ARTIGO

Saem os resultados do V Concurso de Ufologia da Revista UFO

Por Equipe UFO | Edição 266 | 15 de Março de 2019

O Concurso Nacional de Ufologia é uma oportunidade para crescimento e melhoria da Ufologia Brasileira
Créditos: RAFAEL AMORIM

Saem os resultados do V Concurso de Ufologia da Revista UFO

Lançado no ano passado para estimular o surgimento de novos talentos na Ufologia Brasileira, e também reconhecer aqueles que fazem seu trabalho anonimamente, a Revista UFO lançou em março de 2018 seu já tradicional Concurso Nacional Ufologia, em sua quinta edição, visando escolher entre os trabalhos participantes os que representassem os melhores exemplares de três modalidades de participação: melhor artigo ufológico, melhor ilustração ufológica e melhor fotografia ufológica.

Cerca de 100 trabalhos foram apresentados, mas muitos foram previamente desclassificados por não estarem em concordância com as regras anunciadas da competição, publicadas várias vezes na própria Revista UFO e na página de inscrição para o concurso na internet. Infelizmente, muitos participantes — em especial das categoria de melhor ilustração ufológica e melhor fotografia ufológica — não observaram que os trabalhos a serem enviados tinham que ser originais, e não extraídos da internet. As fotos apresentadas, à exceção de uma, foram descartadas por serem meros reflexos, e não imagens autênticas de UFOs.

Os trabalhos participantes foram examinados por uma comissão julgadora formada por 10 integrantes do Conselho Editorial da Revista UFO e o anúncio dos vencedores foi feito no site publicação em 31 de janeiro. Os primeiros colocados ganharam prêmios de valor significativo e terão seus trabalhos publicados na revista a partir da próxima edição, sendo então reconhecidos nacional e internacionalmente. Conheça os membros da comissão julgadora em box nestas páginas.

Categorias e premiação

O V Concurso Nacional de Ufologia foi bem específico com relação aos requisitos de participação, com modalidades claramente explicadas. Na categoria de melhor artigo ufológico, por exemplo, só seriam aceitos artigos inéditos e originais. A temática foi de livre escolha e cada concorrente pôde submeter até três trabalhos — não foram aceitos trabalhos de ficção científica e nem plágio, obviamente. Os quesitos julgados foram atualidade e originalidade da temática, profundidade da abordagem, objetividade na apresentação e precisão na pesquisa.

Já na categoria de melhor ilustração ufológica foram aceitas imagens originais com temática de livre escolha. Cada concorrente pôde enviar até três ilustrações. O método empregado na confecção das imagens ficou a critério de cada candidato, podendo ser pintura à óleo, aquarela, desenho ou computação gráfica etc. Nesta modalidade, os quesitos levados em consideração pela comissão julgadora foram originalidade da temática, precisão e qualidade gráfica, domínio da técnica e fidelidade com o Fenômeno UFO.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Compartilhe esse artigo:

Sobre o Autor

Equipe UFO

Comentários