Como Ser um Ufólogo?

Guerra dos Mundos teve versão brasuca há 40 anos

Por Paulo R. Poian | 26 de Outubro de 2011

Créditos: Lorem Ispun

Programa de rádio causou pânico no Maranhão

Uma adaptação radiofônica da obra de ficção científica A Guerra dos Mundos pôs o Exército em alerta, fechou boa parte do comércio e provocou pânico generalizado entre a população.

Não se trata da célebre encenação levada ao ar em 1938 por Orson Welles nos EUA, mas de uma versão que, em 1971, comemorou o aniversário da rádio Difusora de São Luís (MA), transformando a rotina da cidade - como ocorrera 33 anos antes durante a emissão norte-americana.

\"O programa foi interpretado pelos ouvintes não como uma invasão alienígena, conforme seu roteiro, mas como se fosse o próprio fim do mundo\", explicou o professor Francisco Gonçalves da Conceição, organizador do livro \"Outubro de 71 - Memórias Fantásticas da Guerra dos Mundos\", que reconstitui a histórica transmissão.

Fruto de três anos de trabalho de uma turma de graduação em jornalismo e relações públicas da Universidade Federal do Maranhão, a obra está sendo lançada nesta quarta-feira (26), em São Luís, com a presença de alguns dos protagonistas que transformaram o então pacato sábado 30 de outubro de 1971 naquele que, para muitos de seus ouvintes, seria seu último dia sobre a Terra.

Reação nas ruas

Os relatos sobre as conseqüências da transmissão são conflitantes, mas sabe-se com certeza que o comércio do centro histórico de São Luís fechou as portas - as pessoas queriam ir o quanto antes para suas casas a fim de \"morrer\" ao lado dos familiares. Naquele dia, os motoristas de táxi tiveram trabalho de sobra...

Leia matéria completa de Alec Duarte para o G1, com vídeos e gravação original da narração histórica, clicando aqui.

Leia também:

No Equador, adaptação de A Guerra do Mundos teve ao menos seis mortos

Os 73 anos de A Guerra dos Mundos

 

Sobre o Autor

Paulo R. Poian

Aqui é o espaço do Paulo Poian, consultor da UFO, que aconselha e informa aos iniciantes sobre como se tornar um ufólogo idôneo e consistente, e discute a hipótese extraterrestre e aceitaçao da Ufologia cientificamente