ARTIGO

Ufologia Pontocom/ A Internet a Serviço da Ufologia

Por Equipe UFO | Edição 74 | 01 de Outubro de 2000


Créditos:

Ufologia Pontocom/ A Internet a Serviço da Ufologia

A REVISTA UFO NA INTERNET

A revolução efetivada pela Internet em nossas vidas atingiu em cheio a Ufologia, como todos os ramos do conhecimento humano. Através dela, informações podem ser disseminadas mais rápida, eficiente e abrangentemente a todas as partes do mundo. O instrumento uniu ufólogos dos quatro cantos do globo e encurtou distâncias. Antes da Internet, eles perdiam muito tempo na busca de informações, na checagem dos fatos e na troca de experiências com colegas pesquisadores. Hoje isso é passado. Embora o volume de casos e dados legítimos que chegam ao nosso conhecimento tenha aumentado sensivelmente, o que facilitou a busca por novos fatos, causou certo transtorno a quem se utiliza da rede.

A chamada literatura virtual existente hoje proporciona a todos os interessados em Ufologia campo para qualquer tipo de atividade nesta área. Entretanto, lidar com a rede não é tarefa rápida ou fácil. É preciso ter critério na seleção do material a ser consultado, porque grande parte dos dados podem ser forjados ou originados de fontes pouco confiáveis. Em termos de literatura ufológica, por exemplo, estima-se que apenas 10% das informações divulgadas na Internet sejam verdadeiras, até mesmo pela natureza peculiar do assunto. No Brasil, diversos sites têm se aventurado a informar de forma ética e dinâmica os interessados em Ufologia. O site da Revista UFO, por exemplo, agradou tanto que hoje tem uma média de 800 acessos diários, chegando à 1.000 em dias de pico. Isso só comprova a credibilidade do veículo e sua seriedade em levar a você, leitor, informação precisa e de qualidade. Ao longo do tempo, inúmeras modificações e melhorias foram feitas em nosso site, como a área para download de fotos, ilustrações e textos, e a implantação da lista UFO Online, que foi muito bem aceita pelos ufonautas que navegam pela rede. Debates acirrados puderam ser vistos desde seu início, em julho, quando tínhamos 68 pessoas cadastradas. O sucesso foi tanto que, em apenas cinco dias, esse número havia saltado para 149. Atualmente, são mais de 500 pessoas trocando informações e idéias sobre Ufologia, numa média de 100 mensagens por dia.

Volume de Informações

Inicialmente, tivemos dificuldades com o excesso e tamanho das mensagens, mas depois os membros da UFO Online se habituaram a enviar mensagens em volume apropriado. Desde sua implantação, a lista de discussão vem promovendo um saudável intercâmbio de dados entre os participantes, que muitas vezes auxiliam na produção da revista. Esse foi o caso dessa edição, por exemplo, na qual o engenheiro de sistemas e pesquisador da Sociedade de Pesquisas Ovniológicas e Fenômenos Paracientíficos de Campo (SPOC) Rogério Chola contribuiu de forma brilhante com seu interessante texto Compreendendo a avançada tecnologia dos extraterrestres, que começa na página 29. Assim como ele, inúmeros novos autores têm remetido seus trabalhos para avaliação. Centenas de e-mails chegam à redação da revista a cada dia, tratando dos mais diversos assuntos e contendo significativas contribuições. Tanto que UFO, hoje, tem quase 70% de sua produção baseada nesse tráfego de informações.

Diversos assuntos foram amplamente comentados na UFO Online, como a agitada casuística ufológica do Rio Grande do Sul, casos como o de Luis Fernandes Barroso, em que houve agressão por parte de ETs, e até mesmo o tíbio retorno de Urandir ao cenário nacional, que mais uma vez tentou, em vão, prejudicar nossa Ufologia e denegrir a Revista UFO. Ênfase especial nas discussões foi dada ao mistério dos círculos ingleses, tanto que esta edição acabou sendo torneada para apresentar o tema em seu mais amplo espectro. Como se vê, a lista de debates de UFO começou agitada e promete se aquecer ainda mais.

Melhorias Previstas

Com relação ao site da revista, melhorias significativas estão em fase de implantação, atendendo principalmente às sugestões de nossos leitores e assinantes. Entre elas está disponibilizar ao ufonauta um maior número de fotos e textos para download. Vamos também inserir pequenos trechos de documentários da Videoteca UFO, em formato apropriado, para que todos possam assisti-los antes de decidir comprá-los. Os livros da Biblioteca UFO já têm vários de seus capítulos disponibilizados gratuitamente, para assinantes ou não. Esperamos com isso beneficiar a todos os interessados em Ufologia que, já há algum tempo, acompanham nosso trabalho e nos auxiliam na produção da revista, uma publicação que só existe graças a você leitor.

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Compartilhe esse artigo:

Sobre o Autor

Equipe UFO

Comentários