ARTIGO

Glossário do Projeto SETI

Por SETI | Edição 37 | 01 de Outubro de 2005


Créditos:

Glossário do Projeto SETI

All sky survey — Método de pesquisa normalmente utilizado por estações amadoras ou de pequeno porte, que consiste em deixar uma antena fixa enquanto os objetos celestes, em seu movimento natural, passam pelo seu campo.

Analisador multicanal — Equipamento caríssimo utilizado em rádio observatórios profissionais que permite analisar diversas faixas de freqüência ao mesmo tempo.

Ano-luz — Distância que a luz percorre no espaço de um ano, a uma velocidade de 300.000 km por segundo. Equivale à cerca de 10 trilhões de quilômetros. A estrela mais próxima de nosso Sistema Solar está a 4,4 anos luz, portanto, a mais de 40 trilhões de quilômetros de distância.

Ascensão Reta e Declinação — Coordenadas do Sistema Equatorial utilizadas nas cartas celestes, catálogos de astros e radiofontes. A ascensão reta mede a posição do objeto celeste em horas, minutos e segundos. Já a declinação mede o ângulo do objeto em relação ao equador celeste.

Buraco negro — Resultante do colapso gravitacional de uma estrela, quando já se exauriu todo seu combustível termonuclear. São regiões do espaço onde existe a gravitação muito alta, causando distorções no espaço-tempo à nossa volta.

DSP [Digital Signal Processing] — É o processamento digital do sinal captado pelo radiotelescópio buscando por freqüências de alta intensidade e banda estreita.

Feedhorn — Dispositivo colocado no foco da antena parabólica que tem a função de converter os sinais de rádio em impulsos elétricos, para uma posterior amplificação e tratamento com softwares especializados.

Fóton — Partícula constituinte da radiação eletromagnética – incluindo a luz –, que viaja sempre na velocidade da luz. Desapareceria se tivesse seu movimento cessado, pois sua massa quando está em repouso é igual a zero.

LNA [Low Noise Amplifier] — Amplificador dos sinais de baixa intensidade captados pela antena e é instalado antes do receptor de rádio.

Plasma — É a chamada matéria degenerada, em que átomos se desintegraram e deram origem a uma mistura de prótons, nêutrons e elétrons, que são partículas constituintes dos átomos.

Pulsar — Objeto astronômico que emite curtos pulsos de luz devido às suas características de campo eletromagnético e alta velocidade de rotação em torno do seu eixo.

Radiofonte — Objeto celeste de qualquer tipo, estrela, planeta ou nebulosa, que emite ondas de rádio.

Receiver — Principal componente do sistema SETI, que recebe ondas de rádio numa determinada freqüência a ser rastreada pela estação. Pode ser comercial (abrangendo uma grande faixa) ou desenvolvido especificamente para a freqüência de trabalho do SETI.

SETI [Search Extraterrestrial Inteligence] — É a busca por vida inteligente extraterrestre. Tal sigla engloba todos os projetos de procura por sinais exógenos, independente de sua região espectral ou método de pesquisa.

SETI Ótico — Pesquisa SETI realizada através de telescópios óticos, visando à detecção de feixes de laser de largura estreita.

[email protected] — A forma de pesquisa SETI mais difundida no mundo. Trata-se de um software que processa sinais de rádio oriundos do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

Sinal candidato — É um sinal de possível origem extraterrestre, que passou pelos testes básicos de satélites artificiais, interferências e radiofontes naturais, mas que não foi confirmado, ou seja, captado por outras estações SETI.

Target survey — Técnica usada em grandes radiotelescópios que consiste em acompanhar um determinado objeto celeste (objeto alvo) em sua trajetória pelo firmamento.

Water Hole [Buraco d’Água] — Região do espectro eletromagnético compreendida entre as freqüências de hidrogênio e hidroxila, sugerida como local onde deveriam ser realizadas as buscas por sinais extraterrestres devido ao fato do ruído de fundo ser o composto básico essencial dos elementos vivos conhecidos.

Zênite — Região mais alta do firmamento. Corresponde à elevação ou altitude de 90° no Sistema Horizontal, que são as coordenadas baseadas em medições feitas em relação ao horizonte.

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Compartilhe esse artigo:

Sobre o Autor

SETI

Comentários

UPDATED CACHE