15 Anos de Atividades
Parabéns pelos 15 anos da revista. Espero que a publicação continue assim, tratando a Ufologia de forma séria. Gostei também da reportagem Espíritas e Holistas Garantem que Marte é Habitado, pois o assunto é complexo e merece ser analisado com profundidade. Quanto ao Urandir, o editorial de Rafael Cury nos mostra que ele não passa de um farsante que tenta calar os que buscam desmascará-lo.
Diego Mubarack de Melo,
ovnis@saopaulo.net
Sou leitor de UFO desde que a revista se chamava Ufologia Nacional & Internacional, há 15 anos. Confesso que testemunhei alegremente o progresso desta publicação, chegando até o ponto em que está. A Ufologia Brasileira está muito bem representada pela UFO, que não perde em nada para revistas do Primeiro Mundo.
Célia Bittencourt,
Rio de Janeiro (RJ)
Tenho acesso a revistas ufológicas de vários países, entre elas as excelentes UFO Magazine, da Inglaterra, e a italiana Rivista UFO, editadas respectivamente por Graham Birdsall e Giorgio Bongiovanni. Mas é na nossa Revista UFO tupiniquim que vejo os assuntos tratados de forma realmente aprofundada. Cada texto é uma verdadeira lição de Ufologia. Agora, ao ver a publicação completar 15 anos, entendo porque chegou onde está. Parabéns!
José Maria Castelo,
Goiânia (GO)
UFO 70
Excelente o artigo do ufólogo brasiliense Thiago Ticchetti, Experiências Sexuais entre Humanos e ETs. Eu sempre pensei que estas histórias fossem pura lenda, invenção ou exagero da cultura popular. Mas Ticchetti mostrou o contrário: que se tratam de extraordinários casos muito bem documentados e comprovados em que seres humanos foram seduzidos por extraterrestres.
Maria Alice Pimenta,
Fortaleza (CE)
Os espíritas são parceiros dos ufólogos, mas a maioria dos adeptos de cada uma dessas correntes não se dá conta disso. O objeto de estudo dos ufólogos tem muito a ver com o que crêem os espíritas. No entanto, a falta de uma visão global da questão ufológica prejudica um entrosamento de ambas as formas de pensamento. Por isso, parabenizo Eustáquio Patounas pela matéria Espíritas e Holistas Garantem que Marte é Habitado, de UFO 70.
Jusciléia Antunes Guimarães,
Campina Grande (PB)
Acho elogiável que UFO dedique tantas páginas à questão ufológica no Nordeste brasileiro, onde a casuística é tão intensa e profunda. E quero parabenizar o co-editor Reginaldo de Athayde pelo artigo sobre o Caso Antonio Alves Ferreira. Sempre indaguei por que a revista nunca o havia publicado… O trabalho de Athayde é muito elogiável e um exemplo a todos os que querem seguir a Ufologia seriamente.
João Abraão Cruz,
Santa Maria (RS)
Futuro da Ufologia
Brilhante o artigo de Carlos Reis em UFO 70, Para Onde Caminha e Qual é o Futuro da Ufologia Brasileira. O autor faz uma perfeita reflexão da Ufologia. Também concordo que a pesquisa ufológica se encontra num círculo vicioso, do qual não se vislumbra uma saída. Portanto, valeu muito seu alerta, pelo menos para que se abra um debate em torno do assunto. Também tenho notado que a questão ufológica, da corrente científica à religiosa,tem sido tratada de forma comercial, repetitiva e sem uma abordagem inovadora.
Clóvis Edson Alves,
Belo Horizonte (MG)
Sem sombra de dúvida, o artigo de Carlos Reis em UFO 70 foi, para mim, o que mais conseguiu sintetizar todo desconforto que sente quem deseja estudar Ufologia. Congratulações pelo brilhante trabalho e cerro fileiras com o autor no sentido de se enveredar por novos rumos ou por rumos verdadeiramente científicos, com metodologia, pessoal preparado, etc.
Paulo Capella,
pcapella@sol.com.br
Li e reli a matéria de Carlos Reis em UFO 70. Refleti muitoa respeito esou solidário ao autor na integridade de seu texto.Mudanças estratégicas e objetivas são necessárias à Ufologia, e urge que se façam planejamentos nesse sentido. É preciso sair da UTI e respirar ar fresco. As colocações do autor foram muito oportunas e merecem nossa consideração. Faço também meus elogios ao editor de UFO peladeterminação ao publicar o mencionado artigo na íntegra, cedendo espaçoe permitindo que essa semente seja jogada em seu terreno.
Esdras Martins,
Piracicaba (SP)
Geopolítica e UFOs
Tem toda razão o texto de Luciano Álvaro Cunha, Geopolítica Aplicada à Pesquisa Ufológica, ser o vencedor do Concurso Nacional de Ufologia. Mesmo sem conhecer os demais trabalhos, que imagino também serem muito bons, fiquei surpreso com o alto nível, a seriedade e a profundidade com que Luciano tratou do assunto em sua tese. Também achei excelentes as ilustrações premiadas. Parabéns pela iniciativa da Revista UFO em buscar novos talentos!
Sueli Vaz Sulleter,
Blumenau (SC)
A abordagem que Luciano Álvaro Cunha deu à Ufologia em seu artigo publicado em UFO 70 é simplesmente revolucionária. A Revista UFO deveria publicar mais textos deste nível, com argumentos sólidos e bem embasados sobre a problemática dos discos voadores.
Rafael Nunes Pittan,
Cascavel (PR)
Novo Visual de UFO
Tenho notado significativas melhoras no visual gráfico de UFO, desde que as capas e algumas ilustrações internas passaram a ser feitas pelo artista Philipe Kling David. Esse rapaz é muito talentoso e tem ajudado a revista a ficar cada vez mais bonita. A propósito, por onde anda o veterano ufólogo e igualmente talentoso ilustrador Jamil Vila Nova?
F. J. Moreira,
Pará de Minas (MG)
Acompanho a UFO desde seu surgimento, mas nunca vi a revista tão bonita quanto agora. Os textos estão muito bem escritos, a diagramação é bem atrativa e as ilustrações – em especial as que abrem as matérias – estão muito bem feitas. Acho que a revista finalmente atingiu sua maturidade. Mas acho também que seu preço poderia cair um pouquinho…
Aristides Bruno Haddad,
Uberlândia (MG)
Parabenizo a Revista UFO, pois está ficando cada vez mais atraente, interessante e bonita! Estou satisfeitíssima e muito feliz com o crescimento e a qualidade apresentada em suas edições. Há muito tempo venho acompanhando o incansável trabalho do editor junto à sua equipe de colaboradores e continuarei sendo sempre uma fiel assinante desta fabulosa publicação.
Alizes Helena Buzzato,
alizes@cwb.matrix.com.br
UFO na Internet
Parabenizo a Equipe UFO pelo excelente trabalho realizado em seu site na Internet. O conteúdo que vem sendo agregado a ele e os diversos links espalhados pelas seções são de grande utilidade aos ufonautas. A página tem potencial para se tornar um verdadeiro canal ufológico na web brasileira! Quanto à publicação na íntegra das reportagens de UFO, sugiro que estas sejam transformadas em mais uma fonte de renda, para que possa ser criada uma assinatura distinta da mencionada na revista impressa. Dessa forma não haveria custos de impressão e distribuição, e a assinatura seria mais barata, o que contribuiria para que os assinantes continuassem tendo acesso ilimitado ao site.
Marco Aurélio Botelho,
marcorelho2@hotmail.com
Gostei da idéia de vocês inserirem uma versão resumida das matérias no site da revista, estas que só podiam antes ser acessadas pelos assinantes. Assim, quem não conhece a UFO pode ver os resumos e se interessar pelo assunto. Gostaria de aproveitar para parabenizá-los pela contínua qualidade da publicação e também pelos artigos apresentados na mesma, que permanecem muito interessantes.
Reginaldo A. Miranda Filho,
ramfo@uol.com.br
Errata
Em nossa edição passada publicamos um box sobre o Caso Bragatto. No texto Mineiro Afirma Ter Ido a Marte com ETs, escrito pela Equipe UFO, é dito que o caso é considerado “legítimo pela Comunidade Ufológica Brasileira, por mais que seja extraordinariamente exótico”. Nem todos pensam assim, em especial os ufólogos mineiros. O estudioso Márcio Teixeira [ufominas@ task.com.br] escreveu à UFO para dizer que Bragatto foi pago pela emissora de tevê onde trabalhava para inventar o caso. Teixeira, que está investigando o fato desde 1996, diz ainda que Bragatto teria sido levado de avião do local de seu sumiço até Montes Claros, no norte de Minas. “Bragatto cai constantemente em contradição, não sendo, assim, uma testemunha confiável”, disse o estudioso em carta à nossa Redação, lamentando que não tivesse sido consultado antes. Nós também lamentamos nossa falha, que procuraremos reparar. Felizmente, os competentes ufólogos mineiros estão atentos!