ARTIGO

Polônia, terra de estranhezas

Por Piotr Cielebias | Edição 259 | 10 de Julho de 2018

NÃO HÁ
Créditos: RAFAEL AMORIM, EXCLUSIVO PARA A REVISTA UFO

Polônia, terra de estranhezas

Este artigo não é sobre distantes luzes no céu, mas sim sobre impressionantes fenômenos ufológicos que ocorrem há séculos na Polônia, a chamada “Terra de Estranhezas”. Ele é composto principalmente de fatos e de relatos de testemunhas oculares que presenciaram coisas demasiado estranhas para serem mencionadas pela mídia oficial. Tais abundantes ocorrências deram origem ao meu livro UFOs na Polônia, recém-lançado no Brasil [Código LIV-044. Biblioteca UFO, 2018], que também é uma reação a muitas obras e documentários modernos sobre Ufologia que sempre mostram os mesmos casos e antigas hipóteses. Essa tendência levou muitas pessoas a supor que a melhor parte da história ufológica da Polônia tenha acontecido nas décadas de 70 e 80, e que nada de novo tenha acontecido antes e depois disso.

Nos últimos anos, poucos casos ufológicos tiveram divulgação mundial, e mesmo assim o YouTube e outros sites de vídeo estão repletos de vídeos e relatos, a maioria anônima e parcialmente falsa, dando a impressão de que há uma grande onda ufológica ocorrendo. Essa imensa bacia de conhecimento chamada internet está se transformando, aos poucos, em uma fonte de informações desencontradas e inúteis, e de desinformação também, embora, claro, seja preciosa para aqueles que sabem como usá-la. O mesmo se dá em meu país, onde, para além de casos soltos e simples, temos uma fascinante e complexa casuística ufológica, como veremos.

A maioria dos encontros próximos e acontecimentos desconcertantes envolvendo UFOs na Polônia, que revelam a complexa natureza do Fenômeno UFO, nunca foram conhecidos no Ocidente. Os poloneses também fazem parte do mundo ocidental, claro, mas preferimos ficar entre os europeus orientais. Os fatos que vamos mencionar aqui podem soar exóticos para alguns leitores, entre eles o de que a era moderna de avistamentos de discos voadores na Polônia tenha começado em 1922. Meu livro, e consequentemente este artigo, é uma espécie de ensaio histórico sobre ocorrências ufológicas em meu país, compilado a partir da literatura ufológica e de um intenso trabalho de pesquisa.

Os primeiros avistamentos

É muito comum na Ufologia traçar paralelos entre mitologia, folclore e as modernas manifestações de UFOs. Os dados compilados e analisados pelo doutor Jacques Vallée, por exemplo, mostram que existem intrigantes similaridades entre os seres e fenômenos descritos nas antigas lendas e tradições com os modernos relatos de contatos imediatos. Isso não se restringe apenas às similaridades visuais entre “estrelas milagrosas” e “carruagens dos deuses” e os modernos discos voadores, mas também aos efeitos posteriores ao contato com tal fenômeno. Há uma linha comum em muitas lendas e contos antigos que narra como aqueles que foram tocados por seres misteriosos na forma de gnomos, anões, anjos, deuses etc, nunca mais foram os mesmos — eles ficaram confusos e como que enfeitiçados por aquilo que haviam encontrado, exatamente como os atuais abduzidos, contatados e testemunhas de eventos ufológicos. Com uma dose de imaginação, podemos encontrar características ufológicas nos antigos contos e religiões.

O povo polonês faz parte da família eslava, que inclui russos, checos, eslovacos, ucranianos, bielorrussos, sérvios, croatas, bósnios e povos de outras nações que, até hoje, ainda conseguem entender relativamente bem o idioma uns dos outros. No início da Idade Média nossos antepassados se dispersaram pelo leste e sudeste da Europa, lançando as bases para o surgimento dos primeiros estados. A Polônia surgiu no século X, mas algumas teses modernas supõem que um estado avançado da tribo de Wislanie tenha existido na parte sul do país, onde hoje se situa a Cracóvia, já no século VIII.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Compartilhe esse artigo:

Sobre o Autor

Piotr Cielebias

Comentários