CAPA

A rica casuística do interior do país

Revista UFO | Edição 187 | 01 de Abril de 2012

SHARE

CASUÍSTICA UFOLÓGICA

De Olho na Ação Alienígena na Terra

Por Thiago Ticchetti

Objeto luminoso é fotografado em represa do interior de São Paulo

O Grupo de EstudosUfológicosde Sorocaba (GEPUS) está investigando um avistamento ocorrido na Represa de Itupararanga, na cidade paulista de Votorantim, ocorrido em 06 de janeiro. Segundo o pesquisador Marco Aurélio Leal, que está à frente da investigação, a testemunha Carlos Almeida Xavier e sua companheira Luciana Vieira se dirigiam para o local a fim de aproveitar o final de semana. “Era por volta das 23h45 quando nos deparamos com um objeto redondo que emitia uma forte luz azulada. No seu centro havia outra luz que parecia ser uma cúpula”, declararam a Leal, que acrescentou que a região tem grande incidência ufológica. Rapidamente Xavier pegou sua câmera fotográfica e tirou duas fotos, mas como havia muita neblina na hora, as imagens saíram pouco nítidas. Ainda segundo o casal, o objeto ficou parado entre dois e três minutos no céu. “Os avistamentos na região são constantes. Em 2010, uma enorme bola de fogo se deslocou a grande velocidade do lado sul para o leste da área”, disse Leal. O grupo vai continuar a pesquisa, que poderá ser publicada na Revista UFO na íntegra em breve.

crédito: Gilberto Coutinho
A Represa de Itupararanga
A Represa de Itupararanga

Mais um possível UFO é filmado na Argentina

O vídeo de um suposto UFO foi recentemente divulgado pela imprensa de toda a Argentina. O objeto voador não identificado, flagrado sobre Buenos Aires em 04 de janeiro, parecia não ter nada de incomum, podendo até mesmo ser um balão — mas o cinegrafista insistiu nas imagens e captou algo que nenhum artefato do gênero poderia fazer. Em determinado ponto da filmagem, o aparelho parece descer até o telhado de um prédio para logo depois decolar novamente de maneira errática. Até o momento não se tem uma explicação sobre o evento. A Argentina, como se pode ver noutras notas desta seção, está passando por uma longa onda ufológica.

Invasão extraterrestre?

Três vídeos postados nos dias 20, 24 e 26 de dezembro no Youtube mostram estranhos objetos brilhantes cruzando os céus de várias cidades. Cidades? Sim, as filmagens são de luzes muito parecidas sobre Londres, Nova York e Dublin, todas metrópoles. A primeira gravação ocorreu nos Estados Unidos, onde três objetos apareceram sobre o edifício Empire State. No dia 24, entre três e quatro aparelhos foram flagrados passando sobre o parlamento inglês e, no dia 26, três luzes foram registradas em Dublin, na Irlanda. Não se pode afirmar que sejam os mesmos fenômenos, mas suas características — velocidade, quantidade de objetos, brilho e formato — levaram alguns pesquisadores a crer que sim.

Intensa atividade ufológica

Parece que a Argentina está sob uma grande onda ufológica. Pela segunda vez em menos de uma semana um objeto voador não identificado foi filmado próximo da capital, Buenos Aires. UFOs já tinham sido gravados nos dias 02 e 04 de janeiro, tendo inclusive como testemunhas uma equipe do programa de TV Policias em Acción. No dia 07, sobre a cidade de Ituzaingó, próxima da capital, mais um UFO foi registrado por volta das 22h30. O aparelho, segundo o cinegrafista, “parecia esférico e muito luminoso”. As imagens estão sendo analisadas.

Pilotos teriam visto disco voador no Rio de Janeiro

Conforme relato dado por um piloto de helicóptero da Polícia Militar do Rio de janeiro a esse colunista, durante uma conversa informal, dois outros pilotos relataram ter visto um UFO em 28 de dezembro sobre a Prainha, uma das mais belas praias cariocas. Os pilotos, de aeronaves distintas, retornavam de Angra dos Reis, por volta das 20h00, quando informaram ao centro de controle no Aeroporto de Jacarepaguá que estavam vendo um artefato muito brilhante nas cores branca e amarela. O piloto da PM estava usando a mesma frequência de rádio e ouviu a história. Ainda segundo ele, de acordo com os relatos, o UFO estava a 400 m da areia e a cerca de 40 m sobre a superfície — mas, assim que os helicópteros se aproximaram, o aparelho disparou na direção do oceano.

Luz filmada na Croácia

A fantástica imagem de uma suposta nave alienígena voando sobre a cidade de Dakovo está deixando alguns especialistas estupefatos. O vídeo de apenas 40 segundos, feito em 21 de janeiro, mostra a passagem de um grande objeto brilhante no céu. Em determinado momento, o UFO para e surge um objeto menor vindo em sua direção.

Pousos na França

O ano parece ter começado quente na França — e não estamos falando da crise na zona do Euro. Um vídeo postado nas redes sociais mostra o que seriam dois UFOs pousando quase que simultaneamente em dada região do país. O filme foi feito em 01 de janeiro próximo da cidade de Orleans. Segundo o autor do registro, ele estava filmando a paisagem em frente ao Rio Loire, quando viu os objetos pousando. “Eram muito parecidos com os famosos UFOs triangulares, mas não tinham luzes”. Nas imagens realmente se pode ver artefatos triangulares voando juntos e, em determinado momento, descendo por trás do topo das árvores.

Novo registro em Tucumán

Mais uma vez a cidade de Tucumán, a maior do nordeste argentino, registrou a manifestação de um objeto não identificado. Segundo a reportagem do jornal eletrônico El Diário 24 [www.eldiario24.com.ar], que divulgou as imagens, o novo avistamento nos céus da localidade deixou testemunhas perplexas no início da noite de 18 de janeiro. Antonio Saballa, que registrou o fenômeno, disse: “Estávamos conversando na varanda da minha casa quando, de repente, surgiu uma luz sobre a montanha. Peguei minha câmera e comecei a filmar. A luz se movia em várias direções e mudava de cor”. Até o momento não há explicações sobre a origem do objeto.

Estudantes teriam visto disco sobre escola na Rússia

Segundo o jornal Devoloj Petersburg, um grupo de cinco crianças e um professor teria visto um UFO próximo de um colégio da cidade de Gatchina, a 50 km de São Petersburgo. O evento, pouco divulgado pela imprensa, teria ocorrido em 13 de janeiro. Segundo o site do jornal, as crianças — entre 8 e 10 anos — brincavam sob os olhares do professor no quintal do colégio quando, por volta das 11h00, viram um objeto discoide se aproximar e pairar sobre árvores de um bosque próximo. Ainda segundo a publicação, o professor disse que o artefato era prateado e causou pânico nos meninos. Esse caso é muito semelhante ao ocorrido em Westhall, na Austrália, em 1966, e em Ruwa, Zimbábue, em 1994.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO