CAPA

Resgatando casos clássicos da Ufologia Brasileira

Revista UFO | Edição 175 | 01 de Março de 2011

SHARE

MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

por Thiago Ticchetti

Anel de luzes é visto no Michigan realizando estranho show aéreo

Moradores da cidade de Westland, no Michigan, testemunharam o aparecimento de um estranho objeto luminoso em 14 de dezembro de 2010. Um aparelho idêntico — talvez o mesmo — voltou ao local em 10 de janeiro, às 23h52, quando foi feita a foto abaixo. Segundo Christian Washer, que viu o fenômeno da primeira vez, uma curiosa luz no céu chamou sua atenção. “Ela fazia movimentos suaves e começou a mudar de cor, indo do azul para vermelho. Peguei minha câmera e comecei a filmar, enquanto dois parentes observavam o mesmo fenômeno”. A luz então se dividiu em duas partes para logo depois se multiplicar em 12 menores, quando seus movimentos ficaram mais rápidos e complexos. O fenômeno foi visto por mais de 10 minutos e até agora nenhuma explicação foi encontrada. A filmagem de Washer está sendo analisada.

crédito: UFO CENTER
O objeto voador não identificado fazia movimentos suaves e mudava de cor, do azul para vermelho
O objeto voador não identificado fazia movimentos suaves e mudava de cor, do azul para vermelho

UFOs sobre Hong Kong

A noite de 28 de dezembro foi agitada pela presença de um UFO metálico sobre o bairro de Mong Kok, no distrito de Kowloon. O objeto tinha aspecto metálico, refletia a luz da cidade e seu movimento era giratório, como se rodasse sobre seu próprio eixo. O avistamento durou poucos segundos, até que o artefato desaparecesse no horizonte. Outra observação ocorreu na noite seguinte, quando dezenas de moradores da cidade de Shek O testemunharam as evoluções de um aparelho discóide flamejante, segundo informou o site de notícias Ming Pao. O objeto teria então começado a descer, quase tocando o solo, para depois subir novamente. As autoridades locais chegaram a interrogar os moradores para tentar obter mais informações.

Observação durante tempestade

Um leitor do jornal argentino Ciudadano, de Rosário, enviou para o site da publicação a fotografia de um estranho objeto luminoso que viu em 16 de janeiro, durante uma tempestade naquela cidade. Segundo A. Sami, autor da imagem, ele estava observando os relâmpagos e resolveu tirar fotos de alguns, pois estavam caindo bem próximos de sua casa. Foi quando surgiu de repente o brilhante objeto. Prontamente ele conseguiu fazer uma foto, que ainda aguarda para ser analisada.

Discos voadores em formação

A cidade de Dalby, no estado de Queensland, Austrália, foi visitada na noite de 04 de janeiro por dois UFOs discóides. Os artefatos foram vistos por volta das 22h00. Eram duas esferas alaranjadas, uma em cima da outra, desenvolvendo uma velocidade muito grande. Apesar da distância dos artefatos, as testemunhas disseram ao jornal Courier Mail que tinham certeza de que não eram aviões secretos ou algo assim. Ainda segundo seus relatos, os objetos podem ter pousado alguns quilômetros mais adiante, na direção de Toowoomba. Nenhuma explicação oficial foi dada sobre o avistamento.

Mais avistamentos no Japão

Como aconteceu durante todo o ano passado, o Japão continua em 2011 a ser alvo de constantes avistamentos de objetos incomuns. Historicamente, o país vem sendo recordista de avistamento desde a Segunda Guerra Mundial. Os fatos vão se acumulando ano após ano. Em junho passado, um objeto voador não identificado foi filmado por várias pessoas em plena luz do dia sobrevoando Tóquio, assim como em 06 de janeiro, quando um objeto luminoso semelhante foi flagrado sobre a metrópole. A testemunha do fato, que preferiu se manter anônima, disse para a rede NHK que o artefato se movimentava lentamente e emitia luz pulsante. O avistamento durou cerca de 15 minutos e foi amplamente noticiado pela imprensa do país — os japoneses têm na Ufologia um de seus maiores interesses.

Novo filme na Austrália

O cinegrafista aposentado australiano Colin Davis [Foto abaixo] registrou em 13 de janeiro um possível UFO. O mais curioso, entretanto, é que o objeto é idêntico ao documentado pela missão STS-75 do ônibus espacial da NASA. “Vi aquilo no céu por volta da meia noite e comecei a filmar. Pensei que fosse a estrela Sírius, mas ao examinar com mais atenção vi que o objeto tinha um formato diferente e voava a grande velocidade”. O famoso vídeo da NASA está no Youtube, em várias versões, procure pelo código da missão.

UFO triangular fotografado nos EUA

O oficial de segurança de uma empresa da cidade de Cleveland, no Ohio, disse ter fotografado um UFO triangular que sobrevoava o prédio onde trabalha. Pelas fotos podem-se ver três luzes formando um triângulo. Segundo a testemunha, as luzes giravam e após alguns segundos se apagaram, quando ele não viu mais nada. Triângulos voadores não são novidade em Ohio: há anos há muitos relatos de objetos semelhantes, e mesmo assim nenhuma autoridade jamais deu algum parecer sobre os fatos. Naves neste formato já causaram grandes ondas ufológicas, como na Bélgica.

Luz alaranjada sobre Johanesburgo

O primeiro dia de 2011 reservou uma grande surpresa para os moradores de Johanesburgo, na África do Sul. Por volta das 20h30, uma luz alaranjada foi vista sobre Fourways, um dos mais populosos bairros da cidade. “Entrei em casa correndo e chamei todos para irem lá fora ver aquilo. Meu irmão trouxe a câmera digital e tiramos duas fotos”, disse Lars Wollman. “A luz se movia para frente e parava, andava e parava. Avião não faz isso!” O artefato se movimentava lentamente e aos poucos desapareceu à distância.

Surpresa nos Andes

O diário La Discusión publicou a foto de um suposto UFO feita por turistas que visitavam a estância de San Fabian, no momento em que aguardavam a balsa que atravessa o Rio Nuble. Alejandro Sandoval, sua família e amigos estavam fotografando a Cordilheira dos Andes e nada notaram de incomum. A presença do aparelho só foi confirmada depois que viram as fotografias no computador. Imagens similares já foram feitas nas regiões próximas do local, em especial nos arredores do Vulcão Chillán, e são muitos os relatos de avistamentos e até de contatos com extraterrestres na área.O Chile é considerado, ao lado do México, Brasil e Japão, um dos grandes campeões em número de avistamentos. Ufólogos como o sociólogo Rodrigo Fuenzalida, correspondente internacional da Revista UFO em Santiago, estima que o país gere centenas de registros todos os anos. Apenas uma parte é pesquisada.

CASUÍSTICA EXTREMA

Nave-mãe sobre Lima, Peru

Moradores de Barrios Altos, em Lima, afirmam ter testemunhado a primeira manifestação de UFOs no país em 2011. O objeto, considerado uma nave-mãe pelo seu tamanho e características, foi filmado por duas câmeras em ângulos diferentes. O evento ocorreu em 04 de janeiro e um dos observadores, Jirón Wari, registrou o artefato junto com um amigo por mais de 30 minutos. “Era um UFO, não há dúvidas disso”, disse Julia Gutierrez, outra testemunha, que ainda afirmou ser muito comum esse tipo de aparição na região limenha. O pesquisador Mário Zegarra acredita que realmente seja um objeto de origem extraterrestre, mas asseverou que, “para sabermos definitivamente se é um UFO, temos que receber confirmação do Aeroporto Jorge Chávez, da capital, que pode ter detectado algo no radar”. O incrível vídeo pode ser visto no Youtube, buscando-se pelo nome do cinegrafista.


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO