Edição 276
DESTAQUE

Interpretando o Fenômeno UFO com uma nova ótica

Por
18 de Jan de 2020
A matéria pode ser abordada de três formas diferentes, que chamaremos de negação, aceitação e investigação.
Créditos: LUCIANO DALUZ

Apesar do impressionante número de evidências acumuladas, ainda na atualidade a maior parte da sociedade trata o Fenômeno UFO com deboche, não dando ao assunto a devida seriedade que ele merece. Por outro lado, graças aos esforços de um grupo crescente de cientistas, ufólogos e entusiastas, o fenômeno vem sendo estudado com cada vez mais responsabilidade, e por isso ganhando a importância que realmente tem.

A matéria pode ser abordada de três formas diferentes, que chamaremos de negação, aceitação e investigação. A negação prega que o Fenômeno UFO é coisa de loucos, psicóticos, aproveitadores, fraudadores, agitadores, amantes de ficção científica etc. Por sua vez, os seguidores da chamada aceitação afirmam que todo e qualquer aspecto relativo ao Fenômeno UFO é verdadeiro e que, portanto, não é necessário realizar uma investigação científica para elucidá-lo.

Finalmente, os seguidores da investigação propõem elucidar o fenômeno por meio da análise ou pesquisa — para eles, somente a investigação isenta, responsável e baseada em metodologia científica poderá atestar a veracidade dos fatos. Infelizmente, a investigação é frequentemente realizada de forma errada, não isenta, arbitrária ou irresponsável. O resultado disso é mais confusão e descrença no Fenômeno UFO.

Metodologia científica

Pelo exposto acima, podemos concluir que o Fenômeno UFO é permeado por aspectos irracionais que devem ser retirados de cena para podermos compreendê-lo. Felizmente, a metodologia científica nos permite estudar de forma racional um fenômeno natural, e sua aplicação para pesquisar e compreender fenômenos desconhecidos da natureza pode ser feita de formas diferentes, dependendo das características do que se estuda. Por exemplo, se o fenômeno é passível de experimentação, a reprodução do experimento apresenta os fatos para posterior interpretação. Já no caso de o fenômeno não permitir ou de ser inacessível à experimentação, a observação fortuita e repetida é o único fato em que o pesquisador pode se apoiar.

No momento em que um evento desconhecido é presenciado coletivamente de forma indiscutível, sua ascensão ao status científico é viável. Esse é o caso do Fenômeno UFO, que pode ser estudado a partir de observações coletivas indiscutíveis. Entretanto, existe no meio científico uma forte rejeição quando se trata de estudar fenômenos considerados como pertencentes à mitologia popular, que contradigam ou coloquemem xeque o status da ciência.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

A Ufologia e seus demônios

Já está no ar a Edição 276 da Revista UFO. Aproveite!

Jan de 2020

Fomos visitados