Edição 116
DESTAQUE

A Serra da Beleza no centro da Ufologia

Por
01 de Nov de 2005
O observatório será construído em uma área privilegiada da serra, com visibilidade de quase 360 graus, próximo ao local onde esta foto foi tirada
Créditos: ARQUIVO UFO

São incontáveis os resultados que o exaustivo trabalho de Marco Petit na Serra da Beleza trouxe à Ufologia Brasileira. Após mais de duas décadas de vigílias e investigações de campo no local, na região oeste do Estado do Rio de Janeiro, Petit definitivamente situou a serra entre uma das localidades mais importantes para a análise da presença extraterrestre em nosso planeta. Agora, mais um feito se soma à longa lista de realizações que tal trabalho alcançou: o ufólogo conseguiu atrair a atenção do famoso designer gráfico Hans Donner, responsável pela identidade visual da Rede Globo, e juntos pretendem construir um centro de observação ufológica e espacial único no país.

Marco Petit recebeu Donner em Conservatória, nos dias 07 a 09 de outubro, para lançar o projeto à população e demonstrar sua viabilidade. Donner, ao conhecer detalhes da maciça atividade alienígena na área, aderiu imediatamente às atividades do co-editor de UFO. Desde o ano passado, Petit vinha prometendo revelar o nome da pessoa que assinaria o projeto arquitetônico do Centro de Observação Ufológica e Espacial da Serra da Beleza, que agora se sabe ser Hans Donner. O designer acaba de doar o projeto, de sua autoria, que é inspirado num relógio à base de luz e sombra, para a Casa de Cultura de Conservatória, entidade que será legalmente responsável, através de sua diretoria ufológica, liderada por Petit, pela construção do referido centro de observação.

A Serra da Beleza está a apenas 10 km de Conservatória, a meio caminho da área urbana do distrito de Santa Isabel do Rio Preto. Ela foi alvo do mais detalhado e duradouro projeto de investigação ufológica civil de que se tem conhecimento em todo o mundo, que vem sendo realizado por Petit há mais de 20 anos. Seus resultados são espantosos e permitiram o levantamento de mais de 400 casos de avistamentos e contatos imediatos de diferentes graus, mantidos pela população local. Além disso, o co-editor teve na área inúmeras experiências pessoais com o Fenômeno UFO, que lhe permitiram documentar fotograficamente a presença dos objetos. O resultado de suas investigações será publicado até o final deste ano num livro inteiramente dedicado às atividades na serra. Será a quinta obra do ufólogo carioca.

Importantes passos — No final do mês de agosto, Petit já havia conseguido efetivar a alocação de 2.000 m² de terra numa área privilegiada da Serra da Beleza, para a construção do observatório. O terreno foi doado pelo empresário Arnaldo Gonzaga, proprietário de uma vasta área no local. Em seguida, o primeiro encontro de Petit com Hans Donner ocorreu no início de setembro, quando o ufólogo foi apresentado ao designer pelo superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro e coordenador dos projetos socioculturais de Conservatória, Luiz Carlos Prestes Filho, que já vinha articulando com Petit, inclusive, o apoio do governo estadual para os projetos na região. Ambos contaram com a colaboração do deputado estadual André Corrêa, hoje diretamente comprometido com as atividades ufológicas do co-editor de UFO em Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto. Juntos, pretendem consagrar o fato de que a região é um centro de referência para a Ufologia Brasileira.

O Centro de Observação Ufológica e Espacial da Serra da Beleza será equipado com material de última geração para documentação fotográfica e cinematográfica de objetos voadores não identificados, incluindo uma câmera operando em infravermelho, um radar portátil criado pela Panasonic, um equipamento à base de raios laser para sinalização, telescópios óticos etc. O projeto prevê ainda um salão de convenções, um arquivo informatizado com tudo que já foi estudado e documentado sobre o assunto, não só no que diz respeito à presença de UFOs na serra e em todo o Brasil, mas também em termos mundiais. A estrutura física do centro terá ainda áreas de exposição onde estarão sendo permanentemente mostrados os mais variados arquivos relacionados à presença extraterrestre em nosso planeta, incluindo documentação proveniente da NASA, da Força Aérea Brasileira (FAB), da Rússia e de outras nações também.

Movimento pela Ufologia — Desde a chegada à Conservatória, no início da noite de sexta-feira, 07 de outubro, até sua volta para a cidade do Rio de Janeiro, já no final da tarde de domingo, 09, Hans Donner e sua esposa, a globeleza Valéria Valensa, cumpriram uma intensa agenda que teve como ponto de destaque a visita do casal ao local onde será construído o centro de observação. “Estou maravilhado e tocado pela beleza da região”, declarou o designer austríaco, ao abraçar a idéia da criação do centro, enquanto sua esposa aceitava ser a “madrinha” do projeto. Sua visita a Serra da Beleza foi acompanhada pelo empresário Sérvio Consentino, proprietário do Hotel Rochedo e presidente da Casa da Cultura de Conservatória, Luiz Carlos Prestes Filho e os deputados André Corrêa e Nelson Gonçalves – que também manifestou apoio ao projeto –, além de Victor Couto, presidente da Câmara de Vereadores de Valença, dos empresários Arnaldo Gonzaga e Paulo Roberto dos Santos, proprietário do Hotel Fazenda Florença, que hospedou Donner. O designer Nilton Nunes, que trabalha com Donner na Rede Globo, também esteve presente, entre outros convidados.

crédito: afeu
Donner e Petit celebram parceria no topo da Serra da Beleza. “Estou tocado pela beleza da região”, disse o designer
Donner e Petit celebram parceria no topo da Serra da Beleza. “Estou tocado pela beleza da região”, disse o designer

Existência transcendente — A apresentação do projeto foi feita na tarde de sábado, 08, na Casa da Cultura de Conservatória. Marco Petit abriu o evento falando dos esforços empreendidos para a implementação do centro e apresentou Hans Donner. O designer fez uma palestra de duas horas?sobre sua vinda ao Brasil e seu despertar para o lado transcendental da existência humana, muitas vezes inspirado pelos próprios filhos. Falou também de seu primeiro encontro com Petit, apresentado pelo amigo Prestes Filho. Depois revelou sua visão atual sobre o que ele chama de timedimension.

Donner prendeu a atenção de todos com um vídeo que exibiu em seguida, no qual mostrou uma regressão temporal do universo até seus primórdios, quando houve a grande explosão – o Big Bang –, explicando a origem metafísica de seu projeto para o Centro de Observação Ufológica e Espacial da Serra da Beleza. Por fim, deixou no ar sua idéia e esperança de que, com a materialização das propostas de Petit para a Serra da Beleza, a participação de seu design para o projeto e com a mensagem visual que ele apresentou, será possível estabelecer finalmente uma conexão direta com outras civilizações do universo.

À Ufologia Brasileira resta agradecer a Petit por sua persistência em manter seu trabalho na serra por tantos anos, incansavelmente, sempre buscando aquilo que todos achavam impossível. Graças à sua obstinada tarefa, conseguiu mostrar que a presença alienígena naquele rincão de terra é inquestionável, dobrando a resistência de céticos, cientistas e autoridades. Agora, como consagração máxima de sua conquista, o mais conhecido e respeitado designer gráfico do país aderiu de corpo e alma à idéia de se construir um centro de observação na região, garantindo ainda maior visibilidade para a Serra da Beleza como a região ufologicamente mais ativa do Brasil.

A Amazônia de hoje é muito diferente da que sediou a Operação Prato

Já está no ar a Edição 116 da Revista UFO. Aproveite!

Nov de 2005

Fomos visitados