu comandante, o já coronel Uyrangê Hollanda. O fenômeno que motivou a movimentação e o envio de militares ao norte do Brasil, especificamente ao estado do Pará, entretanto, teve outro nome: chamava-se chupa-chupa. O curioso nome devia-se ao fato de que milhares de pessoas foram atacadas por luzes e criaturas misteriosas que lhe tiravam o sangue, não discriminando entre homens, mulheres, crianças, idosos e até animais. Foi algo assustador que durou além da operação militar — e marcou a vida de muitas pessoas que de uma forma ou outra tiveram contato com o fenômeno.

O jornalista e autor de Luzes do Medo Carlos Mendes esteve no local dos fatos enquanto eles ainda ocorriam, conheceu o então capitão Hollanda e muitas das testemunhas daquele terrível e estranho fenômeno. Seu livro, recém lançado pela Biblioteca UFO, já é um clássico, porque traz a voz de quem sentiu de perto o medo da população e o nervosismo dos militares que, afinal das contas, também não sabiam com o que estavam lidando.

Além de apresentar informações inéditas, a obra também está enriquecida pelo benefício do tempo, já que traz consigo a amadurecimento das percepções e opiniões de seu autor. A Operação Prato, assim como o Caso Varginha, ainda é um caso em andamento, cuja pesquisa está muito longe de acabar, e Luzes do Medo, por sua profundidade e seriedade ao tratar do assunto, nos auxilia a todos a entender a dificuldade e perigo que enfrentaram os moradores e os militares que estavam na região.

Hoje, mais de 40 anos depois da operação, em um mundo no qual a comunicação e a informação estão cada vez mais disseminadas, o mistério dos acontecimentos de então no norte do Brasil ainda não têm respostas. Mesmo com as milhares de páginas oficialmente liberadas sobre o assunto e com toda a pesquisa que continua sendo feita, não conseguimos entender o que realmente aconteceu naqueles meses e também por isso Luzes do Medo é uma obra imperdível, pois nos ajuda a pelo menos compreender o estado emocional dos protagonistas da história. Imperdível e fundamental.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO