Ufologia no Rio Grande do Sul

Retrospectiva NEUS 2010

Por Rafael Amorim | 04 de Janeiro de 2011

Créditos: Lorem Ispun

Este é o último dia de 2010 o ano que \"faríamos o contato\" lembrando a obra do Arthur Clark. Estou sentado à frente do computador, minha janela para o mundo, escutando a boa música escocesa e céltica. Relembrando tudo que aconteceu neste ano que passou.

A criação do MGU, as vigílias, as aparições e as conquistas de nosso grupo foram o que marcaram nossa jornada rumo ao 2011.

Veja abaixo nossa retrospectiva.


16 - 01: Reunião inicial do MGU - o MOVIMENTO GAÚCHO DE UFOLOGIA, já com seu nome, logotipo e contando com 6 grupos ufológicos realiza reunião para traçar as metas, metodologia de trabalho e o calendário de eventos.

12 - 02: São lembrados pelo NEUS em seu programa de rádio a previsões que não se realizaram como as de Domingos Yezi e Paul Laussack. Domingos yezy afirmava que até 2005 um corpo celeste maior que Júpiter estaria presente no nosso sistema solar. Já Paul falava que um abalo sísmico muito grande feito por um asteroide que cairia em Porto Rico e produziria um grande maremoto em 1999.

20 - 02: Com as marcas que apareceram em uma plantação de arroz no interior do Estado é reaberto a discução sobre os geoglifos gaúchos.

21 - 02: Na argentina aparece marcas em um campinho no pátio da Polícia em Vitória, seguido de outro numa província em Termas de Rio Hondo, Santiago del Estero. Ambos os casos investigados por colegas argentinos do Código OVNI e divulgados em primeira mão no RS pela conexão UFO do NEUS.

27 – 03: Rafael Amorim, coordenador do NEUS palestra no I Encontro de Ufologia em IPUAÇU - SC

01 - 04: O Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul ganha uma sede própria no Parque da Oktoberfest. Com sala para palestras, escritório e cozinha própria. O local foi cedido pela Secretaria Municipal de Turismo.

20 - 04: O NEUS participa do Santa Cruz é Joia e marca lugar como uma das primeiras entidades apoiadores da feira. Com ajuda da revista UFO o NEUS montou um estande com produtos do selo revista e fez grande divulgação da pesquisa ufológica na região com apresentação de vídeos e fotos.

23 - 04: Geólogos identificam meteorito raro em Arvorezinha- RS.

28 - 04: Inaugurada a SEDE do NEUS com a participação da imprensa regional, políticos e pesquisadores da ufologia.

21 - 06: II semana Ufológica acontece na dependências do Colégio Militar de Porto Alegre. O NEUS participa como membro do MGU - Movimento Gaúcho de Ufologia o qual realiza sua 3 reunião durante o evento.

10 - 07: Acontece a vigília do NEUS com a presença de pesquisadores e membros de grupos holísticos de Porto Alegre assim como colegas ufólogos de Venâncio Aires. As constantes aparições de UFOS na região do interior de Vera Cruz leva o grupo a montar uma base de observações por lá.

18 - 08: UFO desperta a população de Santa Cruz do Sul naquela noite. NEUS descobre que se tratava de uma operação noturna da FAB com um VANT.

20 - 09: NEUS contacta o médium Divaldo Pereira Franco. O planeta Júpiter é observado pelo NEUS durante a sua maior aproximação da Terra nos últimos 50 anos.

01 - 10: Rafael Amorim palestra na Livraria Cultura em Porto Alegre e responde perguntas do público sobre a campanha de abertura dos arquivos classificados secretos pelas forças armadas.

09 - 10: Durante a Oktoberfest o MGU reúne-se mais uma vez e as diretrizes mais importantes são traçadas, mais um grupo integra ao movimento é o GEUC de Pelotas-RS

18 - 10: O Programa Conexão UFO do NEUS - na rádio 105.9 fm - comemora 3 anos de existência.

13 - 11: NEUS faz vigília em Caçapava do Sul, local de diversos aparecimentos do fenômeno UFO no RS. Na ocasião, junto ao grupo de escoteiros Botucaraí, o ufólogo Rafael Amorim observa pequena chuva de meteóros.

15 - 11: Ufos voltam a aparecer periodicamente no interior de Vera Cruz, o NEUS presenciou por 7 vezes essas aparições, sem ter como solucionar as aparições divulga intensamente na imprensa local, muitas outras testemunhas vem a falar. O caso permanece um mistério e as luzes param de aparecer neste período.

14 - 12: Falece Jose Victor Soares, o pilar da ufologia gaúcha nos deixa com um legado a ser respeitado e seguido pelos ufólogos de nosso estado.

18 - 12: Rafael Amorim e o brigadeiro José Carlos Pereira falam para publicação universitária UNICOM sobre a abertura dos arquivos classificados sigilosos.

20 - 12: NEUS entra em férias e fecha a sede para internamente preparar-se para o ano 2011.



Esperamos que o ano de 2011 seja P

Para o ano de 2011 o NEUS já se prepara para grandes atividades como a segunda edição do Santa Cruz é Joia onde o mais audacioso projeto do grupo será lançado, O Mirante Astronômico de Santa Cruz do SUL. A II semana Ufológica em Porto Alegre e o I encontro de Ufologia Mística em Santa Cruz do Sul já são pautas certas para o calendário do ano. Até lá...

Feliz ano novo a todos e uma boa \"caçada\".



Rafael Amorim

Sobre o Autor

Rafael Amorim

Fatos e pesquisas ufológicas na região sul do Brasil e países vizinhos.