Edição 74
DESTAQUE

Círculos misteriosos também na Rússia

Por
01 de Oct de 2000
Estranho círculo em Stavropol, na Rússia, desperta atenção das autoridades, que começam a estudar o mistério. Ufólogos avaliam se tem relação com alienígenas
Créditos: via internet

No último mês de junho os fenomenais círculos nas plantações também puderam ser vistos no sul da Rússia, deixando evidências muito semelhantes às constatadas na Inglaterra. Um fazendeiro da vila de Yuzhnoye – região do território russo Stavropol – chamou os policiais locais quando encontrou estranhas marcas em seu campo de cevada, suspeitando que fossem ataques de vândalos destruindo sua propriedade. Já outros proprietários de terras da região afirmam que o fenômeno possa ter alguma ligação com extraterrestres, pois na noite em que os desenhos apareceram viram algo muito estranho pousar na plantação, levantando vôo cerca de alguns segundos depois. Os policias ficaram intrigados com as características incomuns das marcas encontradas. Um exame mais apurado, feito no local, revelou quatro círculos distintos – um de 20 m de diâmetro no centro e três exteriores, de cinco e sete metros de diâmetro cada. A plantação curiosamente tinha sido achatada em sentido horário.

Os representantes do Conselho de Segurança de Stavropol foram até o campo de cevada e recolheram depoimentos dos moradores e material da vegetação e do solo. Não encontraram qualquer vestígio de radiação ou produtos químicos. Vasily Belchenko, um dos membros do Conselho, acredita que os entrevistados realmente estejam falando a verdade. “Não há dúvidas de que isso jamais poderia ser feito por humanos, muito menos que possa ser qualquer obra de vandalismo”, disse. “Um objeto desconhecido realmente aterrissou no local das marcas, usando obviamente um princípio de pouso ignorado pelas técnicas humanas”, acrescentou. Todos os relatos indicam que o intervalo entre a descida do objeto voador na cevada e sua decolagem ocorreu em frações de segundos e realmente não poderia ter sido algo pertencente à tecnologia terrestre.

Um furo cilíndrico de 20 cm de profundidade e bordas lisas também foi encontrado na plantação, próximo ao centro do círculo maior. A complexidade do fenômeno e a analogia com os famosos círculos ingleses chamaram a atenção da Imprensa, e a tevê estatal russa divulgou o caso com filmagens na região. A reportagem sugeria que uma nave alienígena teria pousado num campo de cevada na vila Yuzhnoye e que a intenção de seus tripulantes seria colher amostras do solo terrestre para futuras análises em seu planeta. Os fazendeiros da vila procuram entender quais poderiam ser as intenções dos alienígenas com esses desenhos, mas apesar de alguns especialistas terem analisado o local criteriosamente, nenhuma conclusão foi obtida.

Os círculos continuam desafiando a Ciência

Já está no ar a Edição 74 da Revista UFO. Aproveite!

Oct de 2000

Fomos visitados