CAPA

A rica casuística do interior do país

Revista UFO | Edição 187 | 01 de Abril de 2012

SHARE

EM FOCO

Polêmicas da Ufologia

Por Vanderlei d’Agostino

Ora, direis ouvir o universo

Brincadeira de mau gosto de minha parte? Muitos dirão que sim! Mas a verdadeira brincadeira de mau gosto é o que está acontecendo na internet, em especial nas últimas semanas e mais especificamente no site Youtube, no qual vem sendo publicada uma enxurrada de vídeos nos quais se ouve o que já estão sendo chamados de “sons emitidos pelo planeta”. Supostamente gravados nos quatro cantos da Terra, tais ruídos têm sido considerados por muitos como “as trombetas do apocalipse”, “o gemer da Terra”, “sinais de UFOs trazendo a mensagem final” e outros títulos de igual calibre...

Ok. Sons estranhos são ouvidos há milênios e muitos ficam sem explicação, enquanto outros são logo identificados. O que estaria acontecendo agora, então? Sendo prático: trata-se apenas de uma onda de brincadeiras espalhadas no mundo virtual. Embora os sites, blogs e comentários postados na internet prefiram, em sua maioria, acreditar que realmente seja um sinal do fim dos tempos, poucos sabem — porque não se dão ao trabalho de tentar saber — que tais sons nada mais são do que montagens de áudio com ruídos tirados de várias fontes — especialmente filmes de ficção científica. Os que alimentam a farsa simplesmente fundem os horripilantes efeitos sonoros com cenas bucólicas ou de cidades em dias pouco movimentados. Pronto, está feita a mística!

Mas de onde vêm tantos vídeos com esses sons? A resposta também é simples: alguém começou essa brincadeira no segundo semestre de 2011 e, na sequência, muitas pessoas sem imaginação — ou sem ter o que fazer — copiaram, transformaram e espalharam a ideia. Os simpatizantes — se é que essa palavra cabe aqui — da teoria que apregoa o fim do mundo para 2012, que já veem nos tais sons mais uma “prova” do final dos tempos, devem, pelo menos, pesquisar melhor o que estão ouvindo. Será que é tão difícil assim verificar que eles são apenas parte da campanha de marketing para o lançamento de um novo filme, se no final do vídeo até aparece que filme será esse? — apenas para dar um exemplo do que encontrei na internet. Infelizmente, perdeu-se o bom senso e muitos preferem mesmo acreditar que se trate de um dos inúmeros “sinais do fim”. Enquanto isso, usarei melhor meu tempo assistindo a tais filmes — que, aliás, são muito bons.

“Corram para as montanhas, o fim está próximo! Orem enquanto fogem e não se esqueçam de levar agasalhos, porque faz frio nas montanhas!”


Grande Ofertas Exclusivas da Revista UFO