ARTIGO

Uma jornada ufológica na Amazônia

Por Equipe UFO | Edição 273 | 12 de Outubro de 2019

A verdade é que casos envolvendo o fenômeno do chupa-chupa, a presença de luzes estranhas e de aparelhos misteriosos estão espalhados pelas comunidades
Créditos: RAFAEL AMORIM, EXCLUSIVO PARA A REVISTA UFO

Uma jornada ufológica na Amazônia

Importante para o equilíbrio ecológico do planeta e fundamental para o equilíbrio climático do Brasil, a Floresta Amazônica é a maior riqueza de nosso país por tudo o que contém e representa. É também de uma beleza indescritível e cheia de segredos que talvez nunca conheçamos. Uma das últimas florestas intactas da Terra, ela desperta paixões no mundo inteiro e é vista por muitos como algo que deve ser preservado em favor da humanidade. Não bastasse tudo isso, a região também é palco de inúmeras ocorrências ufológicas, como um dos mais famosos eventos da história da Ufologia, ocorrido no final da década de 70.

Batizado de Operação Prato, o caso envolveu a presença de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e inúmeras testemunhas civis que se viram vítimas do famoso fenômeno “chupa-chupa”, que consistia na retirada de sangue humano por meio de raios de luz vindos de UFOs ou “aparelhos”, como eram chamados na região. O fato, que até hoje permanece sendo pesquisado por diferentes ufólogos, veio a público quando o comandante da operação, coronel Uyrangê Hollanda, concedeu uma entrevista ao editor da Revista UFO A. J Gevaerd e ao então coeditor Marco Petit, na qual detalhou aquilo que havia observado durante sua missão na Amazônia.

Os acontecimentos pesquisados pela Operação Prato ocorreram nos estados do Pará e Maranhão, mas se estenderam também ao Amazonas. A verdade é que casos envolvendo o fenômeno do chupa-chupa, a presença de luzes estranhas e de aparelhos misteriosos estão espalhados por todas as comunidades ribeirinhas da região — e se juntaram às muitas outras histórias envolvendo luzes e seres estranhos que já existiam na floresta. Gevaerd é o ufólogo brasileiro que mais pesquisou ocorrências ufológicas na Amazônia, local que frequenta em média duas vezes por ano, tendo ido a diferentes áreas da floresta conversar com ribeirinhos e investigar casos mais de 20 vezes. E cada vez que ele anuncia que vai para algum lugar pesquisar, muita gente quer acompanhá-lo. Por isso, o editor decidiu organizar as viagens e lançou o site www.viajecomgevaerd.com.br, que contempla expedições também a vários outros lugares [Veja box na página 57].

Extraterrestres na Amazônia

As notícias sobre o que se passa na Região Amazônica e também o deslocamento até lá não eram tão fáceis há algumas décadas como são hoje, o que manteve muitos pesquisadores longe da possibilidade de investigar in loco as alegações que chegavam até aos estudiosos. Para o coeditor da Revista UFO Toni Inajar Kurowski, “é possível encontrar na região histórias impressionantes e acredita-se que o sobrevoo, aterrissagem e avistamentos de tripulantes de UFOs na área remontem há muitos séculos, muito antes de os europeus chegarem ao Brasil. Pesquisadores perceberam que nossos nativos já haviam criado suas próprias denominações para os avistamentos de sondas e discos voadores, os quais eram interpretados muitas vezes como sendo animais e aves”.

Ainda de acordo com o pesquisador, membros de diversas nações indígenas e caboclos ribeirinhos veem estranhas “canoas voadoras” descendo do céu e agregam esses acontecimentos a lendas que já se perpetuam por inúmeras gerações, justificando o caráter folclórico e religioso com que muitas pessoas ainda tratam esse tema. A região transborda de histórias. E justamente foram elas, em conjunto com as ocorrências da Operação Prato, que levaram o editor da UFO a fazer viagens periódicas para a região — ele passa alguns dias na floresta, acompanhando o desenvolvimento dos relatos que já colheu e também conhecendo novas testemunhas e recolhendo novos casos.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Compartilhe esse artigo:

Sobre o Autor

Equipe UFO

Comentários

UPDATED CACHE