CAPA

A desconcertante casuística polonesa

Revista UFO | Edição 259 | 10 de Julho de 2018

SHARE

MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Uyrangê Hollanda finalmente recebe homenagem em Colares

O então capitão da Força Aérea Brasileira (FAB) Uyrangê Hollanda [Acima] foi o escolhido, no segundo semestre de 1977, para chefiar uma operação militar secreta conduzida pelo I Comando Aéreo Regional (I COMAR), de Belém. Foi a conhecida Operação Prato, que teve o objetivo de investigar uma alarmante sequência de eventos que estavam acontecendo no Pará, com epicentro na ilha de Colares — a população, aterrorizada, descrevia ataques do que ficou conhecido como chupa-chupa e as pessoas que não fugiram da região se reuniam à noite, com armas e fogos de artifício, em uma tentativa de espantar os intrusos.

A missão militar durou pouco mais de três meses e levou seus integrantes militares a espantosos encontros com UFOs e seus tripulantes na selva. Vinte anos depois, em 1997, já como coronel reformado, Hollanda concedeu uma histórica entrevista à Revista UFO, publicada nas edições 54 e 55 e republicada na 101, narrando os extraordinários fatos de que ele e seus comandados foram protagonistas. Colares, que nos últimos anos tem abraçado a onda ufológica que a tornou famosa, realizou uma merecida homenagem ao comandante da Operação Prato, graças a um decreto assinado pelo prefeito Francisco Pedro Aranha de Oliveira. Uma via nas proximidades da Praia do Machadinho, onde os militares realizavam suas vigílias, foi batizada como Travessa Capitão Uyrangê Hollanda. A campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, da UFO, já conseguiu a desclassificação de 400 páginas de documentos da operação. Estima-se que outras 2.000 aguardem a liberação pela Aeronáutica, sendo que os ufólogos brasileiros continuam sua luta por obtê-las.

Vídeo Tic-Tac do Pentágono continua a repercutir

O caso do programa de investigação ufológica do Pentágono, que envolve o vídeo de um UFO que foi apelidado de Tic-Tac por seu incomum comportamento, continua revelando novos detalhes. O incidente aconteceu no final de 2004 e envolveu o grupo de batalha da Marinha norte-americana liderado pelo porta-aviões USS Nimitz. As descrições apontam que o objeto, de 14 m de diâmetro, desceu de uma altitude de 18.300 m para somente 45 m em instantes — o intruso era detectado muito precariamente pelos sensores dos navios de guerra, incluindo o USS Princeton, cruzador portador de mísseis da classe Ticonderoga, dotado dos mais sofisticados equipamentos do tipo.

Tentativa de interceptação do disco voador é infrutífera

Caças F-18 do USS Nimitz foram enviados para interceptar o UFO, e a nova informação surgida indica que um dos pilotos observou uma perturbação na superfície do oceano, com ondas de 50 a 100 m de tamanho, como se um grande objeto tivesse ali submergido rapidamente — a água teria ficado coberta de espuma em seguida, mas logo a superfície voltou a ficar tranquila. Um submarino nas redondezas nada detectou, mas um documento recentemente liberado aponta para a possibilidade de outro UFO, ainda maior, ter sido o responsável pelo avistamento, e não foi percebido por possuir algum tipo de camuflagem, ficando indetectável até visualmente. O relatório ainda é mantido secreto, mas vazou e aponta ainda que nenhum dos objetos não identificados pertence aos Estados Unidos ou a qualquer nação.

Documentário sobre UFOs é destaque no Now

O youtuber Felipe Castanhari tem feito enorme sucesso na plataforma online, com mais de 10 milhões de seguidores que acompanham seu Canal Nostalgia. Fora dela ele é o apresentador do Guia Politicamente Incorreto, série do canal History, e lançou em junho sua segunda produção fora do YouTube, o documentário Onde Estão Todos os Alienígenas? Como padrão nos vídeos do Nostalgia voltados à ciência, Castanhari faz uma apresentação de forma simples, mas envolvente, e com informações precisas, trazendo dados atuais a respeito do tema. O especial contou com a participação do conhecido historiador Leandro Karnal e do astrofísico Gustavo Rojas.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO