Como Ser um Ufólogo?

TV israelense decide investigar autor do \'UFO\' de Jerusalém

Por Paulo R. Poian | 23 de Setembro de 2011

Créditos: Lorem Ispun

\"Roupa suja se lava em casa\"

Passados vários meses dos polêmicos e desacreditados vídeos de um suspeitíssimo UFO planando sobre o Domo da Rocha, em Jerusalém (Israel) - no caso que ficou conhecido como \"UFO de Jerusalém\" -, postados no Youtube por Eligael, resultado de série viral ou marketing viral, parece que somente agora a TV do país descobriu e resolveu investigar, finalmente, o que e quem seriam os protagonistas do suposto \"flagrante\".

Não deu outra: Eligael é dono de uma produtora e ator. As demais pessoas que seriam as testemunhas e também teriam gravado outros vídeos, são alunos de cinema e possuem ligações com o mesmo!

Bem, aí está o resultado da reportagem: O colaborador e tradutor da Revista UFO Eduardo Rado gentilmente transcreveu ao português a maior parte das falas, de forma a ficar bem compreensível o conteúdo a todos os leitores. Colei abaixo na íntegra:

Muito bem! A verdade é que isso está nos deixando loucos há semanas. Está nos ocupando. Aliás, ocupando o mundo todo. Televisões, jornais, todos fazem a mesma pergunta: quem está por trás do UFO de Jerusalém, que inundou a internet com milhares de visitas?

Hoje, Nitai Elboim nos traz mais do que pistas. Nitai…

Desta vez, a confusão foi maior do que nunca. Os vídeos não apenas pareciam autênticos. Havia vários vídeos do mesmo UFO naquele mesmo local. Supostamente, não há ligação entre as pessoas que o filmaram. O vídeo que iniciou todo o tumulto foi feito por Eligael Gadliovich. Este é um dos ângulos que vimos.

Logo depois disso, três adolescentes postaram outro vídeo. Como podem ver, este vídeo mostra o mesmo UFO em um ângulo diferente. Eles dizem ter visto o UFO por acaso. A partir daí, os filmes se espalharam pela mídia do mundo todo.

[Noticiários em inglês]

Também ficamos na dúvida, porque parecia ser uma documentação rara e autêntica. Então, com ajuda do i-Share, recebemos detalhes muito interessantes. Por exemplo, Eligael não é um mero cinegrafista ao acaso. Ele é um homem do cinema, dono de uma produtora.

Também descobrimos que Eligael já foi ator. Um de seus filmes trata do mundo dos mistérios. Aqui podemos vê-lo de camisa preta. Vocês não vão acreditar quando eu disser quem é o segundo ator. O nome dele é Golan Ardiv. Ele é professor de cinema dos três jovens que fizeram o segundo filme do UFO!

Com isso, a história de que os dois cinegrafistas não se conheciam parece vazia. Então, telefonamos para Eligael.

- Então foi tudo mera coincidência?

- Não existem coincidências. Não acredito em coincidências. Uma coincidência pode não ser coincidência, entende? Quanto à questão, filmei o que filmei. Eu investiguei o filme e o que eu digo é que investiguei do ponto de vista cinematográfico. O que sei é que o desconhecido é maior do que o que se conhece. É só isso o que tenho a dizer.

- Eligael, o que digo tem algum fundamento?

- Conversamos uma outra hora. O bebê está aqui e eu…

- Só um minuto. Responda apenas uma pergunta…

- O bebê está chorando. É tudo verdade. Tudo nessa história é verdadeiro. Tudo o que dizem é verdade. Então é tudo verdade.

Como não conseguimos respostas, tentamos falar com Golan Argev, professor dos três jovens. No início, ele negou conhecê-los. Depois, mudou sua versão.

- Qual sua ligação com o filme do UFO?

- Eu estava lá quando aconteceu, então…

- Estava lá? Com Eligael?

- Sim, sim.

- Há um outro filme de um outro ângulo, feito por três jovens.

- Sim, não sei sobre isso. É algo que os jovens colocaram na rede.

- Você não os conhece?

- Não, não os conheço.

- Mas eles estudam na mesma escola em que você ensina, não?

- Você está falando dos três jovens que fizeram a filmagem?

- Sim.

- Alô? Ah, aqueles três eu conheço.

- É mesmo uma rara coincidência. Você chegou a conversar com eles sobre o caso?

- Humm… na verdade, não. Porque estávamos perto das provas finais. Então não tive chance de discutir o assunto com eles.

Muito bem. Coincidências. Então, parece que os filmes não são assim tão autênticos. O que está por trás deles? Isso ainda não sabemos. Uma campanha de guerrilha?

Cenas de um novo filme, talvez?

Se fosse arriscar, eu diria que é um novo filme. E essa deve ser uma campanha de promoção.

Bem, é só um palpite. Na verdade, não sabemos.

Vamos continuar acompanhando a história e veremos.

Bela investigação, Nitai. Obrigado. 

Saiba tudo sobre o caso:

UFO de Jerusalém - Mais uma farsa virtual desvendada

Polêmica sobre \'UFO\' de Jerusalém vai chegando ao fim

Especialista da MUFON caracteriza UFO de Jerusalém como uma farsa

Novo \'UFO\' em Jerusalém, agora diurno

 

Sobre o Autor

Paulo R. Poian

Aqui é o espaço do Paulo Poian, consultor da UFO, que aconselha e informa aos iniciantes sobre como se tornar um ufólogo idôneo e consistente, e discute a hipótese extraterrestre e aceitaçao da Ufologia cientificamente