Ticchetti UFO Research - Ufologia levada a sério

OVNI Cai em La Graña, na Galícia, Espanha - 1966

Por Thiago Luiz Ticchetti | 24 de Julho de 2018

Créditos: Lorem Ispun

Quedas de UFOs são uma das minhas especialidades. Tenho dois livros publicados a respeito.

Gostaria então de relatar a vocês um caso interessante ocorrido na Espanha.

OVNI Cai em La Graña, na Galícia, Espanha

Segundo informações de testemunhas à época e documentos oficiais e sigilosos do governo espanhol, em 1966, a marinha espanhola resgatou destroços de um objeto discoide que teria sobrevoado várias instalações militares em El Ferrol.

O evento teria ocorrido no dia 2 de abril de 1966, quando um objeto voador não identificado caiu no Mar de Graña, em frente à localidade galega de El Ferrol. Esse foi o primeiro caso de OVNI registrado no território galego e faz parte dos arquivos oficiais da Força Aérea, que são acessíveis através da Biblioteca Virtual do Ministério da Defesa espanhol.  Tudo começou às 23:30 horas de 2 de abril na estação de rádio La Carrera. Como indica o relatório desclassificado, os militares de serviço, o vigia e dois marinheiros testemunharam um objeto de considerável tamanho no céu, emitindo uma luz opaca e mudando sua forma aproximadamente a cada cinco minutos.

Um dos militares foi capaz de fotografar o objeto misterioso do centro de comunicações da Marinha localizado entre as cidades de Narón e Valdoviño, no distrito de El Ferrol. O comandante-tenente encarregado da estação de radiotelegrafo abriu informou que "o objeto estava à esquerda do Monte Campelo, um dos pontos mais altos da província de La Coruña, onde a base militar principal se localizava

O objeto sobrevoou os estaleiros de Astano, onde vários navios de guerra estavam em construção e, em seguida, se dirigiu para o mar, onde segundo testemunhas oculares, acabou caindo.

Quando os pescadores chegaram ao porto de Ferrol com o OVNI, um grupo de oficiais da Marinha já estava lá para encontrá-los e recolher o objeto. Os pescadores foram severamente advertidos a manterem suas bocas fechadas sobre ele.

O OVNI ficou guardado por muitos anos em um dos túneis dentro da base submarina La Graña, até que militares norte-americanos chegaram para levar o OVNI. Seu paradeiro nunca mais foi sabido.

O renomado ufólogo Miguel Pedrero, editor da revista Año Cero, conseguiu localizar algumas testemunhas que participaram da recuperação daquele objeto amarelado, cujo tamanho era comparável a um avião norte-americano Sabre F-86.

Parte das operações ocorreu a bordo de uma traineira de pesca chamada "Queen Mary". Um dos marinheiros, José Fernández, lembra: "Era um objeto amarelado que pesava uns 200 quilos. Era difícil colocá-lo a bordo e o colocamos na proa".

Os OVNIs até então tinham sido uma preocupação, mas não foram investigados. Entre junho de 1967 e outubro de 1968, a Espanha registrou uma série de avistamentos que envolveram aviões civis e militares, o que gerou forte impacto na mídia. Após uma reunião secreta da qual participaram apenas sete generais da Força Aérea, foi apresentada uma mensagem solicitando a cooperação dos cidadãos para notificar as autoridades às autoridades.

Em 17 de dezembro de 1968, o assunto OVNI estava concentrado na Seção de Operações do Estado Maior da Força Aérea e, finalmente, em 26 de dezembro, a Carta Circular 9266-CT foi emitida, estabelecendo padrões de pesquisa e classificando o assunto como confidencial.

Cópia de documento do governo espanhol sobre o caso

Thiago Luiz Ticchetti  
Coeditor Revista UFO 
Presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU)
MUFON's Assistant National Director of Brazil
MUFON Field Investigator
 
E-mail 1: [email protected]
E-mail 2: [email protected]
 
Facebook: www.facebook.com/Thiagoticchetti
Youtube: www.youtube.com/c/ThiagoLuizTicchetti
Twitter: @TLTufologo
Instragram: ThiagoTicchettiUFO

Sobre o Autor

Thiago Luiz Ticchetti

Este é o blog do Thiago Ticchetti, coeditor e colunista da Revista UFO, autor de dez livros publicados sobre o fenômeno ufológico dentre os quais "Guia da Tipologia Extraterrestre", Guia da Tipologia dos UFOs" e "Quedas de UFOs". Colunista da revista inglesa "UFO Truth". Assistente do Diretor Nacional da MUFON no Brasil e Pesquisador de Campo certificado pela MUFON e membro da STAR da MUFON. Apresenta ao vivo, pelo Facebook e Youtube, o programa "Sinal Extraterrestre".