Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Douglas Albrecht

Agroglifo de Prudentópolis: Conheça as evidências científicas

Deslumbrantes, hipnóticos e misteriosos, os agroglifos parecem ser um enigma ainda longe de ser desvendado. Ou será que não? Recentes descobertas feitas em nosso país, e por pesquisadores brasileiros, talvez estejam apontando ao menos a direção a seguir.

Categoria: AGROGLIFOS (CÍRCULOS INGLESES) | DISCUSSÕES | EVOLUÇÃO | PESQUISA | RADIAÇÃO
crédito: ARQUIVO UFO
ampliar
Vista parcial e aérea do agroglifo de Prudentópolis de 2016, que gerou preciosas descobertas pela equipe da Revista UFO
SAIBA MAIS
Stephen Hawking, um legado inigualável para a humanidade Velocidade de dobra: o segredo dos discos voadores? A Exopolítica chega definitivamente ao Brasil

Como bem disse uma vez o filósofo Blaise Pascal, “tudo o que é incompreensível, nem por isso deixa de existir”. Embora a frase não tenha sido cunhada pensando-se no assunto, ela cabe como uma luva para o fenômeno dos agroglifos. Eles são reais. Os desenhos nas plantações surgem ano após ano e ainda assim não conseguimos compreendê-los. E como acontece com quase tudo o que é incompreensível, muitas pessoas tendem a descartar os agroglifos alegando serem fraudes e brincadeiras. Será?

Entre os dias 26 e 27 de setembro de 2016, repetindo os acontecimentos do ano anterior, a cidade de Prudentópolis, no estado do Paraná, viu surgir do dia para noite mais uma figura incomum estampada em uma lavoura de trigo, a aproximadamente 6 km do centro do município. Em 2015, outra figura surgira a 1,2 km da cidade e bem ao lado da rodovia que liga Prudentópolis à movimentada BR-277.

A formação de 2016 trouxe, também, outra novidade. Em 2015, a pesquisa foi feita apenas por ufólogos, que estiveram no local investigando, medindo e analisando a imagem. Já em 2016, outros estudiosos com formação em várias áreas do conhecimento também foram à cidade e desenvolveram de forma independente seus trabalhos de avaliação da figura. Ao saber disso, o editor da Revista UFO A. J. Gevaerd e o perito criminal Toni Inajar Kurowski, coeditor da publicação — os primeiros ufólogos a chegarem ao local —, decidiram concentrar as atividades em um único grupo, dando a oportunidade para que todos pudessem expor seus achados e conclusões. Foi assim formada uma força-tarefa da Equipe UFO para tratar dos agroglifos.

Dúvidas e as evidências

Com o decorrer dos dias, os dados das pesquisas de cada membro da força-tarefa foram sendo divulgados e, é claro, muitas perguntas foram feitas. Uma delas, apresentada diretamente a este autor, foi a seguinte: Qual é a evidência encontrada nas pesquisas que prova que o fenômeno dos agroglifos tem relação com o Fenômeno UFO? Esse tipo de interrogação necessita, antes de tudo, de uma gradação, de algum nível de profundidade, para que possa ser respondida. E antes também é preciso estabelecer-se um nível de aceitação de evidências necessário para que a pergunta possa ser atendida no devido contexto. Isso sem falar que a resposta vai depender do tipo de evidências que a pessoa procura.

Essa é uma questão recorrente na Ufologia e normalmente quem a faz não diz o que quer ou entende por evidência. Até mesmo o capitão da Força Aérea Norte-Americana (USAF) Edward Ruppelt, falecido em 1960, criador da sigla UFO e primeiro chefe do Projeto Blue Book [Livro Azul], foi alvo desse tipo de questionamento.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 257
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.