ARTIGO

O litoral paulista também está na rota dos UFOs

Por Edison Boaventura Júnior | Edição 44 | 01 de Junho de 1996

Edison Boaventura Junior, do Grupo Ufológico do Guarujá (GUG)
Créditos: Arquivo UFO

Desde janeiro, as notícias ufológicas não páram de chegar ao Grupo Ufológico do Guarujá (GUG). Já foram catalogados cerca de 140 casos do começo do ano para cá, envolvendo avistamentos e UFOs, filmagens, fotografias, pousos e avistamentos de ETs. O mais interessante de tudo isso é que esses fatos também estão acontecendo em vários estados brasileiros. Das 15 filmagens já obtidas, uma delas foi feita pelo senhor Carlos Alberto Pires dos Reis, em Solemar (perto da Praia Grande), do dia 12 de março. Ela mostra um UFO muito luminoso sobre a região.

Outras pessoas também presenciaram o mesmo objeto. Um dia antes, 11 de março, por volta das 19h00, o senhor Rui Pereira da Silva, no Jardim Helena Maria, em Guarujá (SP), viu um UFO luminoso de cor branca que, em certo instante deu a impressão de expelir quatro ou cinco objetos menores que piscavam bastante seguindo direções diversas. Outros que se encontravam na rua também presenciaram o fenômeno, inclusive funcionários da CESP, a Companhia Energética de São Paulo.

Em fevereiro muitos casos foram relatados no litoral. No dia 28, por exemplo, logo após o amanhecer, o senhor Marcelo Batiston fez uma fotografia de um UFO alongado, com sua máquina Olimpus ISI automática, utilizando filme de 400 ASA. Tudo começou por volta das 03h00 da madrugada, quando Marcelo acordou para fumar um cigarro na varanda de seu apartamento, em Santos. De repente, olhando para cima, notou um UFO alongado que pulsava nas extremidades alternadamente. Após alguns instantes, observou pontos menores, num total de oito objetos que seguiam trajetórias retilíneas e curvilíneas na direção de Guarujá.

FORMATO OVALADO — Marcelo observou os UFOs até a manhã, quando percebeu a presença de um objeto que parecia ter o tamanho de um monomotor, com formato ovalado e cor azul neon nas bordas. Ao olhar para a serra, ele ainda viu um objeto alongado e escuro, que deduziu se tratar do objeto maior que observou durante toda a noite. Marcelo então tirou uma fotografia do UFO, que mais tarde foi analisada pelo engenheiro Claudeir Covo, presidente do Instituto Nacional de Investigações de Fenômenos Aeroespaciais (INFA).

Em 29 de fevereiro, vários moradores do Guarujá relataram casos de aparições de objetos voadores não identificados. A senhora Cátia Araújo Rossetti Salgado e seus filhos observaram à noite um UFO semelhante a um farol branco muito forte. Rapidamente, pegou o binóculo e viu que o objeto possuía a forma de um triângulo com várias luzes coloridas em volta. Eram luzes roxas, amarelas, vermelhas, verdes, azuis e prateadas. Quando a nave posicionou-se acima de sua residência, fez um movimento de 90 graus e se apagou, desaparecendo no ar. O caso aconteceu no bairro Santo Antônio. Outro caso, no mesmo bairro do Guarujá, deu-se com a senhora Elza que, no mesmo dia 29, viu uma luz intensa e amarelada que permanecia estacionada sobre a Serra do Mar. Sua filha também testemunhou o objeto.

Um dos últimos casos registrados na Baixada Santista aconteceu em 17 de março, à meia-noite e meia. Uma luz brilhante foi vista em direção ao morro da Nova Cintra parado no céu. Depois de alguns momentos, o UFO desapareceu com um movimento muito rápido, em direção ao litoral sul e deixando um rastro luminoso atrás de si. Durante o ano passado, a região teve cerca de 40 casos registrados. O que mais chamou a atenção foi o de um UFO que pousou em São Vicente, deixando uma marca circular e quatro marcas de sapatas, que são os trens de aterrissagens. Este caso aconteceu em outubro, tendo como testemunhas dois pescadores.

[Editor: O Grupo Ufológico do Guarujá (GUG), liderado por Edison Boaventura Jr., é um dos grupos que mais tem se destaca-do, no Brasil, na cobertura da extensiva onda ufológica que atinge o país desde agosto do ano passado.]

Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO. O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site.

Login

Sobre o Autor

Edison Boaventura Júnior

Bancário, teólogo e presidente do Grupo Ufológico de Guarujá (GUG), finalista do IV Concurso Nacional de Ufologia e convidado especial desta edição.

Comentários