Edição 176
DESTAQUE

Aliens camuflados na Terra são um dos temas preferidos dos filmes de ficção

Por
01 de Apr de 2011
ETs de Hollywood - Seres extraterrestres sempre foram temas de grandes produções do cinema
Créditos: Fox

A hipótese de existirem seres extraterrestres vivendo camuflados entre nós, que tem sido levantada por inúmeros pesquisadores da presença alienígena na Terra, também tem sido explorada sob variados ângulos e nas mais diversas mídias — especialmente pelo cinema. Nos anos 50, em Hollywood, a grande maioria das produções de classe B de ficção científica mostrava aliens nefastos ou vivendo entre nós, ou invadindo o planeta para fins terríveis. Freqüentemente, na verdade, em seu aspecto e comportamento, os ETs apenas representavam a paranóia anticomunista da época.

Havia grandes exceções, é claro. A mais marcante foi O Dia Em Que a Terra Parou [1951], a versão original, em que o alienígena Klaatu pousa com seu disco voador em uma praça de Washington e, acompanhado por seu fiel robô Gort, tenta transmitir uma mensagem de alerta a todos os povos da Terra. Foi recebido à bala, mas escapa da morte graças à avançada medicina extraterrestre. Muito semelhante aos humanos, Klaatu foge das autoridades e se hospeda em uma pensão, na tentativa de levar a cabo sua missão, o que ainda o frustraria muito. Já em Guerra entre Planetas [1955], outro clássico, alienígenas trabalham em segredo na Terra recrutando cientistas para auxiliá-los com os problemas de seu mundo.

A paranóia alienígena

Em 1967 estreava na televisão a série Os Invasores, inspirada em produções como a norte-americana Os Invasores de Corpos [1956] e a britânica Quatermass [1957], que já exploravam a faceta da paranóia alienígena. No seriado, o arquiteto David Vincent — vivido por Roy Thinnes — descobre acidentalmente não apenas que uma invasão alienígena está em progresso, mas que muitos deles já se infiltraram nas instituições do planeta. Os ETs não eram humanos, embora pudessem se apresentar assim na Terra, e sua verdadeira aparência e propósitos nunca foram esclarecidos nas duas temporadas da série.

Os disfarces dos ETs de Os Invasores precisavam ser renovados de tempos em tempos em equipamentos de “regeneração” de sua ração alienígena, e eles podiam ser detectados por não terem pulso cardíaco e por não sangrarem — além de possuírem um dedo que não tinha função normal. Quando um destes aliens morria, tudo que ele carregava ou tocava era reduzido a pó juntamente com seu corpo, e este era um ponto alto do seriado. Houve alguns casos de invasores que passaram a sentir emoções humanas, e dessa forma acabaram se rebelando contra seus pares.

Enfim, Hollywood sempre tratou de refletir o que se pensava na época sobre a possibilidade de ETs viverem camuflados entre nós — às vezes, inventava tais cenários e eles alimentavam a paranóia. Mas se superou muitos anos depois quando estreou V, em 1983. Essa minissérie mostrava alienígenas muito semelhantes a nós chegando à Terra com imensas naves-mãe.

ETs com disfarce humano

Eles aparentemente eram amistosos e logo era estabelecida uma relação cordial entre sua espécie e os governos terrestres, até que a verdade surgisse. Os visitantes usavam um disfarce humano para sua aparência reptiliana, e sua intenção era saquear a Terra, especialmente sua água. Uma nova série V estreou em 2009, com grande destaque para a presença da atriz brasileira Morena Baccarin como Anna, a líder dos alienígenas. A segunda temporada deve estrear em breve.

crédito: fox

Um clássico entre os seriados do gênero que não pode ser desprezado é Arquivo-X, que estreou em 1993 com imenso sucesso em todo o mundo, incluindo o Brasil. Nele, os agentes Dana Scully e Fox Mulder investigavam casos ligados ao paranormal e uma conspiração que acobertava evidências de visitas extraterrestres ao planeta. Os alienígenas da série eram grays [Cinzas] e tinham a habilidade de mudar de formato para posar como humanos. Seu plano? Claro, colonizar a Terra. Já em Homens de Preto [1997] e em sua seqüência, a maioria dos alienígenas quer apenas viver em paz, escondendo suas mais variadas formas sob disfarces para parecerem humanos. O tom é de comédia e um terceiro filme deve estrear em 2012.

Finalmente, The Event, seriado que estreou em 2010, tem sua trama em torno de uma nave de procedência desconhecida que teria caído no Alasca, em 1944. Alguns dos tripulantes, extraordinariamente similares a nós, conseguiram escapar, mas a maioria é mantida em uma prisão secreta desde então. Aparentemente, os visitantes vieram parar aqui por acaso e não desejam prejudicar os humanos — eles envelhecem muito mais lentamente do que nós. O seriado já foi exibido até o décimo episódio em 2010, retornando em março. As revelações da série dão conta de que eles, de fato, são alienígenas. E trata de uma grande conspiração que busca impedir que o público tenha qualquer informação sobre sua existência e ação na Terra.

O passado da Ufologia ajuda a entendê-la hoje

Já está no ar a Edição 176 da Revista UFO. Aproveite!

Apr de 2011

Fomos visitados