ARTIGO

O ouro fácil, que encanta e fascina, também ilude

Por Equipe UFO | Edição 84 | 01 de Fevereiro de 2003

Urandir ?Puxa Contato? com ETs, no jargão do Projeto Portal. Na verdade, dá sinal para seus funcionários escondidos acionarem canetas a laser
Créditos: ARQUIVO UFO

O ouro fácil, que encanta e fascina, também ilude

A história do fundador do Projeto Portal está intimamente ligada ao nobre metal. Enquanto era servente de pedreiro no interior de São Paulo, Urandir Fernandes de Oliveira sonhava com riquezas e tinha planos de tornar-se garimpeiro. Ao fazer amizade com o vendedor de peixes Ernani Garcia de Lima, que ia constantemente ao Mato Grosso do Sul buscar o pescado para abastecer mercados paulistas, Urandir vislumbrou a possibilidade de se instalar nas paragens que conheceu. Não tinha, como alega, nenhum sonho de montar uma comunidade para contatos com ETs ou coisa do gênero no estado, e sim o de encontrar ouro e com ele ficar rico. Nada mais natural.

Sua instalação na propriedade que agora lhe pertence deu-se pelo mesmo desejo que moveu milhares de brasileiros em direção à Serra Pelada. Nas terras onde está o Projeto Portal também há ouro, tanto que Urandir conseguiu oito alvarás do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para explorá-lo. São as licenças de número 7.931 a 7.939, emitidas em 08 de fevereiro de 2000, que dão a ele um prazo de três anos para encontrar o metal. Esta informação foi veiculada no Diário Oficial da União, de 11 de fevereiro de 2000. Não se sabe se conseguiu seu intento, mas sua relação com ouro não pára por aí e tem versões ainda mais curiosas.

Por exemplo, Urandir tem apresentado palestras pelo Brasil afora alegando ser capaz de materializar o metal a partir do nada. Tomando os inscritos em seus cursos para demonstrações, faz pequenas pepitas de ouro saírem de suas cabeças, testas e nucas. Todos ficam maravilhados, mas tudo não passa de um dos mais simples truques que se aprende na arte da prestidigitação, da qual Urandir era mais que aprendiz quando buscava peixe com Ernani, seu sócio no projeto até o presente. Nessa ocasião, realizava shows de mágica de salão, entretendo amigos e populares com truques de baralho, perfumes, moedas e pedrinhas que surgiam do nada. Mais recentemente, vendo que o argumento do ouro é convincente e atraente, passou a alardear que em breve o dinheiro terrestre não terá mais valor, sendo então substituído por um tal “dinheiro dourado”.

Nada mais conveniente do que uma moeda como essa, que não encontre barreiras para sua circulação. Mas, é claro, tal fato só se dará aos membros do Projeto Portal – e, ainda assim, apenas quando houver um holocausto que finalizará a existência humana na Terra. Urandir diz para seus interlocutores mais próximos que no subsolo da área onde ele construirá aquilo que chama de Cidade dos ETs, existe muito ouro e diamantes para todos. Isso explicaria muitas coisas...

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Compartilhe esse artigo:

Sobre o Autor

Equipe UFO

Comentários

UPDATED CACHE