Edição 284
DESTAQUE

Discos voadores e seus tripulantes em um Brasil misterioso

Por
25 de Apr de 2021
No parque nacional há também a chamada Biblioteca, atrativo conjunto de pedras que lembra um local de leitura
Créditos: RAFAEL AMORIM, EXCLUSIVO PARA A REVISTA UFO

O Brasil é um país de proporções continentais. Nele coabitam muitas raças, crenças, culturas e — por que não? — mistérios. A nação é rica em locais que desafiam os chamados buscadores da verdade — neles incluídos os ufólogos —, por vezes não lembrados ou esquecidos, e que esperam com paciência que sejam, enfim, estudados. Se focarmos somente nos pontos cujos eventos extraordinários se relacionam à Ufologia, ainda teremos uma imensa lista de locais onde é possível cruzar os umbrais do desconhecido. Cada estado brasileiro tem seus destaques quando o assunto é mistério, sendo alguns deles já mais conhecidos do que outros. Locais como São Tomé das Letras, Colares, Serra do Roncador, Varginha etc, estudados na importante série De Carona com Óvnis, do canal History, entre muitos outros, são bons exemplos que podemos citar. Já alguns, entretanto, são menos estudados por se envolverem com o chamado realismo fantástico, e não conseguiram ainda seu merecido lugar de destaque no público amante das trilhas do desconhecido. Tratemos a seguir de alguns desses pontos insólitos do Brasil, em busca de mistério,
UFOs e conhecimento.

O Parque Nacional de Sete Cidades seria um ótimo início para essa viagem. Localizado no norte do estado do Piauí, tem uma área de 6.221 hectares. Ele se encontra a cerca de 18 km do município de Piracuruca, cidade que muito se orgulha da proximidade com o local misterioso. Entre as curiosas formações divididas em sete centros de rochas ali presentes — daí o nome Sete cidades —, o visitante pode se deparar com pedras que confundirão sua mente, ora levando-o à lógica da pareidolia, ora convidando-o a prescrutar vestígios inquestionáveis de uma antiquíssima e perdida civilização. Há ali também cachoeiras que jamais secaram, nem mesmo na pior seca já registrada na região, e supostos tesouros parcialmente já desenterrados por misteriosos turistas.

No parque nacional há também a chamada Biblioteca, atrativo conjunto de pedras que lembra um local de leitura, com livros e papéis empilhados e que chamou a atenção até do pesquisador e autor suíço Erich von Däniken, em seu livro Eram os Deuses Astronautas? [Melhoramentos, 1969]. Sim, o parque é citado na obra, sendo incluído na chamada Teoria dos Antigos Astronautas proposta por Däniken e da qual muitos ufólogos são seguidores.

Enigmas da Chapada Diamantina

Existe um destino em território baiano para os que gostam de desbravar o interior do estado, com suas fortes características rurais e simples, mas ricas culturalmente e sem mistérios muito assustadores, porém curiosos. Estamos falando de um lugar especial que pode ser visitado no município de Gentio do Ouro, na vila de Santo Inácio. É bom destacar que estamos nos referindo à mística região da Chapada Diamantina, abundantes em suas belezas, lendas e mistérios. Fazendo esse passeio, o viajante pode se gabar entre amigos dizendo que viveu uma autêntica Rota dos Bandeirantes, sobretudo a de um desses desbravadores conhecido por Belchior Dias Moreira, que teria sido o primeiro homem branco na região, por volta do século XVII.

A localidade, de características cinematográficas, ideais para uma grande aventura, tem um grande lajedo composto por deslumbrantes formações naturais, havendo, inclusive, resquícios de já ter sido algum tipo de santuário de alguma civilização esquecida. Mais ainda, enquanto passeia e faz suas fotos nas rochas, o leitor pode encontrar autênticas pinturas rupestres pré-históricas. Caso sua visita à região seja na época da Semana Santa, o leitor poderá também ver o evento local chamado “Lamentação dos Mortos”, em que pessoas rezam e cantam dentro do cemitério, partindo em procissão até a principal igreja das redondezas.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

Biden revelará os segredos dos UFOs?

Já está no ar a Edição 284 da Revista UFO. Aproveite!

Apr de 2021

Fomos visitados