Edição 270
DESTAQUE

Unidentified, por dentro das investigações ufológicas dos Estados Unidos

Por
23 de Jul de 2019
O UFO Tic Tac, que será descrito na matéria, visto a partir de um dos jatos Super Hornets
Créditos: PENTÁGONO

Em dezembro de 2017, o jornal The New York Times publicou uma impressionante matéria de primeira página sobre a existência de uma misteriosa atividade ufológica do Pentágono, o Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP). Junto à revelação foram também divulgados ao público três vídeos oficiais de encontros com UFOs reportados por pilotos da Marinha norte-americana. O ex-oficial de Inteligência militar e agente especial que comandou o AATIP, Luis Elizondo, confirmou a existência do programa secreto do governo criado para pesquisar e investigar o que os militares chamam de “fenômenos aéreos não identificados (FANIs)” e a matéria controversa começou a chamar a atenção do mundo [Veja edições UFO 255 e 257, agora disponíveis na íntegra em www.ufo.com.br].

Elizondo renunciou ao seu cargo no Pentágono após expressar ao governo que esses FANIs poderiam representar grande ameaça à segurança nacional e que não estava sendo feito o suficiente para lidar com eles ou com possíveis vulnerabilidades. Agora, como parte da inovadora produção da To The Stars Academy of Arts & Science (TTSA), a série televisiva de seis partes Unidentified: Inside America’s UFO Investigation [Não Identificado: Por Dentro das Investigações Ufológicas dos Estados Unidos], que está sendo exibido pelo canal History, Elizondo vem diante das câmeras, junto do ex-roqueiro da banda Blink-182 Tom DeLonge, cofundador e presidente da TTSA, e Chris Mellon, ex-subsecretário adjunto de Defesa e Inteligência dos Estados Unidos, expor uma série de contatos ufológicos surpreendentes e realizar novas investigações fascinantes que incitarão o público a fazer perguntas e exigir as respostas.

Unidentified revelará evidências e gravações em vídeo recém autenticadas, entrevistas inéditas com testemunhas e ex-militares que nunca falaram antes, além de grandes avanços na compreensão da tecnologia por trás da fenomenologia ufológica. A série tem pretensões de expor o que, por tantos anos, o governo norte-americano escondeu do público — porém, há uma grande chance de esse movimento servir como força motriz incentivadora da abertura ufológica também em outros países, não somente nos Estados Unidos.

O programa secreto

Como é de costume nos Estados Unidos, toda verdade começa a aparecer após algum escândalo midiático. Este começou, como se disse, quando o jornal The New York Times mostrou, em 2017, que um valor de 22 milhões de dólares era destinado ao enigmático e secreto Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP), por meio do orçamento do Departamento de Defesa norte-americano (DoD). Programa esse que, pelas declarações oficiais, teria sido encerrado em 2012. Era assim que o Pentágono queria que parecesse...

Durante anos, o AATIP investigou UFOs, segundo funcionários do DoD, em entrevistas com participantes do programa e registros obtidos pelo The Times. O programa foi dirigido até 2017 por um oficial da inteligência militar, o citado Luis Elizondo, quando então este renunciou por acreditar que o programa não estava dando atenção ao que poderia representar uma grande ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos.

O AATIP começou em 2007 e foi inicialmente financiado em grande parte a pedido do senador Harry Reid, o democrata do estado de Nevada e líder da Maioria no Senado na época — ele há muito tempo tem interesse em fenômenos aeroespaciais não identificados. A maior parte do dinheiro foi direcionado para uma empresa de pesquisa espacial dirigida por um empresário bilionário e amigo de longa data de Reid, Robert Bigelow, que atualmente trabalha com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para produzir aeronaves que cheguem à Lua e além. Bigelow é dono, entre outras coisas, de uma rede de hotéis nos Estados Unidos — e é a pessoa que mais investiu recursos para se pesquisar o Fenômeno UFO no mundo.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

Anunnaki: Aqueles que do céu desceram à Terra

Já está no ar a Edição 270 da Revista UFO. Aproveite!

Jul de 2019

Fomos visitados