NOTÍCIA

Vídeo com suposto UFO captado pela estação espacial se espalha pela internet

Por Equipe UFO | 18 de Julho de 2016

A Estação Espacial Internacional (ISS) em órbita da Terra
Créditos: NASA

Um vídeo, filmado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) e supostamente mostrando um UFO entrando na atmosfera terrestre, tem se tornado um viral na Internet. Grandes portais como O Globo, CBS e Huffington Post apresentaram matérias a respeito, dando conta de que as teorias conspiratórias apontam que a filmagem foi interrompida para ocultar a presença alienígena em nosso planeta.

O vídeo não é de boa qualidade e o objeto claro e indistinto se aproximando da atmosfera terrestre não aparece com nitidez. De pronto se pode observar o grande problema da filmagem, a edição feita aparentemente pelo responsável pela divulgação, o canal do Youtube Streetcap1. Uma música foi acrescentada e quando o objeto se aproxima do que parece ser o topo da atmosfera, a filmagem é subitamente interrompida. O canal possui outros vídeos, supostamente tomados por outras missões espaciais, mostrando alegadas construções alienígenas na Lua, e os famigerados UFOs próximos do Sol, que não passa de fenômenos ópticos e características específicas das câmeras.

O vídeo, alegadamente de uma transmissão ao vivo da NASA, tem se espalhado pela internet e redes sociais com grande velocidade. A agência espacial afirma que a filmagem foi obtida pelo experimento Visualização da Terra em Alta Definição (HDEV), um conjunto de câmeras de alta definição montado na parte exterior da ISS. Conforme mensagem da NASA: "Este experimento inclui várias câmeras de vídeo comerciais de alta definição apontadas para a Terra, acondicionadas em um compartimento pressurizado e com temperatura controlada. O experimento tem controles automáticos e a imagem é alternada entre as várias câmeras".

ALEGAÇÕES SEM EVIDÊNCIAS CONCRETAS

A NASA possui sua rede de rastreamento, composta por antenas em solo e satélites no espaço, designada TDRS, utilizada para enviar e receber vídeos, voz e telemetria. A agência afirma que cortes nas transmissões ao vivo são normais, acontecendo sempre que a nave sai do alcance dessa rede de rastreamento. Também aponta que reflexos nas janelas da estação, a estrutura do complexo orbital e luzes da Terra podem ser confundidos com "artefatos" em fotos e vídeos. Conforme apontamos em nosso FAQ, que pode ser acessado nos links no alto da página, existem filmagens estranhas gravadas em órbita, mas o caso deste vídeo em particular ainda não foi solucionado, em vista da precariedade da filmagem, e do fato de infelizmente não ser o material original, mas ter sido editado. Apresentamos ainda filmagens originais do sistema HDEV abaixo, que são de melhor qualidade do que o vídeo do suposto UFO, como comparação.

Confira o vídeo do alegado UFO

Assista a uma filmagem do sistema HDEV

Mais um vídeo da Terra tomado da ISS

Entre no site do sistema HDEV

Vídeo da NASA com suposto UFO provoca furor na internet

Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha

Sons ouvidos pela tripulação da Apollo 10 na Lua têm explicação simples

Astronauta comenta avistamento de UFOs em 2005

Astronauta Scott Kelly retorna à Terra após quase um ano em órbita

Canal de video no Youtube é uma fraude

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO
Dossiê Cometa
Dossiê Cometa

Este é o documento ufológico mais explosivo dos últimos tempos. O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O documento foi entregue ao primeiro ministro francês e a outras autoridades mundiais, com uma séria advertência: devemos estar preparados para grandes transformações em nossa cultura, ciência e religião, pois em pouco tempo os UFOs causarão grande impacto em nossas vidas. Para os membros da entidade, o futuro está definido: um exame da ação de nossos visitantes deixa claro que caminhamos rapidamente para um contato oficial definitivo com outras espécies cósmicas.

DVD: Destino Terra 2

Saiba mais sobre este assunto na edição 212 da revista

Comentários