CAPA

As abduções que ocorrem em família

Revista UFO | Edição 262 | 12 de Novembro de 2018

SHARE

IMPRENSA UFOLÓGICA

Literatura Sobre os Discos Voadores

Homo Deus: Breve História do Amanhã
Yuval Noah Harari
Cia das Letras, 2016

Nós vivemos a era da tecnologia de nossa civilização. Objetos e conceitos que vigoraram por décadas e às vezes séculos ou se tornaram obsoletos ou estão sendo paulatinamente substituídos por seus pares tecnológicos. Um exemplo fácil disso são os livros, jornais e demais publicações físicas, que tendem a se transformar em bits e bites. Outro exemplo é a indústria musical, que hoje está quase que completamente digitalizada.

Outra face desse avanço tecnológico é a transformação que ele proporcionou em nossa percepção de mundo. Não faz muito tempo, locais como a China, o Japão ou a Rússia pareciam, para a grande maioria das pessoas, longínquos e desconhecidos. Hoje, embora a geografia continue a mesma, estamos todos à distância de um clique de saber tudo o que é possível sobre esses países. Esses são exemplos simples, mas que escondem algo muito maior e profundo, que é o que toda essa tecnologia está fazendo com a nossa psique e as consequências das transformações que estão se operando em nosso inconsciente.

Homo Deus fala sobre isso de uma forma saborosa para o leitor. De contorno agradável, o livro mapeia as tendências evolutivas das tecnologias e suas graves consequências para a humanidade nos próximos 200 anos. É bem interessante entendermos o quanto a tecnologia nos coloca, cada vez mais, como dados em um enorme arquivo digital, que nos cataloga deste ou daquele jeito por preferências que vão desde aquilo que gostamos de assistir até aos produtos que mais consumimos. E o quanto isso afeta — e afetará cada vez mais — nossas emoções, valores e posturas sociais.

Embora fale sobre seres humanos, é possível se fazer um paralelo do que projeta o livro com o comportamento descrito por abduzidos e contatados de incontáveis tipos alienígenas, que parecem demonstrar muito conhecimento sobre nós e pouca empatia. Estaríamos indo por esse mesmo caminho? A tecnologia irá roubar nossa humanidade? Homo Deus é um livro muito interessante, que propõe algumas reflexões fundamentais para o futuro de nossa espécie.
O brilhante autor Noah Harari também deve ser lembrado por outra obra sua, Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, esta de 2011.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO