CAPA

Ufologia, terreno das possibilidades infinitas

Revista UFO | Edição 202 | 01 de Julho de 2013

SHARE

IMPRENSA UFOLÓGICA

O Que a Mídia Fala dos Discos Voadores

Crepúsculo dos Deuses
Erich von Däniken
Idea Editora, 2012

crédito: IDEA
Däniken volta com novas e não tão novas teorias sobre o passado da Terra
Däniken volta com novas e não tão novas teorias sobre o passado da Terra

Um dos assuntos que mais chama a atenção dos simpatizantes da Ufologia é a Teoria dos Deuses Astronautas, também conhecida como Teoria dos Antigos Astronautas. Esta é, sem dúvida, uma ideia que fascina: teriam civilizações antigas sofrido o impacto de seres de outros planetas em diferentes aspectos de suas vidas cotidianas, principalmente nas construções de templos e monumentos? Se as antigas civilizações eram menos desenvolvidas tecnologicamente do que a atual sociedade ocidental e, em princípio, não conseguimos fazer essas obras, teriam elas recorrido à ajuda de seres extraterrestres? Ou eles a teriam oferecido? Por quê?

Essa é uma seara na qual o escritor suíço Erich von Däniken sente-se muito à vontade — afinal, a mais conhecida obra dessa linha de pensamento, Eram os Deuses Astronautas? [Editora Melhoramentos, 1968], é de sua autoria e é livro de cabeceira de muitos simpatizantes da Ufoarqueologia. Agora, em sua obra mais recente, Crepúsculo dos Deuses, Däniken encontra-se às voltas com uma cidade chamada Puma Punku, construída pela etnia Aymara, uma civilização pré-incaica dos Andes Bolivianos, a mais de quatro mil metros de altitude. O autor se esforça para encontrar evidências de que a cidade não poderia ter sido construída apenas pelos próprios Aymara, uma vez que necessitava de conhecimentos em cálculos e geometria, de ferramentas e formas de execução que, presume-se, não eram do alcance deles.

O renomado autor também lida com o Calendário Maia em sua obra e supõe que o final de sua contagem — dezembro de 2012 — significaria a volta dos deuses para acompanhar a evolução da espécie humana. Esses deuses seriam seres extraterrestres com conhecimento superior e que teriam ajudado diferentes civilizações antigas, possibilitando-se, com sua volta, a descoberta seus feitos. Däniken, sem dúvida, é um autor polêmico e suas teorias não encontram, até o momento, eco no conhecimento científico. Mesmo com os deuses em atraso — afinal, estamos em 2013 —, este livro é recomendado para quem pensa que a Teoria dos Deuses Astronautas é viável para explicar a presença e interferência de alienígenas no passado da Terra.

O Enigma dos Discos Voadores
Jacques e Janine Vallée
Editora Global, 1979

crédito: Global
Os Vallée analisam o território movediço dos UFOs
Os Vallée analisam o território movediço dos UFOs

Dentre todos os pesquisadores do Fenômeno UFO, sem dúvida um dos mais respeitados por pensar de forma científica é o francês naturalizado norte-americano Jacques Vallée. Sério e muito competente nessa área do conhecimento, em O Enigma dos Discos Voadores, junto com sua esposa, nos brinda com mais uma fonte sólida para refletirmos profundamente sobre o que pode ser chamado de Ufologia.

Na presente obra os autores investigam e analisam alguns casos interessantes, além de observarem, de forma geral, como diferentes públicos — cientistas, militares e entusiastas — enxergam os discos voadores e seres extraterrestres. Além disso, iniciam uma discussão crítica sobre como o fenômeno é encarado do ponto de vista metodológico. Com base nesse contexto, Jacques e Janine Vallée apresentam teorias consideradas originais décadas atrás para explicação dos fatos ufológicos, desde visitas de alienígenas no passado distante até a provável ligação desses seres com eventos religiosos, como, por exemplo, o milagre de Fátima.

Os estudos realizados pela dupla são leitura obrigatória para quem deseja conhecer Ufologia por um prisma mais próximo do científico, pois além de ser metodologicamente interessante, o material produzido pelos autores nos permite refletir de forma bastante analítica e objetiva sobre como lidamos com informações relativas à presença de seres não terrestres entre nós.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO